-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

domingo, 27 de março de 2011

Discursos de Hesíquio o Sinaíta-Parte 2


Quais as técnicas de provocação do diabo ?



Assim como uma criança, jovem e ingênua, se delicia em ver um feiticeiro e em sua inocência o segue, assim a nossa alma, simples e boa, se delicia com as provocações ilusórias do diabo e se deixa enganar pelo sinistro, como se fosse coisa boa.

Desta forma, seus pensamentos se entrelaçam nas fantasias provocadas pelo diabo, seja o rosto de uma bela mulher ou alguma outra coisa proibida e sensual.

Então, procurando inventar algum meio através do qual pode alcançar o que a atrai, a alma consente na provocação e, para sua própria condenação, transforma essa fantasia mental ilegal em algo de concreto, numa acção concreta por meio do corpo.
Essa é a astúcia do maligno, e com essas setas envenena toda a alma.
É, portanto importante estar atento e não permitir que esses pensamentos entrem sequer no coração, a fim de aumentar a experiência de combate do intelecto, especialmente para começar, quando a alma ainda muito gosta dessas provocações demoníacas e se deleita em persegui-las.

Mas logo que percebamos isso, devemos contra-atacar e repelir essas insinuações, essas pequenas '”raposas ", como lhes chama o profeta e tomarmos controle delas.

Sómente quando nós temos esse conhecimento e experiência bem firmado é que devemos admiti-los dentro de nós, ver qual a sua verdadeira natureza e actuar com censura rejeitando-os porque demoniacos ou integrando-os porque sãos.

Assim como é impossível para o fogo e a água passarem através do mesmo tubo em conjunto, assim é impossível o pecado entrar no coração sem antes bater à sua porta na forma de uma fantasia provocada pelo demônio.

A provocação vem primeiro, depois a nossa ligação com ela ou a mistura de nossos pensamentos com os espíritos malignos.
Em terceiro lugar vem o nosso parecer favorável à provocação, com os pensamentos maquinando como cometer o pecado na prática.
Em quarto lugar vem a acção concreta, isto é, o pecado em si.
Se, no entanto, o intelecto está atento e vigilante, e ao mesmo tempo rejeita a provocação fazendo contra-ataque invocando o Senhor Jesus, as conseqüências da provocação são nulas.

O diabo, sendo um intelecto sem corpo, só pode enganar a nossa alma por meio das fantasias e dos pensamentos e estando a elas atento é possivel combater o diabo.

Guarda a tua mente e não serás assediado por tentações.
Nao a guardando deves aceitar pacientemente tudo o que daí resultar .

Ser humilde é meditar diáriamente sobre a vida e o intelecto perceber como pequenos que somos e quão longe estamos da perfeição, considerarmo-nos como poeira e cinzas e em todos os aspectos inferiores a todos os homens na terra.



No final de cada dia analisa em tua consciencia o que fizeste de errado e o que fizeste de certo .

Não é bom estarmos orgulhosos quando as paixões deixam de estar ativas em nós, pois podem muito bem ter sido erradicadas em suas causas mas o mais provável é terem sido os demônios, que deliberadamente, se retiraram, temporariamente, para nos enganar.
O reino do céu não é uma recompensa por nossas obras, mas um dom da graça preparado pelo Mestre para seus servos fiéis.
Um escravo não procura a sua liberdade como uma recompensa, mas ele dá graças porque está em dívida, e recebe a liberdade como um dom.

Diz-se que aqueles que têm sede devem beber das águas.
Aqueles que têm sede de Deus devem ir beber na pureza da mente.
Mas aquele que se eleva através de tal pureza no ar, também deve manter um olho na terra da sua própria pequenez e simplicidade, pois ninguém é mais exaltado do que aquele que é humilde.

Assim como quando a luz está ausente, tudo é escuro e sombrio, por isso, quando a humildade é ausente, todos os nossos esforços para agradar a Deus, são vãos e sem sentido.
Porque todo o pensamento entra no coração na forma de uma imagem mental de um objeto sensível, a luz bendita da Divindade só iluminará o coração, quando o coração estiver completamente vazio de tudo e livre de todas as formas.

Na verdade, esta luz só se revela para o intelecto puro na medida em que o intelecto é purgado de todos os conceitos.
Quando não há fantasias ou imagens mentais no coração, o intelecto está estabelecido em sua verdadeira natureza e pronto para contemplar tudo o que seja espiritual e perto de Deus.

A lembrança constante da morte é um poderoso formador de corpo e alma e visualizá-la em continuo serve para nos lembrar de que nada somos e de sermos humildes na vida.

Se você deseja não ser ferido, não deve sucumbir ao sono, pois só há duas opções: cair e ser destruído e despojado de todas as virtudes, ou, armado com o intelecto manter-se firme em tudo.

O inimigo e suas hostes estão sempre prontos para a batalha.
Sempre que estamos cheios de maus pensamentos, devemos invocar Nosso Senhor Jesus Cristo.

Então, como a experiência nos ensinou, vamos vê-los de imediato, como a fumaça se dispersar no ar.
Sempre que estamos distraídos, deveríamos agir desta forma.

Assim como é impossível lutar batalhas sem armas, ou nadar no mar com roupas, ou viver sem respirar, assim, sem humildade e a constante oração a Cristo é impossível dominar a arte da guerra espiritual interior e porfiar nela com habilidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário