-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Discursos de Hesíquio o Sinaíta-Parte 1



Discursos de Hesíquio o Sinaíta

Parte 1



Hesíquio o Sinaita como o nome indica era um monge no Mosteiro do Monte Sinai e escreveu alguns discursos espirituais importantes para quem vai a Caminho de Casa .


A vigilância

A vigilância é um método espiritual que, se diligentemente praticado por um longo período, nos liberta e nos ajuda a penetrar o mistério divino e os mistérios ocultos.

A vigilância é uma forma abrangente de todas as virtudes, é o silêncio do coração e quando livres de imagens mentais, é a guarda do intelecto.

É a quietude do coração, ininterrupta por qualquer pensamento.

Nessa quietude do coração respira e invoca sem parar o nome de Jesus .

Ela nos ensina como manter uma guarda firme sobre os sentidos.

Quando nos surge um mau pensamento logo o nosso intelecto e os nossos próprios pensamentos vão ‘ver o que se passa’ e nesse ‘interesse’ entram em relações apaixonadas com ele.

A vigilância é uma permanente fixação e suspensão dos pensamentos à entrada para o coração.

Desta forma, os maus pensamentos são apercebidos quando se aproximam e o que eles dizem e fazem é observado e podemos ver de que forma ilusória e enganosa os demônios estão tentando enganar o intelecto.

Se estamos conscientes deste processo podemos ganhar muita experiência e conhecimento nesta guerra espiritual .

Assim como um homem cego de nascença não vê a luz do sol, assim também aquele que não exercer vigilância não vê o esplendor da riqueza da graça divina.

Ele não consegue se libertar do maus pensamentos, palavras e ações, e por causa desses pensamentos e ações, ele não será capaz de passar livremente pelos senhores do inferno quando morre.

Um primeiro tipo de vigilância consiste em examinar de perto todas as imagens mentais ou de provocação, pois somente por meio de uma imagem mental é que Satanás pode fabricar um mau pensamento e insinuar isso no intelecto, a fim de o conduzir á perdição.

Um segundo tipo de vigilância consiste em libertar o coração de todos os pensamentos, mantendo-o em profundo silêncio e imóvel, e na oração.

Um terceiro tipo consiste em continuamente e, humildemente, invocar o nome de Jesus Cristo para nos ajudar.

Um quarto tipo é sempre ter o pensamento da morte na nossa mente .


Estes tipos de vigilância, funcionam como porteiros e controle de entradas para os maus pensamentos.

O homem envolvido em guerra espiritual deve simultaneamente possuir humildade, contínua atenção, poder de contestação e capacidade de oração .

Humildade porque sózinho nada pode contra os demonios.
Contínua atenção para se aperceber da chegada dos demonios sob a forma de maus pensamentos.
Contestação para poder rejeitar com firmeza as propostas demoniacas .
Oração para poder chamar pela ajuda de Cristo neste combate espiritual .

O intelecto não pode combater uma fantasia demoníaca por seus próprios poderes e nunca deve tentar fazê-lo.

Os demônios são muito astutos ,eles fingem ser superados e, em seguida, visitam-nos para nos encher de auto-estima.

Mas quando chamamos humildemente por Jesus Cristo, eles não se atrevem a usar seus truques e afastam-se .

Por isso está escrito: 'Meu coração confiou em Deus e fui socorrido” .

Se é impossível encontrar o Mar Vermelho entre as estrelas ou a andar nesta terra sem respirar ar, assim também é impossível de limpar o nosso coração de pensamentos apaixonados e expulsar os seus inimigos espirituais, sem a invocação freqüente de Jesus Cristo.

Sem continua atenção ocorre o esquecimento da luta interior que travamos e isso leva à negligência e a negligência conduz à indiferença, à preguiça e ao desejo antinatural e dessa forma, voltamos ao ponto de partida .

Contestação e rejeição imediata dos pensamentos é importante, pois assim como não se pode fazer amizade com uma cobra e levá-la dentro da camisa não se pode alcançar a santidade com mimos e cultivo do corpo acima das suas necessidades.

É da natureza da cobra morder quem a segura e é da natureza do corpo contaminar com prazeres sensuais quem a ele se entrega.

Daí a necessidade de manter bem firmes as redeas nos desejos corporais para ele se aperceber da sua natureza de argila perecível .

Até você deixar este mundo, não confie na carne.
"A vontade da carne," diz-se, é hostil a Deus, pois não é sujeita à lei de Deus.
A carne deseja contra o Espírito.
Eles que estão na carne não podem estar de acordo com a vontade de Deus, mas nós crentes não estamos na carne, mas no Espírito .

Oração é pedir ajuda Aquele que nos apoia sempre que não confiamos em nós próprios pois quem tem confiança apenas em si mesmo vai cair .

Quanto mais a chuva cai sobre a terra e a torna mais suave, assim a invocação do nome de Cristo alegra a terra do nosso coração .

Sem comentários:

Enviar um comentário