-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Os Discursos de Pedro de Damasco --Parte 12


Juizo Moral

Pelo juizo moral o homem nem arrogantemente sobe às alturas para prejudicar os outros, nem desce inconsciente para ser prejudicado por alguém.
Escolhe o caminho do meio e mantém-o com a ajuda de Cristo.


Auto-Dominio

Auto-domínio é um sentido de discrição.

Como um bom pastor reune as ovelhas (os pensamentos divinos), afasta e mata os que lhe são nocivos como um cão raivoso, repele a insensatez e estupidez como se repelem os lobos esfaimados que pretendiam devorar as ovelhas uma a uma, mas mantém constantemente o olho na tal estupidez e coloca-a à vista da inteligência, para que essa estupidez não possa estar oculta no escuro e se infiltrar entre os nossos pensamentos.

O auto-dominio nasce do desejo de poder da alma para preservar as coisas boas e eliminar as más , sem ele haveria subidas desvairadas ou descidas degradantes ,disciplina todas as coisas e freia os impulsos irracionais da alma e do corpo, direcionando-os para Deus.


Coragem


A coragem não consiste em derrotar e oprimir o vizinho.

A coragem consiste em persistir em toda boa obra e na superação das paixões da alma e do corpo.
Porque a nossa luta não é contra os homens, é contra os demônios invisíveis, é uma guerra espiritual .

Ninguém que sofre de falta de coragem põe sua confiança no Senhor e, portanto, não pode subsistir firme na batalha, sendo arrogante ou cobarde.

Mas o homem justo é intrépido como o leão.


Justiça


Justiça é chamada por vezes de discriminação: estabelece o sentido justo em tudo.

A pessoa capaz de ser justa não é arrastada para baixo por descuido, covardia ou ganância, um escravo das paixões sem vergonha, nem é vítima de astúcia e impertinência, estupidez ou esperteza excessiva.

Em vez disso, ele julga com auto-contenção e suporta com humildade paciente, reconhecendo plenamente que o que quer que possui, ele recebeu pela graça .

É injusto para si mesmo e seu vizinho - ou melhor, a Deus - quando atribui suas próprias realizações para si mesmo.
Se ele acha que alguma coisa boa que ele possui é devida a ele, então o que ele pensa que ele tem lhe será tirado .


Paz

Quem está em paz com Deus e com seu vizinho, supera todas as paixões que são o "mundo" que devemos odiar, não as criaturas de Deus , mas os desejos mundanos.

A alma está em paz com Deus quando está em paz consigo mesmo e se tornou inteiramente deiforme.

Também está em paz com Deus quando está em paz com todos os homens, mesmo que sofra coisas terríveis em suas mãos.

Por causa de sua paciência não é perturbada, mas tudo suporta , tem bons desejos para tudo e ama a todos, por amor de Deus e á sua própria natureza.

Lamenta-se pelos incrédulos, pois eles estão se destruindo a si mesmos, reza pelos fiéis e trabalha em seu nome, e deste modo os seus próprios pensamentos estão cheios de paz e vive num estado de contemplação noético e pura oração a Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário