-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Os Discursos de Pedro de Damasco --Parte 13



Alegria e Julgamento


"Alegrai-vos no Senhor", disse São Paulo (Fp 3:1).

São Gregório de Nissa, disse que os pássaros e outros animais se alegram por causa de sua falta de consciência, enquanto o homem, ser dotado de inteligência, nunca é feliz por causa de sua tristeza, de não sermos dignos até mesmo de ter conhecimento das bênçãos que perdemos nesta vida de exílio dominada pelo pecado.

Mas se uma pessoa está constantemente consciente de Deus, ela vai se alegrar: "Lembrei-me de Deus, e me alegrei" .
Quando o intelecto se lembra de Deus, então ele esquece as aflições deste mundo, coloca a sua esperança Nele, e não fica mais perturbado ou ansioso, nada em toda a criação o pode prejudicar, alegra-se no Senhor, por causa de todas as coisas que Ele criou, maravilhado com o cuidado que ele demonstra para com suas criaturas.
A pessoa que atingiu conhecimento espiritual, não só se maravilha com as coisas visíveis, mas também é surpreendido pela sua percepção de muitas coisas essenciais invisíveis para aqueles que têm pouca experiência deste conhecimento.

Assim, ele olha com admiração não só a luz do dia, mas também a noite.
A noite é uma bênção para todos: para aqueles que praticam as virtudes que pertencem ao corpo,oferece tranqüilidade e lazer, estimula a lembrança da morte e do inferno para aqueles que se lamentam .
"Quando você se deita na cama, arrependa-se do que disse em seu coração" ou seja,arrependa-se no silêncio da noite, lembrando os erros ocorridos na confusão do dia e disciplinando-se a persistir na oração e na meditação atenta sobre o que você lê.
A prática das virtudes morais é efetuada meditando sobre o que aconteceu durante o dia, de modo que, durante o silêncio da noite, podemos nos tornar conscientes dos pecados que cometemos e podemos reflectir neles.

Quem obtem nesta pratica , por graça de Deus, algum progresso e descobre que, na verdade e não apenas em fantasia,realizámos alguma acção ou pensamento de acordo as virtudes morais e os mandamentos de Cristo, então tem de dar graças a Deus com temor e humildade e lutar para preservar essa virtude moral, disciplinando-nos a lembrá-la e não perdê-la novamente por causa do esquecimento ,pois demora muito tempo para fazer uma virtude moral em nós mesmos, enquanto que o que foi conseguido com tanto tempo e esforço pode ser perdido num único instante.

Primeiro de tudo, a noite nos lembra diariamente a criação do mundo, uma vez que toda a criação se torna invisível por causa da trevas, como era antes de vir à existência.

Isto, por sua vez nos leva a refletir como o céu estava vazio e sem estrelas, como acontece agora quando elas se tornam invisíveis por causa da nuvens.

Sentimo-nos sozinhos no mundo como Adão e no conhecimento da queda, louvamos o Criador do universo.

No meio de trovões e relâmpagos, vemos o dia do juízo, no despertar matinal do galo ouvimos a trombeta que tocará no mesmo dia, na primeira luz do amanhecer percebemos o surgimento da Esperança vivificante de Cristo , no homem acordando do sono vemos um sinal de ressurreição dos mortos e no nascer do sol um símbolo da segundo advento de Cristo.

Alguns, como os santos são arrebatados em nuvens no último dia , enquanto outros, como aqueles que irão ser julgados, estão indiferentes e continuam dormindo.
Alguns vemos se alegrar durante todo o dia em louvores, na contemplação e na oração e noutras virtudes, pois vivem à luz do conhecimento espiritual, como os justos , enquanto outros, vemos que persistem nas paixões e nas trevas da ignorância, como os pecadores .

Em suma, o homem de conhecimento espiritual acha que tudo contribui para a salvação de sua alma e para a glória de Deus: na verdade, foi por causa desta glória que todas as coisas foram trazidos à existência pelo Senhor e Deus do conhecimento e aspira, também sofrer com o Senhor através da aquisição das virtudes e ser glorificado com Ele através do desapego e conhecimento espiritual, e se alegrar pois,por indigno que seja , foi habilitado por graça a ser um servo do Mestre e um imitador da sua humildade.
Em seguida, 'elogios virão Dele ‘.

Mas quando isso vai acontecer?
Quando Ele diz aos que estiverem à sua direita,"Vinde, benditos, para herdar o reino" .

Que todos nós possamos ser considerados dignos de herdar o reino através da Sua graça e amor.

Sem comentários:

Enviar um comentário