-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Os Discursos de Pedro de Damasco --Parte 10


Discriminação


É importante ter um Mestre que tenha experiência e com ela a virtude da discriminação.
Infelizmente hoje em dia é quase impossivel encontrar destes Mestres.

Quem tem esta virtude sabe quando o tempo está maduro, quem não a tem pode se esforçar muito, mas não consegue grande coisa.

Quem a tem é capaz de comunicar o sentido do que diz , mesmo a quem não o quer ouvir ou que o recuse ,pois ‘o Espirito penetra ‘.
Mas sem a prévia humildade não se alcança esta virtude discriminatória.

Se humildemente pensarmos que temos de fazer algo de acordo com a vontade de Deus, devemos fazê-lo calmamente e mesmo se tal não é uma boa coisa (se não tivermos antes bem discriminado), o que fazemos será contado para o nosso crédito pela graça de Deus, por causa da nossa perplexidade (ausencia de má intenção) e o facto de que nós o termos feito com Deus na mente.

Porém quando a nossa vontade(sem humildade nem discriminação) está envolvida e não a de Deus, a arrogância (e não a inocência ) está presente e Deus não aprova nem nos revela sequer os sinais da Sua vontade , assim incorrendo nós em maior condenação.

Pois se Deus nos dá alguma coisa ou a retém de nós , Ele apenas age para o nosso bem, mesmo se nós, como crianças, não temos disso consciência.
Ele não envia o Espírito Santo a alguém que não se purifica das paixões através da prática das virtudes , para que essa pessoa pelo hábito de sucumbir às suas paixões , não se torne culpada de abusar da presença do Espírito Santo dentro de si.
A discriminação que nasce da humildade necessita de ter havido antes um longo tempo de prática, purificando o corpo do pecado dos sentidos e a sua alma de toda forma de desejo ou raiva.

Seus impulsos morais precisam ser disciplinados pelo bom hábito, de modo que ele não faça o que quer que seja através de seus cinco sentidos que seja contrário à finalidade de seu intelecto e do seu espirito interior .

É então, quando finalmente ele se torna sujeito a si mesmo, que Deus faz todas as coisas nele através do desapego e pela graça do Espírito Santo.

O homem deve primeiro se submeter à lei de Deus e só então pode governar como um ser inteligente sobre os todos ao seu redor ,começa a antecipar as armadilhas preparadas pelo diabo e começa a ver as coisas de acordo com sua verdadeira natureza.

Ele não é mais seduzido pela aparência das coisas como era antes.
Ele olha friamente sobre o ouro, prata e pedras preciosas e não se deixa enganar nem os avalia falsamente por causa das suas paixões.
Ele sabe que essas e outras coisas como tudo o que é material vêm da terra e a ela regressam.
Ele olha para o homem e sabe que ele também é da terra e vai voltar para ela.
Assim, com discriminação olhamos para a criação e para os nossos próprios pensamentos, sem estar cegos por qualquer ilusão ou por fazer qualquer coisa contrária ao propósito de Deus pela nossa sujeição às paixões .
Mesmo ameaçados de morte, não nos afastaremos de Deus em pensamento ou ação.

Com paciência, e não crescendo presunçosos ou ausentes de virtude, vamos ser levantados a partir do estado cadavérico do corpo e das coisas materiais para o conhecimento espiritual das realidades criadas.

Pela mortificação dos sentidos e do conhecimento real das coisas alcançamos o estado de desapego, crescemos na humildade e na discriminação e somos ressuscitados espiritualmente em Cristo .

Sem comentários:

Enviar um comentário