-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Os Discursos de Pedro de Damasco --Parte 9


Humildade

O desprendimento é a porta de entrada para o reino dos céus, quem passa por esta porta se aproxima de Deus, mas sem a humildade a estrada que leva a esta porta está cheia de dor e seu esforço será inútil.

O homem verdadeiramente humilde nunca deixa de se recriminar, mesmo quando todo o mundo o ataca e insulta.

Os demônios atacam mesmo aqueles cujo intelecto está concentrado inteiramente na contemplação de Deus e apenas com a sua humildade, fraqueza,ignorância e gratidão continua trazem Deus em sua ajuda.

Como se ganha a humildade?

Não é fácil, é algo além de nossas capacidades naturais, e é quase certo dizer que quanto mais uma pessoa é talentosa, quanto mais difícil para ela alcançar a humildade.
Ela pressupõe grande julgamento e resistência em face dos ensaios e espíritos malignos que se opõem a nós,pois a humildade pode escapar-se a cada cilada que se nos depara.
Passando por varios testes e experiências que nos enriquecem e fazem aprender.
Suportando-os paciente e persistentemente.
Adqurindo experiencia e conhecimento espiritual com eles .
Percebendo que afinal eramos e continuamos a ser ignorantes.
Admitir essa ignorância como uma fonte de humildade.
Percebendo por ela que somos criaturas mutáveis, que nada nos pertence mas tudo provém do Criador.
Exercendo o nosso livre arbitrio no sentido de sermos sempre gratos a Ele pelo que nos deu e nos dará , ao não agradecer apenas nos auto-condenamos pela nossa ingratidão.

O demônios atacam até mesmo o perfeito neste mundo, o pecado está sempre á espreita até à morte fisica, por isso nunca se deve abrandar a humildade vigilante mesmo que tenhamos subido a altos niveis do espirito.

A humildade que nasce do conhecimento espiritual é origem da discriminação, a virtude que ilumina os confins do intelecto, passa-se a ver as coisas de acordo com a sua verdadeira natureza, o intelecto morre ao mundo, porque agora contempla as criações de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário