-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Irmão Lawrence - Parte 5



Conversas
Conversa Quarta



Irmão Lawrence disse que para ir a Deus tudo consiste em uma renúncia a tudo que sabemos que não leva a Deus.

Podemos nos acostumar a uma conversa contínua com Ele, com liberdade e simplicidade.

Precisamos apenas reconhecer a Deus intimamente presente em nós e nos dirigimos a Ele todos os momentos.

Precisamos pedir sua ajuda para saber a Sua vontade nas coisas duvidosas e para executar correctamente as coisas que vemos claramente que Ele exige de nós, oferecendo-as a Ele, antes de fazê-las, e dando graças a Ele quando tivermos acabado.

Em nossa conversa com Deus, devemos nos esforçar em louvar, adorar, e amá-Lo incessantemente por Sua infinita bondade e perfeição.

Sem desanimar por causa de nossos pecados, nós devemos orar por Sua graça com perfeita confiança, com base em méritos infinitos do nosso Senhor.
Irmão Lawrence disse que Deus nunca falha, oferecendo-nos a Sua graça a cada ação.
Ele nunca falhou, excepto quando os pensamentos do Irmão Lawrence se tinham afastado da presença de Deus ou ele se esqueceu de pedir a Sua ajuda.

Ele disse que Deus sempre nos dá a luz em nossas dúvidas quando nós não tivermos nenhum outro projeto, senão lhe agradar .

Nossa santificação não depende de mudar as nossas obras.

Em vez disso, dependia de fazermos as coisas pelo amor de Deus que normalmente fazemos para o nosso próprio.

Ele disse que era lamentável ver quantas pessoas confundiam o meio com o final,viciando-se em certos trabalhos que realizam muito mal por causa da sua relação humana ou egoísta.

O método mais excelente que ele encontrou para ir a Deus foi a de fazer o nosso negócio comum, sem qualquer intenção de agradar aos homens, mas puramente por amor de Deus.

Ou seja, agir no dia a dia por amor a Deus e não ao ego ou aos homens.

Irmão Lawrence sentia que era uma ilusão pensar que os momentos de oração deviam ser diferentes de outras alturas na vida.

Deveriamos aderir a Deus pela acção no tempo da acção, como pela oração no tempo da oração .
Sua própria oração era simplesmente um sentimento da presença de Deus, sua alma então consciente de nada senão do Amor Divino.
Quando os tempos de oração passaram , ele não encontrou nenhuma diferença, porque ele continuava com Deus no seu dia a dia de actividade , louvando e agradecendo a Ele com toda sua força.
Assim, sua vida era uma alegria contínua.

Irmão Lawrence disse deveriamos , uma vez por todas, colocar toda a nossa confiança em Deus, e fazer uma entrega total de nós mesmos a Ele, seguro de que Ele não nos decepcionará.
Não nos devemos cansar de fazer pequenas coisas pelo amor de Deus, que não respeita a grandeza da obra, mas o amor com que é executada.

Nós não nos devemos preocupar se, de início, falhamos muitas vezes nos nossos esforços, mas sim em ganharmos um hábito, um ritual diário de concentração em Deus que irá naturalmente produzir seus frutos em nós sem o nosso esforço e para nossa grande satisfação.

Toda a substância da religião é a fé, esperança e caridade.
Nessa prática tornamo-nos unidos à vontade de Deus.
Tudo o resto é indiferente e para ser usado como um meio para que possamos chegar ao nosso fim e depois ser "engolido" pela fé e caridade.
Tudo é possível àquele que crê ,tudo é menos difícil para àquele que tem esperança , tudo mais fácil para quem ama, e ainda mais fácil para quem persevera na prática dessas três virtudes.
O fim que devemos propor para nós é tornarmo-nos, nesta vida, nos mais perfeitos adoradores de Deus que possamos ser, e que desejamos ser por toda a eternidade.

Temos, ao longo do tempo, de honesta e cuidadosamente nos examinar a nós mesmos.
Vamos, então, perceber que somos dignos de grande desprezo.
Irmão Lawrence observou que quando nós nos confrontamos diretamente desta forma, vamos entender porque estamos sujeitos a todo tipo de miséria e problemas.
Vamos perceber por que razão estamos sujeitos a mudanças e flutuações na nossa saúde, perspectivas mentais e disposições.
E reconhecer que merecemos toda a dor e trabalho que Deus envia para nos humilhar.
Depois disso, não devemos estranhar ,pois, os problemas, tentações, oposições e contradições que nos acontecem vindos dos homens.
Devemos, pelo contrário, nos submeter a eles e suportá-los enquanto Deus quiser ,como coisas altamente vantajosas para nós.
Quanto maior fôr a perfeição que a alma deseje , tanto mais é dependente da Graça Divina.

Questionado por que meios havia alcançado um sentido tão habitual de Deus, Irmão Lawrence disse que, desde a sua primeira vinda ao mosteiro, ele tinha considerado Deus como o objectivo e o fim de todos os seus pensamentos e desejos.

No começo, ele passou as horas previstas para a oração privada com o pensamento em Deus, de modo a convencer sua mente e impressionar profundamente o seu coração na existência divina. Ele fez isso por sentimentos piedosos e submissão à luz da fé, e não por raciocínios estudados e meditações elaboradas .
Por este método curto e certo , ele mergulhou no conhecimento e no amor de Deus.
Ele decidiu se esforçar o mais possível para viver numa sensação contínua de Sua presença, e, se possível, nunca mais O esquecer .

Quando ele tinha, pela oração, enchido sua mente com o Ser Infinito, ele ia para seu trabalho na cozinha da comunidade e lá , após considerar as coisas necessárias ao seu trabalho , e quando e como cada coisa era para ser feita, ele passava todos os intervalos do seu tempo, tanto antes como depois do seu trabalho, em oração.

Quando ele começava cada tarefa , ele dizia a Deus com uma confiança filial: "Ó meu Deus, Tu estás comigo, e devo agora, em obediência aos Teus mandamentos , aplicar a minha mente a estas coisas exteriores , concede-me a graça de continuar na Tua Presença, e prosperar com a Tua ajuda .
Recebe todos os meus trabalhos e todos os meus afectos.
" Ele continuou o seu trabalho e também continuou a conversa familiar com o seu Criador, implorando a Sua graça, e oferecendo-lhe todas as suas ações.

Quando ele terminava cada tarefa , ele examinava a forma como havia feito o seu dever.
Se ele achava bem, ele dava graças a Deus.
Se não, pedia perdão e, sem desanimar, corrigia a sua mente para não voltar a errar .

Ele então continava o seu exercício da presença de Deus como se ele nunca tivesse se desviado dela.

"Assim", disse ele, " ao subir de novo após minhas quedas , e pelos frequentes actos de fé e amor, eu cheguei a um estado em que era muito difícil para mim não pensar em Deus como era no começo, para me acostumar ao hábito de pensar continuamente Nele. "

Como o Irmão Lawrence tinha encontrado essa vantagem em caminhar na presença continua de Deus, era natural para ele recomendar encarecidamente aos outros.
Mais impressionante, seu exemplo era um incentivo mais forte do que qualquer argumento que pudesse propor.
Seu semblante era muito edificante com tal devoção, uma devoção calma e doce com que ele influenciaria necessariamente os observadores.

Foi observado que, mesmo em períodos de maior movimento na cozinha, o Irmão Lawrence ainda preservava seu recolhimento e concentração celestial.
Ele nunca estava apressado nem errante , mas fazia cada coisa na sua vez com uma continua compostura e tranquilidade de espírito.

"O tempo de trabalho", disse ele, "não é diferente do tempo de oração.

No ruído e barulho da minha cozinha, enquanto várias pessoas estão ao mesmo tempo pedindo coisas diferentes, eu possuo Deus numa tão grande tranquilidade como se eu estivesse de joelhos diante da Santíssima Ceia ".

Sem comentários:

Enviar um comentário