-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Metodo da Presença de Deus pelo Irmão Lawrence



A Prática da Presença de Deus

Pelo Irmão Lawrence


As cartas que o Irmão Lawrence escreveu para o seu circulo de amigos , seja monjes ou freiras Carmelitas descrevem o seu método da prática da presença de Deus .

Esse método está descrito pelas seguintes palavras :

Tomei a decisão de renunciar, por amor a Ele, a tudo o que não era Deus, e comecei a viver como se não houvesse mais nada , senão Ele e eu no mundo .

A pouco e pouco afastar do meu pensamento tudo o que fosse do mundo e não Dele .
Esta concentração em Deus não é fácil nem indolor , custa manter este estado em continuo , é preciso persistência , não obstante todas as dificuldades .

Dia a dia vamos pensando Nele minuto a minuto , depois hora a hora e com o tempo, repetindo esses atos, eles se tornam habituais, e a presença de Deus torna-se natural e habitual para nós , seja no tempo do trabalho seja no tempo da oração.

Pensemos em Deus o mais possível , acostumar-se, gradualmente, a este pequeno mas santo exercício .
Estamos sozinhos com Ele e é fácil repetir essas pequenas adorações por todo o dia.
Nos primeiros dez anos, sofri muito.
Durante esse tempo, eu caí muitas vezes e ressuscitei de novo .
Pareceu-me que todas as criaturas, a razão, e Deus, Ele mesmo, estavam contra mim e só a fé comigo .
Foi o periodo das trevas e da escuridão .

Às vezes desesperava e achava que era tudo uma ilusão voluntária e que não havia esperança para mim.
Finalmente, decidi passar o resto dos meus dias nestes problemas , aceitei-os de vez para o resto da minha vida .

Aí tudo mudou , pois sem nada esperar tudo se recebe, e a minha alma, que, até aquele momento estava em apuros, sentiu uma profunda paz interior, como se ela estivesse em seu centro e lugar de descanso.
No início, pensa-se que é uma perda de tempo.
Mas há que ir e perseverar até à morte, não obstante todas as dificuldades que possam ocorrer.

Sem o periodo de trevas e desepero interior não se pode avançar .

Passado este patamar a evolução espiritual pode regredir , como é natural , mas conhecendo o ‘sitio’ onde se tinha estado é mais fácil o combate com as trevas e seguir de novo em frente , cada vez com mais força e menos quedas para trás .

Desde esse tempo eu ando diante de Deus, na fé e na humildade, e me aplico para não fazer nada que possa desagradar-Lhe e assim Ele possa fazer comigo o que lhe agrada.

Eu não tenho nenhuma dor ou dificuldade sobre o meu estado porque eu não tenho vontade propria , mas apenas tenho a de Deus.
Eu me esforço para realizar a Sua vontade em todas as coisas e estou a isso alegremente resignado .
Quando entramos numa presença continua de Deus , já não são precisas orações ou devoções , a nossa entrega diária é ela a melhor oração e devoção.
Sou como uma pedra antes de ser esculpida , sendo Ele o escultor.
Apresentando-me, portanto, diante de Deus, eu desejo que Ele faça sua imagem perfeita em minha alma .
Meu método mais usual é a simples atenção, uma relação afetuosa com Deus .
Por vezes, eu sinto , como se minha alma estivesse suspensa em Deus como um centro ou lugar de descanso , como num estado de inatividade,confesso que é uma santa inatividade.
Mas quando a alma está neste repouso, ela não pode ser perturbada pelo tipo de coisas a que se tinha habituado antes , essas coisas agora dificultam e complicam em vez de ajudar .

Este Deus de amor, repousa e descansa na profundidade e no centro de nossa alma.

Quando encontramos dentro de nós um tesouro tão grande, já não temos qualquer necessidade de procurá-lo lá fora , pois agora temos o nosso tesouro aberto diante de nós .

Não é preciso gritar muito alto.
Ele está mais próximo de nós do que nós estamos cientes. Nem precisa estar na igreja para estar com Deus.
Podemos fazer um oratório no nosso coração para que possamos, ao longo do tempo, retirarmo-nos para conversar com Ele em silêncio, humildade e amor.

Cada um é capaz de tal conversa familiar com Deus, uns mais, outros menos.

Se a sua mente algumas vezes vagueia, e se retira Dele , não se perturbe , e persista com a vontade para trazer a mente de volta à tranquilidade.
Se você perseverar, dessa forma, terá ajuda Dele .

Acostumados a pensar Nele, muitas vezes, será mais fácil manter sua mente calma na hora da oração, ou pelo menos impedi-la de vaguear .

É preciso não interromper esta ligação interior , por vezes cortada pelo pouco valor que lhe damos .

O coração deve estar vazio de todas as outras coisas, pois Deus quer possuir o coração só para Ele e sem esse vazio Ele não pode actuar lá e fazer dele o que lhe agrada .
Entremos em nós mesmos, o tempo urge , não há tempo para atrasos , nossas almas estão em jogo.
Recuperemos o tempo perdido, pois talvez já não tenhamos muito mais.
A morte segue-nos e há que estar bem preparados. Nós morremos apenas uma vez e aí o erro é irrecuperável.


Não perseverar na vida espiritual é desistir da nova Vida .
Aqueles que apanham o vento do Espírito Santo vão avançar, mesmo durante o sono.

Mesmo que decidas sobre a prática na velhice ,é melhor tarde do que nunca.

Não devemos colocar qualquer restrição violenta sobre nós mesmos , temos de servir a Deus em santa liberdade.
Devemos deixar de lado todas as outras preocupações e até mesmo algumas formas de devoção, embora possam ser boas em si mesmas, pois muitas vezes envolvem uma rotina.
Estas devoções devem ser apenas meios para atingir o fim que é Ele agir dentro de nós.

Coragem. Temos pouco tempo para viver. Vamos viver e morrer com Deus.

O sofrimento será doce e agradável enquanto estamos com ele. Sem ele, os maiores prazeres vão ser um castigo cruel para nós.

Dele podemos receber uma abundância de Sua graça, com a qual nós podemos fazer todas as coisas e, sem a qual nada podemos fazer, apenas o pecado.
Nós não podemos escapar dos perigos que abundam na vida sem a ajuda efectiva e contínua de Deus.
Peçamos a Ele por isso constantemente.

Ele está sempre perto de você e com você.
Não O deixe sozinho.
Não se esqueça dele, pense freqüentemente nele.
Viva e morra com Ele.
Esta é a gloriosa obra de um cristão, em uma palavra, esta é a nossa profissão.


Esteja satisfeito com a condição que lhe foi dada por Deus . Os maiores prazeres do mundo seriam um inferno se eu os apreciasse sem Ele.
Ele nunca nos abandona , embora se esconda por vezes para ver a nossa fé e motivação, até que tenhamos primeiro abandonado.
Tenhamos medo de deixá-Lo. Estejamos sempre com Ele.

Se, nesta vida, queremos desfrutar da paz do paraíso, devemos nos acostumar a uma conversa familiar, humilde e carinhosa com Deus.
Temos de fazer nosso coração um templo espiritual, para que possamos adorá-lo constantemente.
Devemos observar–nos continuamente para que nada se faça que possa desagradar-Lhe.

Eu bem sei que para chegar a este estado, o começo é muito difícil porque temos de agir puramente na fé.
Mas, embora seja difícil, sabemos também que podemos fazer todas as coisas com a graça de Deus.
Ele nunca se recusa aqueles que pedem com sinceridade.
Insiste . Insiste em bater. Em seu devido tempo, Ele vai abrir a sua graça para você. Ele vai conceder, o que ele adiou por muitos anos.

Ele está dentro de nós. Não procurar em outro lugar.

Somos culpados se O deixamos sozinho para nos ocuparmos com bagatelas que não Lhe agradam e talvez até mesmo O ofendem !

Vamos começar seriamente a sermos dedicados a Ele.

Se fizermos tudo o que podemos, logo veremos a mudança operar em nós aquilo que desejamos tanto.

Sem comentários:

Enviar um comentário