-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Irmão Lawrence - Parte 4



Conversas

Terceira Conversa



Irmão Lawrence disse-me que o fundamento da sua vida espiritual tinha sido uma noção de alta estima por Deus na fé.

Quando ele tinha bem estabelecida a sua fé,não tinha outro cuidado, senão rejeitar qualquer outro pensamento para que pudesse realizar todas as suas ações para o amor de Deus.
Ele disse que às vezes não tinha o pensamento em Deus por algum tempo mas que não se inquietava por isso .
Tendo reconhecido sua miséria a Deus, ele simplesmente voltava para Ele com muito maior confiança.

Ele disse que a confiança que colocamos em Deus honra-O e atrai a Sua graça.
Era impossível não só que Deus possa enganar, mas que Ele deixe por muito tempo a alma sofrer se ela está perfeitamente resignada a Ele e resolvida a suportar tudo por causa Dele.

Irmão Lawrence muitas vezes experimentou o pronto socorro da Graça Divina.
Devido à sua experiência de graça, quando ele tinha negócios a fazer, ele não pensava nisso antes. Quando chegou a hora de fazê-lo, ele encontrou em Deus, como num espelho claro, tudo o que podia fazer.
Quando os negócios externos o desviavam um pouco do pensamento de Deus, uma lembrança fresca que vinda de Deus investia sua alma e tanto o inflamava e transportava que era difícil se conter.
Ele disse que estava mais unido a Deus em seus afazeres externos do que quando ele se retirava do mundo para se dedicar apenas à devoção.
Irmão Lawrence disse que o pior que lhe poderia acontecer era perder o sentido de Deus, que ele tinha sentido por tanto tempo.

No entanto, a bondade de Deus assegurava-lhe que Ele não iria abandoná-lo totalmente e que Deus lhe daria força para suportar qualquer mal que Ele permitisse que lhe acontecesse .
Irmão Lawrence, portanto, disse nada temer .
Como ele estava pronto para entregar sua vida por amor de Deus, ele não tinha receio do perigo.
Ele disse que a renúncia perfeita em Deus era um caminho seguro para o céu, um caminho em que nós sempre temos luz suficiente para a nossa conduta.

No início da vida espiritual, devemos ser fiéis em fazer o nosso dever, renunciando ao nosso ego e à nossa vontade e então, depois de um tempo, surgirão ,em consequencia dos nossos bons actos , prazeres indecritiveis .

Quando em dificuldades, precisamos apenas recorrer a Jesus Cristo e pedir Sua Graça com a qual tudo se torna mais fácil.

Irmão Lawrence disse que muitos não avançam no progresso espiritual porque se agarram a penitências e exercícios particulares, enquanto negligenciam o amor de Deus, que deve ser a meta a alcançar .

Ele disse que não era necessário nem arte nem ciência para ir a Deus, mas apenas um coração resolutamente determinado a aplicar-se a nada, senão a Ele e amá-Lo só a Ele .

Sem comentários:

Enviar um comentário