-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Irmão Lawrence - Parte 3


Conversas


Segunda Conversa



Irmão Lawrence me disse que tinha sido sempre orientado pelo amor, sem visões egoístas. Desde que ele resolveu fazer do amor de Deus, o fim de todas as suas ações, ele encontrou motivos para estar satisfeito com o seu método.

Ele ficava contente quando ele podia pegar uma palha do chão para louvar esse amor de Deus, buscando somente a Ele, e mais nada, nem mesmo os Seus dons.

Finalmente, ele raciocinou: Eu não participo na vida religiosa, senão pelo amor de Deus.
Eu tenho procurado agir apenas para Ele.
Seja eu salvo ou perdido , eu vou sempre continuar a agir puramente por amor de Deus.
Assim farei até morrer e assim terei feito tudo o que está em mim para amá-Lo.
A partir desse momento Irmão Lawrence viveu sua vida em perfeita liberdade e alegria contínua.
Ele colocou seus pecados entre ele e Deus, e disse que ele não merecia Seus favores, mas Deus continuou a dar-lhos em abundância.

Irmão Lawrence disse que, a fim de formar o hábito de conversar com Deus continuamente e referir tudo o que fazemos a Ele, devemos, em primeiro lugar, aplicar-mo-nos a Ele com diligência.

Então, depois de um pouco de cuidado e persistência , iremos descobrir que o Seu amor dentro de nós, nos vai atrair para Ele, sem qualquer dificuldade.

Ele ‘ouve’ a nossa sinceridade e dá sempre o que merecermos .

Lawrence pensava que após o dia agradável que Deus lhe deu, agora poderia seria a vez de passar por dor e sofrimento.
No entanto, ele não estava preocupado com isso , pois sabendo que nada podia fazer nada relativamente a isso , Deus não iria deixar de lhe dar a força para suportar essas dores e sofrimentos .

Quando uma ocasião de praticar alguma virtude lhe foi oferecida, ele dirigiu-se a Deus dizendo: "Senhor, eu não posso fazer isso a menos que tu mo permitas".
Em seguida, ele recebeu a força mais que suficiente.
Foi humilde e recebeu .
Quando ele tinha falhado no seu dever, ele confessou a sua culpa dizendo a Deus: "Eu nunca poderia fazer o contrário, se Tu me deixas sozinho.
És Tu quem deve prevenir a minha falha e emendar o que está errado."
Depois , ele não se preocupou mais com isso.

Irmão Lawrence disse que devemos agir com Deus na maior simplicidade, falando com Ele franca e claramente, e implorando sua ajuda em nossos assuntos quando eles acontecem.

Deus nunca deixa de conceder, como o irmão Lawrence tinha experimentado frequentemente.

Ele disse que tinha sido enviado a Burgundy para comprar vinho para a comunidade.
Esta era uma tarefa muito desagradável para ele porque ele não tinha jeito para negócios e porque ele era coxo e só se podia movimentar no barco rolando sobre os barris.
No entanto, ele não se preocupou com isso, nem sobre a compra do vinho.
Ele disse a Deus, que era o Seu negócio que ele buscava , e que mais tarde descobriu que foi muito bem executado.

Assim, também, era seu trabalho na cozinha (para o qual ele tinha, num primeiro momento, uma grande aversão), tendo se acostumado a fazer tudo pelo amor de Deus e a pedir Sua graça para fazer o seu trabalho bem, ele tinha encontrado tudo muito mais fácil durante os quinze anos que ele tinha trabalhado lá.
Ele estava muito satisfeito com o trabalho que agora tinha , no entanto, ele estava pronto para mudar , pois ele tentava sempre agradar a Deus, fazendo todas as pequenas coisas por amor a Ele, em qualquer trabalho que fizesse .

Com ele os tempos de oração não eram diferentes de outros tempos.

Retirava-se para orar de acordo com as instruções de seu superior, mas ele não precisava de se retirar , pois o seu trabalho não o desviava de Deus.
Ou seja , não precisamos de nos retirarmos do mundo para estar com Deus , Ele está onde nós estamos , simplesmente porque está dentro de nós !!

Lawrence sabia que a sua obrigação era de amar a Deus em todas as coisas, e como ele fazia isso, ele não tinha necessidade de um diretor para aconselhá-lo, mas precisava de um confessor,Ele, para o absolver .
Ele disse que estava muito ciente das suas falhas, mas não desanimado por elas.
Ele confessou-as a Deus e não deu desculpas.
Então, ele pacificamente retomou sua prática habitual de amor e devoção.

Nas suas perturbações da mente , o irmão Lawrence não consultava ninguém.
Sabendo apenas pela luz da fé que Deus estava presente, ele contentava-se em dirigir todas as suas acções para ele.
Ele fazia tudo com o desejo de agradar a Deus e aguardava o resultado.

Ele disse que pensamentos inúteis estragam tudo - que o mal,o erro começa aí.
Devemos rejeitar pensamentos inúteis rapidamente e voltar para a nossa comunhão com Deus.

No começo ele sempre passou seu tempo determinado para a oração , rejeitando pensamentos errantes que de novo voltavam .
De principio ele havia praticado meditação, mas, após algum tempo, ele não tinha controle nela .

Irmão Lawrence sublinhou que todas as disciplinas físicas e mentais e os exercícios eram inúteis, a menos que servissem para chegar à união com Deus pelo amor.
Ele descobriu que o caminho mais curto para ir directo a Deus, era por um exercício contínuo de amor e fazer todas as coisas em Seu nome.

Além disso, ele observou que havia uma grande diferença entre os actos do intelecto e os actos da vontade.
Actos do intelecto eram relativamente de pouco valor.
Actos de vontade eram mais importantes.
O nosso negócio era só amar e deliciar-mo-nos em Deus.
Ele disse que todos os tipos possíveis de auto-sacrifício, se eles estiverem vazios do amor de Deus, não poderiam apagar um único pecado.

Em vez disso, devemos, sem ansiedade, esperar o perdão de nossos pecados pelo sangue de Jesus Cristo, esforçando-nos apenas em amá-Lo com todo nosso coração.
Ele observou que Deus parecia ter concedido o maior favor aos maiores pecadores como mais uma prova da Sua misericórdia.

Irmão Lawrence disse que a maior dor e prazer deste mundo não eram nada comparados ao que ele tinha experimentado de ambos os tipos estando num estado espiritual.

Como resultado, ele nada temia, pedindo apenas uma coisa a Deus - que ele não O ofendesse .

Ele disse que não carregava a culpa, pois, "Quando eu falho em meu dever, eu prontamente o reconheço ,dizendo: Eu estou habituado a fazê-lo.
Nunca faria o contrário se o faço sózinho .
Se eu não falhar, então eu imediatamente dou graças a Deus, reconhecendo que se trata Dele. "

Sem comentários:

Enviar um comentário