-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

A Genese segundo Jacob Boheme - 19

O Ultimo Julgamento -Ilustração de Gustavo Doré




PARTE 19

Após a morte fisica

Paraiso e Inferno
A Vontade imutável após a morte.



O Paraiso e o Inferno

Para onde vai a alma quando se separa do corpo?

Aquele que compreende bem os três princípios não tem necessidade de fazer esta pergunta.

Nesta vida o homem pode estar em três princípios.

O primeiro princípio, o Principio Fogo , é eterno, porque tem sua raiz no Centro Natureza, na Ira de Deus.

O segundo princípio, o Princípio da Luz, também é eterno, porque tem sua raiz no Amor eterno de Deus.

O terceiro princípio, o mundo externo, é temporal,.

Quando o corpo, que nos liga ao mundo exterior, é quebrado em pedaços e se torna um cadáver, a alma deve estar em um dos dois princípios eternos, no Céu ou no Inferno.

Aqui, durante a vida presente, a alma ainda tem uma escolha, e pode deixar-se nascer de novo.
Aqui, ainda pode mudar a sua vontade, mas após a morte do corpo já não a pode mudar .
Aqui pode quebrar as suas imagens em pedaços, e redefinir a sua vontade sobre outro, mas depois da morte isso não é mais possível.

Deve então reter e levar com ele o que praticou neste mundo , os seus desejos e imaginação.

A vontade que foi desenvolvida durante esta vida, é retida e não pode ser libertada.

Ele entrou para a eternidade e habita numa "Magia" , ganha uma visão simultânea de toda a sua vida e de todos os seus atos, não de fato, na realidade, mas em suas figuras ou imagens no espelho mágico.

A qualidade que era a mais forte na alma durante esta vida cresce após a morte ainda mais forte.

Esta é uma grande consolação para os fiéis, pois se lutaram aqui fervorosamente contra seus maus hábitos e os subjugaram , embora ainda lamentem e suspirem que nem sempre conseguiram o que queriam alcançar .

Mas, para o ímpio, a qualidade mais forte aqui era o mal e fica ainda mais forte lá. Estas almas não buscam o Portão de Cristo, mas apenas se afundam mais em suas opiniões falsas, enrolam-se e desenrolam-se nelas , porque nada têm para se segurar .
O ímpio cresce na forma da sua paixão dominante (por exemplo: um temperamento caçador , um temperamento serpente , e assim por diante).

Os ímpios não têm luz, nem a luz deste mundo, nem a luz de Deus.
O Seu próprio fogo é a sua única luz.
Deus está com eles apenas de acordo com a sua Ira, com relâmpagos terríveis.

Todos os seus pecados estão diante deles e produzem continuamente remorso, desespero eterno e uma vontade hostil contra Deus.
Para tal alma não há remédio.
Ele não pode vir para a luz de Deus, não pode entrar no céu.
E mesmo que São Pedro tenha deixado muitos milhares de chaves sobre a terra, nenhuma deles pode abrir o céu para o impio .

Porque a alma impia está separada de Cristo, existe um fosso entre ela e Deus e não existe passagem entre um e outro .

Essa alma após a morte encontra-se em grande angústia e pavor, em todos os lugares e procura ajuda, mas não a encontra.
Finalmente, ela se desespera e se rende completamente ao diabo.
Em seguida, ela regressa para as três primeiras propriedades naturais , porque na Quarta Propriedade natural está a espada do Relampago que o não o deixa passar impuro para o Paraiso e é como se estivesse numa escura câmara de tortura.
É na apreensão contínua do juízo final de Deus "como um malfeitor presos que continuamente quando escuta algo se agita, como se o carrasco deve vir e executar a sentença."

As almas, ao contrário, que morreram no Senhor, têm repouso abençoado , alegrias cada vez maiores e expectativa de um futuro maravilhoso.
As suas obras as acompanham em forma de figuras e sombras, e embora elas também têm atos pecaminosos, mas esses são perdoados, e são apagados pela expiação de Cristo, e eles percebem que há mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove pessoas justas que não necessitam de arrependimento.

Uma alma piedosa, adormece no Senhor, é como alguém que está num sono doce, rodeada por imagens celestiais, e descansa em paz.
Está no seio da Virgem e da Virgem o esplendor da Santíssima Trindade brilha nela .
Seu lírio cresce verde e floresce na expectativa da Ressurreição.

A Vontade imutável depois da Morte

Após a morte,quando o tempo alocado para nós, se esgotou, estamos em um dos dois eternos princípios.

Não há necessidade de nenhuma viagem longa após a morte , porque distante e perto de tudo é uma e a mesma coisa para Deus.

No mesmo lugar onde o corpo morre, existe o Céu e o Inferno.

Deus e o Diabo já lá existem, cada um deles em seu próprio reino.

Quando o corpo morre , a alma santa já está no Céu, a alma impia no inferno.

Não existem movimentos de saida ou entrada , nem caminhos longos a percorrer , tudo sempre lá esteve.

Mesmo aqui na terra, os crentes vagueiam no céu, mas seus olhos são limitados por esta carne, e não vêm o céu, como se estivessem com os olhos vendados, eles se apegam pela fé àquilo que não veêm .

Também aqui na terra já o ímpio tem pé no inferno, embora não o veja , pois seus olhos estão cegos pelas distrações do mundo e das muitas coisas em que eles tomam prazer.

O Estado Intermédio

Há, no entanto, as almas que atingiram apenas meia-regeneração, cuja fé é misturada com a dúvida, ou cuja fé é como chama que foi incapaz de ser acesa, por causa da humidade que vem do pecado e do mundo, dos assuntos mundanos e distrações, de modo que nunca foi devidamente iluminada.

Algumas delas acabam finalmente por se arrepender , e na sua apreensão ansiosa estão presas por um fio e procuram aceder ao Reino dos Céus.
Estas não estão nem no inferno nem no céu.

Elas ficam à Porta onde o fogo e a luz se combatem , e são mantidas pela Turba, que procura sempre o fogo.
Para essas almas, agarrando-se a Cristo por um fio frágil, o céu pode ser finalmente aberto .

Mas o que significa ficar à Porta e numa Turba, eu deixo para aquele que voluntariamente persistiu no pecado até ao fim, e, em depois , quer ser o primeiro a ser salvo.
Ao que essas almas são submetidas , como elas são atormentadas, tentadas , e como elas gemem tristemente, é totalmente indescritível.
O mundo não acredita nisso, é muito inteligente, e não entende estas coisas.

Gostaria Deus que ninguém tivesse experimentado isso,eu proprio estaria disposto a manter silêncio sobre isso!

Sem comentários:

Enviar um comentário