-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

A Genese segundo Jacob Boheme - 18


A Transfiguração - Ilustração de Gustavo Doré




PARTE 18

A Apropriação da Graça
A Regeneração



O Pentecostes

"No dia de Pentecostes, o Espírito Santo foi derramado do centro da Trindade, e todas as portas das maravilhas de Deus foram abertas, para que o Espírito de Deus passasse para as essências dos homens .
Corações , bocas e ouvidos se abriram e os apóstolos falaram nas línguas dos povos.

Então, o "Processo ‘’ de Cristo começou a repetir-se nas almas humanas, tudo o que Cristo fez fora de nós está a repetir-se dentro de nós, e nós próprios devemos regressar à 'Temperatura' e sair da Turba "na qual estávamos enterrados."

A Regeneração é realizada pelo Espírito de Cristo e os seus meios da Graça, da Palavra e dos Sacramentos.

Boheme insiste que o objeto é a Regeneração, o novo homem à semelhança de Cristo e que os Sacramentos não devem ser usados apenas para o exterior, a Palavra não apenas exteriormente pregada e ouvida, sem haver uma abertura verdadeira do coração, sem as portas internas serem realmente abertas.

Boehme critica o clero quando apenas grita do pulpito sem despertar o coração dos que o ouvem.

O espírito e o poder de Cristo deve existir em suas palavras, para que seus ouvintes possam observar Cristo em suas palavras, e ouvir a voz do Bom Pastor.
É simples infantilidade pensar que se pode ser salvo por uma fé histórica , como se ouve todos os domingos nas igrejas e que é suficiente admitir e concordar que Cristo morreu por nossos pecados, e que a Sua justiça é imputada a nós, e que se pode continuar como até aí , continuando com o velho apego ao mundo e ao pecado .

A Igreja actual


Não podemos ser salvos por uma fé meramente histórica pelo qual imaginamos que podemos jogar o manto da graça em nosso redor, enquanto no interior, continuamos a ser apenas bestas selvagens .

Podemos estar nos três princípios, o Principio do Fogo ou diabólico, o Princípio do mundo, com desejos do mundo e apetites, mas cabe-nos a nós entrar no Princípio da Luz e no seu Reino , que se perdeu pela queda de Adão, e que Cristo trouxe de volta para nós.
A questão importante é que o mundo da Luz deve ser aceso em nós.
Nós todos crescemos em segredo, e quando a nossa vida se esgotou, e este corpo se torna um cadáver, e este mundo exterior é tirado de nós, então ele deve-se apurar se o Novo homem nasceu e cresceu em nós , ou se é apenas o velho homem que tem vindo a crescer, com seus velhos atributos de orgulho, inveja, cobiça e ira.

Então deve ser visto se pertencemos aos filhos do Espírito de Deus, ou àqueles que se confortam em igrejas de pedra com uma justiça imputada, e que continuaram a ser os mesmos cães gulosos, pavões vaidosos, cabras lascivas, e outras bestas perniciosas.

Uma grande mudança deve ocorrer dentro de nós.

Você deve morrer com Cristo, morrer para o seu egoísmo pecaminoso e egocentrico , para as suas más inclinações, para que Cristo possa nascer em você.

Deve haver uma transição violenta na quarta Propriedade natural, no Relâmpago, de modo que você possa sair da Ira de Deus, da câmara de tortura, em que você secretamente está cativo.

Este Relâmpago faz a ponte ( daí o seu simbolo ser a Cruz e corresponder à fase onde Cristo morre na cruz ,onde o ego morre pela mortificação ) entre o 1º ternário Natureza Fogo e o 2 º ternário Espirito Luz e consome tudo o que na natureza é escuro , grosso e egoista de modo a que a Luz possa suavizar o Fogo e acalmar a Ira.

O Batismo

Sobre se o Batismo é um banho de regeneração, Boehme ensina que Deus, pelo batismo, introduz o seu pacto de Graça na humanidade, e que todo o homem, a alma, espírito e corpo, deve ser batizado, precisa de uma unção fresca, uma ‘nova’ tintura , para que uma nova vida pode florescer .

O elemento divino é transmitido através do elemento água, por meio da Palavra, e é toda a Trindade que batiza.

O Pai batiza com fogo para o arrependimento e a conversão, e invade a alma com a Lei, com a Sua justiça severa , na qual assenta a fundação para o arrependimento e mágoa sobre o pecado.

O Filho batiza com Amor e Graça, com a Luz suave, que sacia a Ira do Pai, e cura a alma pelo perdão dos pecados.

O Espírito Santo batiza com uma nova vida, com uma compreensão correcta e uma crença verdadeira, pois o seu dom é a Sabedoria.

E tudo isto não é metafórico.
Uma operação essencial ocorre, uma união da essência da Graça e da essência do homem.
A natureza pecaminosa humana adquire uma tintura nova, uma nova camada de vida, que, entretanto, não pode revelar o seu poder até que a fé lhe seja adicionada.

A Fé

Crer é participar da graça, participar do ser de Deus, e para isso é preciso uma grande seriedade e um poderoso requisito , a Fé .

Fé é um forte desejo, uma fome e sede de Cristo e do Espírito de Cristo, e a colocação de toda a nossa imaginação sobre aquilo que se deseja, a introdução e a incorporação disso em si mesmo.
Na Fé, a alma leva a sua vontade para fora deste corpo corrompido, com toda a sua perecibilidade , para a Porta que está aberta em Cristo.
Cristo, em seguida, atrai a minha vontade, eu Lha entrego , a qual fica sujeita à Sua Vontade .
Ele ‘tintura ‘ a minha vontade com a melhor ‘tintura ’ da Vontade Divina, e guia-a para Deus.
Em seguida, Ele apresenta a Sua Vontade diante de Deus e na Sua vontade está a minha, e eu sou aceite como um filho da graça .

Nota :
Tintura é uma energia subtil, um interface entre espirito e matéria que trabalha nos dois lados , é ela que dá lustre aos metais , cor e fragância às flores , quando desaparece tudo se esvai ,tudo fica ‘sem graça’ .


Para Bohme, a Fé é, portanto, o ato mais profundo da vontade, ainda assim, ninguém pode ter Fé simplesmente pela sua própria força.
Para eu ter Fé , o Espírito de Cristo, o desejo de Cristo, a Vontade de Cristo tem que acreditar no meu desejo verdadeiro e vontade firme e conceder-me a graça.

Embora a fé em si é um efeito da graça, o homem natural tem a escolha se ele se vai entregar, e deixar ser apreendido pela graça, ou se ele vai resistir à graça.

Para Boehme a Regeneração do homem dura pela vida fora ,é um processo de vida ,de crescimento , há os que saiem da infância para a adoslescencia , os que ficam na infância , cada um a sua escolha .

O conflito das duas vontades e a Oração

Temos em nossa natureza duas vontades, uma , a calma vontade graciosa , que é a vontade do homem Novo, e a outra, a inquieta e perniciosa, que é a do Adão velho, e que estão sempre em conflito uma com a outra .

Temos um liriozinho e um cardozinho dentro de nós, e as tempestades desta vida sopram muitas vezes tão impetuosamente sobre o liriozinho , que pode parecer às vezes que o liriozinho vai perecer .

Mas, pela graça de Deus, cresce e se torna verde, de modo que, finalmente , pode florescer na eternidade, quando este corpo cair como uma casca.

É simplesmente uma questão de perseverança no conflito e de resistência à tentação, em nome de Jesus.

Por agora, somos tentados por nosso próprio ego orgulhoso, que é o cardo, pelo diabo e pela nossa carne.

Como um recurso contra tudo o que iria dificultar a nossa salvação, ele recomenda a oração em nome de Jesus.
Pois como o nome de Jesus é uma porta, tudo o que é falado a esta porta atinge o ouvido de Deus, Ele ouve.

Por meio da oração, a alma se eleva acima do centro da ansiedade, do abismo do inferno, do espírito deste mundo, e penetra em outro princípio, na Luz, em Cristo, no coração de Deus.

Mas antes de rezar, você deve primeiro limpar-se de todas as suas abominações, e deve em seguida examinar-se, se existe alguma coisa que deseje mais do que a compaixão de Deus.

Mas, se a compaixão de Deus é a coisa mais importante para você, e se a sua oração é séria, você vai prevalecer.

Orar não é apenas desejar, mas trabalhar cooperando com Deus.
Na verdadeira oração a alma torna-se um fogo mágico que atraie o Ser de Deus da Incarnação ( Cristo ) para si mesma, e a alma torna-se revestida de um corpo de Luz, onde encontra descanso, enquanto que no mundo só tem ansiedade .

As dúvidas

Para resistir à tentações e ao desespero que afligem a alma , Boehme ,ele mesmo em processo permanente, a fim de o lírio dentro dele possa crescer , aconselha a todos os homens o curso que ele próprio usou : nunca , em circunstância alguma , perder a fé, nunca abandonar a forte decisão de querer ser salvo.

"Mesmo sem forças e esgotado pela luta com o diabo , mantém a tua promessa , a tua resolução: "Senhor! eu não vou perder-te! Faz em mim a Tua Vontade e eu serei teu!"
Então Ele vai ter piedade de ti, e tu entrarás na vontade de Deus, e então tu és filho de Deus, e os bens de Cristo te pertencem , e Seus méritos são méritos teus .
Sua Vida, Morte e Ressurreição são todos teus, tu és um membro do seu Corpo e o Seu Espírito é o teu espírito.
Ele conduz-te pelos caminhos certos, e tudo o que fazes, o fazes em Deus .

As Quatro Compleições ou Temperamentos

Pelas quatro Compleições ele compreende o que chamamos de quatro Temperamentos, que ele compara com os quatro elementos: o sanguíneo ao ar, o colérico ao fogo, o fleumático à água, o melancólico à terra ( o melancolico é frio, seco, escuro, e esfomeado por luz ).

As compleições não pertencem à essência eterna da alma, mas possuem um significado meramente temporal.

São apenas pousadas, locais de residência, no qual as almas habitam durante esta vida.

Boehem fala em 4 habitações onde o espirito do mundo encerra a alma .

Entre essas quatro habitações há uma que é predominante e daí ter o governo do homem, e não todas as quatro igualmente .
Elas são dadas ao homem na sua concepção e nascimento, e consoante a influência dos astros e do espirito da natureza , assim a cada um é dado um temperamento correspondente .

Boehme e o temperamento melancólico

O temperamento melancólico é escuro e seco, e é propenso a consumir-se internamente em seu próprio ser.
Permanece sempre na casa de tristeza, e está continuamente com medo da Ira de Deus e do seu poder .

Almas que habitam nesta pousada, lamentam-se muitas vezes que Deus se esqueceu deles, que estão abandonadas, sem conforto, e não recebem a graça, devem tomar nota de que existem muitas angústias que não vêm do diabo, mas do próprio temperamento natural.

Elas devem saber que nesta câmara escura têm certamente o diabo como vizinho, pois ele mora na escuridão, mas que não pode prejudicá-las, se elas apenas se apegarem pela Fé à promessa de Deus, e acreditarem mesmo sem verem .

Elas devem saber que é a vontade de Deus de julgá-las nesta câmara escura, e que estão a lutar entre elas , sabendo que isso é para seu beneficio , e que, a alma habita na casa da tristeza , não na casa do pecado, mas que é um grande pecado ceder a imaginações falsas ,como iludir-nos com o pensamento de que Deus não tem piedade de nós.

Como remédios contra a ansiedade da natureza melancólica, Bohme aconselha a actividade , pois a inatividade só alimenta a tristeza.
Uma alma na câmara da melancolia não se deve abandonar demasiado à solidão, mas deve procurar a sociedade dos homens, e conversar com eles, a fim de perder seus pensamentos pesados.

Não precisa ler muitos livros, pois a graça não vem daí , mas em todas as questões desta natureza, deve ler simplesmente a Sagrada Escritura.

Não se deve entregar a especulações e dúvidas.

Se precisar de inquirir , procurar e investigar, que o faça , no temor de Deus e com a oração constante, para procurar a abertura do seu centro da natureza , pois verá nele o que procura em consequências e causas e, em seguida, todo o medo e tristeza vão desaparecer e encontrará descanso.

A Regeneração

Houve uma pobre alma que saiu do Paraíso e entrou no reino deste mundo, e lá se encontrou com o diabo que lhe disse que se tirasse a sua vontade da vontade de Deus, se conduzisse a sua vontade para a natureza e para as criaturas, se abrisse o seu Centro Natureza , seria capaz de conhecer todas as coisas, tornar-se o seu próprio senhor sobre a terra e governar o mundo com grande poder.

O diabo mostrou-lhe uma serpente mordendo na cauda, que tinha precisamente a aparência de uma roda de fogo (um símbolo do Centro Natureza , o verme!), e disse-lhe: "Tu és como uma Roda de Fogo, tu podes desligar a tua vontade da vontade de Deus, e assim trazeres todas as coisas para teu poder. "

A alma deixou-se assim ser seduzida, abriu o seu Centro Natureza, saiu de "temperatura" e deixou acordar em si todas as propriedades da natureza, e cada uma deles introduziu as suas próprias luxurias e desejos .

A Roda do Nascimento explodiu em chamas, e surgiu um desejo de elevar-se acima de tudo, para governar sobre todos, e desprezar a humildade, surgiu o Orgulho e a Arrogância.

Surgiu um desejo de atrair todas as coisas para si e para possuir tudo, Cobiça.
Acendeu-se um desejo espinhoso na vida de fogo, um veneno do inferno, Inveja .

Acordou um tormento como o fogo, que mataria e destruiria tudo o que não estivesse sujeito a esse orgulho, a Ira .

A Fundação do inferno foi manifestada nesta alma, o diabo levou-a de um vicio para o outro, e a alma perdeu a Deus, o Paraíso, e o Reino dos Céus, e tornou-se um verme, como a serpente de fogo que o diabo lhe tinha mostrado .

Nesta situação, ela conheceu Cristo, que viera ao mundo para destruir as obras do diabo, e ela olhou para Ele com compaixão, e Ele chamou-a de volta.

Era para se arrepender e ser convertida, e então Ele iria libertá-la da sua actual forma monstruosa e deformada, e trazê-la novamente para o Paraíso.

Então a alma considerou e ficou atemorizada e angustiada , porque o justo julgamento de Deus se manifestou nela.

Então disse o Senhor Jesus Cristo, com a voz de Sua graça, "Arrependei-vos, e abandonai a vaidade, e alcançarás a minha graça"

Agora, a alma passou diante de Deus, sem ter recebido a Graça, e ficou certa , que a satisfação e a expiação do Senhor Jesus Cristo lhe pertenciam.

Mas como a serpente-símbolo não tinha morrido , e a alma não percebeu que ela ainda era monstruosa, e que tinha conservado todas as suas más inclinações no seu falso direito natural , a alma não poderia alcançar a paz.

Por isso ,quando procurou orar e conduzir a sua vontade para Deus, todos os seus pensamentos fugiram de Deus, e entraram em coisas terrenas.

O diabo tentou-a de todas as maneiras, e disse-lhe na sua inquietação: "Porque te atormentas ? Olha para o mundo, ele vive em jovialidade e alegria, mas apesar disso será salvo no final ! Por acaso Cristo não pagou o resgate para salvar todos os homens? Tu só precisas de saber que isso foi feito por ti, e serás salva . Tu não podes neste mundo vir a ter qualquer sensação de Deus, cuida do teu corpo , e procura a glória temporal , a salvação virá de certeza no
fim !

Mas, com todo isto a alma não conseguia encontrar descanso e não sabia que era um monstro.
Às vezes abandonava-se aos prazeres do mundo, outras ansiava por Deus, e não sabia que este seu anseio vinha do próprio Deus, de Cristo, que procurava conduzi-la a abandonar o mundo e entrar Nele .

Em seguida, resolveu ser livre de todos os negócios do mundo, e vir para um lugar solitário ,para realizar o verdadeiro arrependimento, e pensou ser também amiga e consoladora para os pobres.

Mas nem na solidão encontrou o descanso, afundou-se na mais profunda miséria, tornou-se doente com a apreensão e ansiedade, e não encontrou um unico consolo .

Então, aconteceu que, pela providência de Deus, uma alma iluminada e regenerada veio ter com ela, e disse-lhe que ela tinha a forma monstruosa do diabo, e que o seu erro foi imaginar que poderia encontrar o descanso que procurava sem abandonar a sua própria vontade e morrer .

E quando a alma não iluminada perguntou: " O que , então, devo fazer, para que possa alcançar a paz?"
A Alma Iluminada respondeu: " Nada ,apenas abandonar a tua própria vontade, e então,todas as tuas más inclinações vão enfraquecer e morrer, vais regressar novamente aonde surgiste originalmente.
Por agora estás cativa das criaturas, se a tua vontade as abandonar com as suas más inclinações, as criaturas vão morrer para ti , e ficas livre para regressar a Deus . Nós não devemos nos permitir ser mantidos em cativeiro pelas criaturas, pois assim somos incapazes de seguir a Cristo. Por esta razão, nós devemos perdoar os nossos inimigos, porque, se odiarmos os homens, somos mantidos em cativeiro em criaturas hostis, e a nossa vontade não é livre. "

E agora que a alma começou a praticar com seriedade , totalmente absorvida no sofrimento e morte de Cristo , em profundo arrependimento e na agonia da morte, ainda assim não chegou logo á paz , mas finalmente Deus deixou resplandecer o Seu rosto nela, e ela foi habilitada para rezar e para se alegrar muito, porque foi libertada da morte e do inferno.

E, embora posteriormente fosse desprezada e agredida pela vergonha e reprovação do mundo, e embora o diabo a tentasse , dissendo : "É só uma imaginação tua ,teres partilhado a graça de Deus, não é de Deus! ", no entanto, a alma, sem se deixar capturar pelas criaturas, fez o seu caminho através das tribulações interiores e exteriores , com alegria e ansiedade, e o Senhor Jesus Cristo foi com ela, até que finalmente entrou no Reino da Graça .

Vemos que Bohme tentou indicar, neste simples texto , a diferença entre uma conversão falsa e uma conversão real, entre uma apropriação externa da justiça de Cristo e uma Fé na expiação de Cristo que é inseparável de uma forte resolução de abandonar o pecado e entrar numa nova vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário