-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Lugares Sagrados de Portugal- Fonte Santa da Amieira




FONTE SANTA DA AMIEIRA


Este local situa-se num monte chamado Vale das Porcas perto da aldeia de Paul .

Na estrada entre a Barragem de Montargil e Ponte Sor existe um desvio à esquerda para Paul, depois da aldeia de Cansado , é um caminho de areia mais adequado a 4x4 mas com terreno seco é possivel ir em carros normais .
Se posivel levar alguém da aldeia de Cansado que conheça o local para se orientar .

Este local desde tempos pré historicos manteve um culto ás aguas pela existência de uma fonte sagrada e venerada desde os celtas até hoje .




Curioso e talvez pouco vulgar foi a implantação de uma capela cristã dedicada á N. S. da Piedade não como é costume em local separado perto da Fonte mas a própria Fonte ficou dentro da capela e ainda mais interessante ficou por debaixo do altar,talvez exemplo ùnico em Portugal .

A água entra na capela por debaixo do altar, como para dizer ' Aqui está a Água do Senhor,bebei e purificai-vos' e cai para um escoamento que a leva para uma bica no exterior .




Esta capela só abre 1 vez ao ano na 5 º feira santa na Festa do Senhor da Amieira .

É um local agradável para visitar a 'Caminho de Casa' .

3 comentários:

  1. Era ou ainda é, por tradição fazer uma romaria á dita capela com piqueniques e uma barraca de comes e bebes e chegavam-se a fazer também bailaricos enquanto alguns jovens mais destemidos com as suas motorizadas tentava subir a ladeira por detrás da Capela não sei se ainda tal é permitido, mas era uma tarde bem passada e depois à noite iniciava-se uma "maratona" de beber cerveja nos festejos da aldeia da Tramaga que se prolongava até à segunda-feira de Páscoa seguinte. Dantes era assim, atualmente não sei por me encontrar ausente, mas fui lá muitas vezes.

    ResponderEliminar
  2. Situa-se numa herdade chamada Amieira, perto de outra chamada Paul, com as devidas correções, quando era jovem as pessoas deslocavam-se a pé,de e de burro em bicicleta conforme podiam ir, como hoje em dia assistimos a vedação de tudo com arramados e colocação de portões que e o caso, temo que se perca esta tradição para as gerações .

    ResponderEliminar