-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

sábado, 17 de abril de 2010

A Genese segundo Jacob Boheme - 9


Abraão e os 3 Anjos -Ilustração de Gustavo Doré

Parte 9

Os Anjos , a Eternidade Derivada e o Tempo



O primeiro círculo de Criação é o Mundo Angélico

A Obra da Criação desenrola-se através de uma diversidade de círculos de criação.

O primeiro círculo da criação que Deus produz é o Mundo Angélico, um Reino dos Espíritos puros de Luz.

Aqui Bohme especifica os três Arcanjos - Miguel, Lúcifer, e Uriel - cada um deles com seu próprio reino, com uma multiplicidade de anjos.

Miguel é o símbolo do Pai, Lucifer do Filho , Uriel do Espírito Santo.

Cada Arcanjo tem como subordinados outros sete anjos com as respectivas hostes celestiais.

Os anjos habitam num mundo maravilhoso e natural, que em perfeição em muito transcende o nosso mundo, é semelhante ao Paraíso de Deus, o Céu Incriado e pelo qual é cercado.

Os Anjos são criados de Fogo e Luz

Os Anjos são criados a partir de fogo e luz, pois nenhuma criatura pode vir a Ser, sem ter em si o triângulo ardente como a obscura natureza base .

Eles são espíritos, embora não destituídos de corporeidade.

Os anjos têm aparencias diferentes , uns são de um branco brilhante, outros de azul celeste, outros são claros como cristal, aqui se faz alusão às Sete Propriedades naturais, e ao contraste entre as qualidades mais fortes e mais suaves que predominam nas diferentes classes angelicais.

É como com as flores num prado: cada uma tem a sua cor específica.
Assim também com os santos Anjos.

Mas tudo está em "temperatura".
O agreste e rigido em sua natureza é transfigurado pela Luz e Amor de Deus.

A vida dos Anjos não está limitada pelo tempo e espaço

Mas o que deve ser especialmente enfatizado é que a vida dos Anjos não é restringida pelas limitações de tempo e espaço, como a nossa vida humana neste mundo material .
Eles têm de facto seu próprio lugar e região, mas não se restringem a ele, podem existir onde quiserem, não existe noção de perto e longe.

Eles vagueiam livremente pelos três reinos, em comunhão de amor com uns com os outros e na alegria comum.

No entanto cada um deles mantém uma região como sua própria ,da qual tem propriedade e posse.

De maneira semelhante, eles estão livres de tempo .
E embora possam adquirir uma história , em virtude do julgamento a que têm que se submeter devido à sua relação com Deus , e embora possam adquirir uma relação com o tempo, tornando-se colaboradores de Deus em futuras criações naturais e na história do homem, são, no entanto, desde o início, sem história e sem sucessão temporal.

Eles vivem no círculo da eternidade, na Totalidade indivisa da Vida; os momentos de sua vida não são parcelados, mas existem em simultaneidade.

Sua vida de trabalho é a adoração de Deus, a contemplação da Sua glória e o amor recíproco .

Eles vivem a sua vida numa eternidade derivada .

Eternidade derivada e comunicada

A Eternidade original primitiva pertence somente a Ele , a Ele que só a imortalidade pertence , porque Ele é auto existente , e "Aseitas"= Totalidade é o seu atributo.

A criatura só pode ter uma vida eterna que é derivada Dele e é um dom gratuito Dele, pode viver apenas na eternidade que é derivada a partir da eternidade de Deus.

A nossa forma actual de existência é fragmentária e dividida perante a forma dos Anjos que é mais completa e rica de Ser, onde tudo é simultâneo, conjunto e indivisível.

Mas essa eternidade, que para nós reside no futuro, não a podemos designar senão como uma eternidade derivada e comunicada , que participa da eternidade de Deus e dela recebe o seu conteúdo .

Foram criados os Anjos ...

Mas agora, em vez de olhar para a frente, olhamos para trás, na manhã da criação e perguntamos : Quando é que a Eternidade derivada começou ? Quando nasceram os anjos ?

Bohme responde: "A criação dos anjos teve um começo, mas os poderes de onde eles foram criados não têm início."

Quer isto dizer que os anjos têm um começo temporal ou um começo eterno ?

Um começo temporal é muito difícil de imaginar, porque os anjos não foram criados para viver nas formas de tempo e sucessão, mas nas formas de Eternidade e circularidade.

Sem mencionar o fato de que um começo temporal significa que eles foram criadas no tempo, logo tempo deve ter decorrido antes de eles serem criados.

Tempo não é nada em si, mas é apenas uma forma de existência e, em seguida, é preciso perguntar: Que existências temporais precederam as angelicais ?

O conceito sobre os anjos inclui a idéia de que eles foram criados com o mundo natural que lhes pertence ,seu céu e glória, de uma só vez.
Estamos falando aqui apenas das Hierarquias primitivas, porque é perfeitamente possível que hierarquias posteriores poderão ter surgido.

... ou sempre existiram ?

Ou será que tiveram um começo eterno, que sairam daquele movimento no Deus imutável, que Boehme considera como insondável, mas que não pressupõe tempo, como se um espaço de tempo tivesse decorrido em Deus antes que Ele começasse a criar, um movimento que em si mesmo era eterno ?

Mas se dissermos isso, eles não são criados em qualquer ponto do tempo e não haveria nenhum momento em que não havia anjos diante do trono de Deus, nenhum momento que a Aleluia das criaturas não se elevasse para o Eterno , o único Imortal .

E então seria dito : Não é isto panteísmo?

Se o mundo - que aqui significa o mundo angélico - é, assim, co-eterno com Deus, isso não é uma negação do conceito de criação?

Somos incapazes de perceber isso.

A criação é um ato da liberdade de Deus, que não precisa de um mundo, mas deseja-o por puro amor, e esta liberdade e amor não são diminuidos pela suposição de que nenhum tempo decorreu em Deus antes do mundo ser criado, nem são ampliados pela suposição de que Deus, cuja resolução para criar certamente deve ter sempre existido , arbitrariamente adiou a execução de seu projeto.

A Eternidade dos Anjos é diferente da Eternidade de Deus

A eternidade dos anjos é dada,atribuída por Deus, eles não têm "Aseitas" (Totalidade Eterna) , e este é o ponto chave da distinção fundamental entre Deus e os anjos.

Estes seres ,os anjos, sabem-se em absoluta dependência de Deus, que os trouxe à existência , embora eles não tenham lembrança de uma origem temporal.

Os Anjos foram criados antes da criação da terra

É incontestavelmente que os anjos são anteriores ao homem e ao mosaico criativo .
A criação dos anjos é certamente incluída na descrição geral: "No princípio, criou Deus os céus e a terra".
Os anjos foram anteriores a toda a história da criação da nossa terra mas existe uma misteriosa conexão entre os anjos e as estrelas.

O mundo intermedio e temporal

Assim, o primeiro círculo da Criação é um mundo espírito numa Eternidade derivada.

O círculo final da Criação em que o todo se derrama – o Futuro Mundo Perfeito - também é uma Eternidade derivada , mas muito mais rica que a anterior, porque abrange a Jerusalém celeste ,a Igreja renascida .

Mas no meio está o mundo temporal, a região onde meios e objeto, começo-meio-fim, passado-presente-futuro estão fora uns dos outros, enquanto que na eternidade todos eles estão dentro uns dos outros , esse mundo temporal onde a característica predominante é a não circulação rítmica, o movimento circular, mas o movimento linear, movimento progressivo em série onde ocorre esse amontoado de eventos e ações a que chamamos de história.

Este mundo do meio, portanto, nem sempre existiu, nem vai continuar a existir para sempre.

Seu significado é simplesmente a de ser um mundo intermediário, um mundo de transição para a eternidade.

Esta teoria nos liberta da concepção sombria e nebulosa do infinito e da imensidão do mundo caso este mundo do meio sempre fosse existir .
Se quisermos apreender a vida, real, do mundo, precisamos de finitude e limitação, é necessário um terminus a quo e um terminus ad quem.

Igualmente exigimos de toda obra de arte que seja concluída e simetricamente voltada para si e que contenha o seu próprio infinito interior .
Assim o Universo - que deve, seguramente, ser a obra mais bem acabada de arte – deve igualmente ter esta auto perfeição simétrica , esta finitude e este infinito em si próprio .

Perguntamos "Qual é o mais perfeito, uma série interminável de mundos, um círculo eterno de vivências sem nenhuma meta de perfeição, ou um universo que avança para algo de definitivo e consumado?"

O Tempo originou-se numa queda da Eternidade

Bohme expressamente ensina, que o Universo ,este nosso mundo , começa com algo definido e perfeito, e acaba em algo definitivo e perfeito e que, por este motivo, deve ser auto-limitado.

Mas então como é que este mundo temporal, este mundo intermediário entre dois mundos eternos ,que pode ser comparado a uma ilha flutuante num vasto oceano com a eternidade por trás, antes , acima, abaixo e ao redor dele, como é que este mundo chegou à existência?

Que o tempo deve ter saído da Eternidade é óbvio, de onde mais poderia ter vindo?

A mais clara concepção que podemos ter é que ele surgiu por uma nova determinação criativa, um novo acto criativo, em relação ao qual o mundo angelical, na sua eternidade derivada , seria então colocado como um antecedente do mundo e, assim receber uma qualificação do tempo.

Segundo Böhme, este processo não ocorreu tão pacífica e harmoniosa como se poderia imaginar ou como teria acontecido se o trabalho de criação tivesse avançado ao longo de linhas estritamente normais .

Boehme ensina que o tempo se originou numa queda a partir da Eternidade.

Este mundo temporal surgiu , desde o início, como uma eternidade quebrada e despedaçada, envolvido em confusão e desordem.

Bohme dirige nossa atenção para uma grande catástrofe na manhã da criação,uma rebelião no mundo do Espírito!

E é este o ponto de partida de uma longa história.

Sem comentários:

Enviar um comentário