-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

A Génese segundo Jacob Boheme - 8


Elias e o Anjo - Ilustração de Gustavo Doré


Parte 8


As Sete Propriedades Naturais
e os
Sete Espíritos do Apocalipse.



Os Sete Espíritos do Apocalipse

O que são os Sete Espíritos?
Segundo Boehme não são Anjos e equivalem às 7 Propriedades Naturais descritas na Parte 2 .

Os sete Espíritos não adoram a Deus , pois estão unidos a Deus, são Espíritos incriados, embora certamente espíritos impessoais.

A interpretação mais provável é que os sete Espíritos formem uma expressão ou uma designação para o Espírito Santo, de onde vêm os seus poderes, e onde têm a sua unidade pessoal.

Temos de admitir que certamente os sete Espíritos têm um aspecto ético, que eles são condicionados pela santidade, mas também devem ter um aspecto de força ,de natureza.

O objetivo final, para o qual aponta Apocalipse, é o Reino de Deus, não simplesmente como o Reino da Graça, mas como o Reino da Glória e Vitória sendo o Reino da Glória a união dos reinos de Graça e do Poder.


Os Sete Espíritos Antes da Manifestação de Cristo

As potências e poderes com que o Espírito Santo trabalhou na criação e governo do mundo, antes da manifestação de Cristo, são os mesmos com que Ele Cristo ainda trabalha.

Ele ainda funciona como o Espirito criativo e decisor do mundo , que produz novas condições sobre a terra, e que, de fato, mesmo quando a aparência deste mundo passar , vai produzir, por meio dos seus meios poderosos ,o que é a profecia final: um novo Céu e uma nova Terra, com a ressurreição do nosso corpo.

Os Sete Espíritos e Jesus Cristo

Isto é ainda mais evidente quando se consideram os sete Espíritos em sua relação com Jesus Cristo.

Eles estão em relação imediata com Deus, o Pai, que é o Pai da glória, o Pai das luzes, o Pai das sete lâmpadas que queimam diante do trono, e são as forças fundamentais da Sua Glória.

Mas eles também têm uma relação absolutamente única para com o Senhor Jesus Cristo.

Se eles são capazes de trazer graça e paz, e de cooperar para o estabelecimento vitorioso do Reino de Paz, isso é simplesmente porque pertencem a Cristo, e porque a sua energia é determinada por aquele que nos amou e nos lavou dos nossos pecados com Seu sangue .

Jesus Cristo tem os sete Espíritos , porque o Pai deu a Ele todo o poder no céu e na terra e enviou o Espírito Santo , que não falará de Si mesmo, mas simplesmente glorificará a Cristo.

Que estes 7 espiritos não são meramente éticos, mas potências cósmicas, é evidenciado quando Jesus Cristo é chamado de "o Cordeiro, que tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra ".

Os chifres simbolizam os poderes que esmagam os poderes hostis do mundo e os olhos simbolizam a sabedoria que corresponde ao poder, fazendo lembrar os sete olhos de Zacarias, que correm por toda a terra a cuidar e a superintender todas as coisas.

O Cordeiro que também é o Leão , controlando as potências dominantes no mundo, e aproveitando-as como meios através das quais trabalha.

Este mesmo, que é Leão e Cordeiro, é também o Verbo Eterno , por quem todas as coisas são feitas e sem Ele nada do que é seria .

Ele é "o Primogênito de toda criatura, por quem foram criadas todas as coisas que estão no céu e que estão na terra".

Ele deve, portanto, ter os sete Espíritos, desde o início, Ele não os adquiriu pela sua Encarnação.

Sem os sete espíritos, Ele seria incapaz de estabelecer o Seu Reino, ou cumprir as Suas promessas poderosas .

Os Sete Espíritos e a Cabala

Na vida interior de Deus, os sete Espíritos são as potências incriadas, ou forças fundamentais, que constituem a Glória Divina, mas na manifestação , na relação de Deus com o mundo criado, eles são as potencias cósmicas e criativas do mundo , principios tanto da vida natural como da vida histórica do mundo que Deus aproveita como seus instrumentos, órgãos e meios de comunicação.

Esta é justamente a idéia da Teosofia.

Isto é o que a Cabala implica com os seus sete "Sephiroth", isto é o que Bohme designa pelas suas sete propriedades naturais .

Que funções especiais, atividades especiais devem ser atribuídas a cada um dos sete Espíritos?

Aquilo que a Escritura, não obstante as suas sugestões veladas, nos não esclarece sobre estes pontos, os Teosófos tentaram explicar com o recurso ao Livro da Natureza onde cada propriedade é comparada com elementos naturais conforme é exposto na Parte 2 desta Genese .

Os Sete Espíritos e O Livro da Natureza

Na prática, as sete propriedades naturais são redutíveis a uma dualidade , ao contraste entre trevas e luz, entre fogo e luz, entre o mais grave e o mais suave .

Para Boehme cada vida tem um centro "duplo", um Centro Natureza e um Centro de Luz-Vida, que começa com o primeiro e é consumada no segundo e que toda a vida, a fim de concretizar o seu destino, deve nascer duas vezes.

Sem comentários:

Enviar um comentário