Entrega da Lei no Monte Sinai -Ilustração de Gustavo Doré
Parte 7
Criação e Emanação.
A Criação não procede da Divindade
Emanação significa que o mundo é uma necessária radiação de Deus .
A doutrina da Emanação nunca leva a nada que é realmente diferente de Deus e assim nunca saímos de Deus e vista a partir deste ponto de vista, é uma doutrina puramente panteísta .
Böhme, pelo contrário, claramente ensina que a Criação não procede da divindade pura, clara (o Coração e Luz de Deus), mas a partir da Natureza Eterna, ou, como pode ser expresso de forma mais concreta, a partir das sete Propriedades Naturais , a partir da Glória de Deus, da exterioridade em Deus, conseqüentemente, daquilo de que em Deus que não é o próprio Deus e que é activado pelo Fiat creativo.
A macieira e uma mãe grávida
Boehme por vezes dá exemplos que parecem indicar a sua adesão à doutrina da Emanação , como quando fala numa maçã, que cresce em cima da árvore, que não é a própria árvore, mas cresce do poder da árvore e então o mundo teria crescido de Deus, como uma maçã da árvore e é procedente de Deus.
Mas outras vezes Bohme é mais feliz quando nos dá o símbolo de uma mãe, que tem semente em si mesma. Enquanto ela tem semente em si mesma, ela pertence a ela, mas quando uma criança nasce a partir dela , a semente já não é dela , mas passa a ser propriedade da criança. Aqui a ‘outra coisa‘, a independência da Criação, é mais distintamente enfatizada .
Deus produz o Mundo pelas Sete Propriedade Naturais
Visto que Bohme ensina que Deus, através do seu Fiat criativo , produz o mundo por meio das sete propriedades naturais, que são as forças criativas .
Sem comentários:
Enviar um comentário