-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

A Genese segundo Jacob Boheme - 7


Entrega da Lei no Monte Sinai -Ilustração de Gustavo Doré


Parte 7


Criação e Emanação.


A Criação não procede da Divindade

Bohme ensina a Emanação mas também a Criação .

Emanação significa que o mundo é uma necessária radiação de Deus .

A doutrina da Emanação nunca leva a nada que é realmente diferente de Deus e assim nunca saímos de Deus e vista a partir deste ponto de vista, é uma doutrina puramente panteísta .

Böhme, pelo contrário, claramente ensina que a Criação não procede da divindade pura, clara (o Coração e Luz de Deus), mas a partir da Natureza Eterna, ou, como pode ser expresso de forma mais concreta, a partir das sete Propriedades Naturais , a partir da Glória de Deus, da exterioridade em Deus, conseqüentemente, daquilo de que em Deus que não é o próprio Deus e que é activado pelo Fiat creativo.


A macieira e uma mãe grávida

Boehme por vezes dá exemplos que parecem indicar a sua adesão à doutrina da Emanação , como quando fala numa maçã, que cresce em cima da árvore, que não é a própria árvore, mas cresce do poder da árvore e então o mundo teria crescido de Deus, como uma maçã da árvore e é procedente de Deus.

Mas outras vezes Bohme é mais feliz quando nos dá o símbolo de uma mãe, que tem semente em si mesma. Enquanto ela tem semente em si mesma, ela pertence a ela, mas quando uma criança nasce a partir dela , a semente já não é dela , mas passa a ser propriedade da criança. Aqui a ‘outra coisa‘, a independência da Criação, é mais distintamente enfatizada .

Deus produz o Mundo pelas Sete Propriedade Naturais

Visto que Bohme ensina que Deus, através do seu Fiat criativo , produz o mundo por meio das sete propriedades naturais, que são as forças criativas .

Sem comentários:

Enviar um comentário