-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

domingo, 11 de abril de 2010

A Genese segundo Jacob Boheme - 5


A destruição do Levitan -Ilustração de Gustavo Doré

Parte 5

Deus e o Mundo criado.


A Criação

Deus quando cria significa que Ele energiza um objeto eterno, mas também produz uma vida fora dele, um mundo espiritual mesmo contra Si próprio em relativa independência e um mundo natural como uma qualificação e pressuposto para o mundo espiritual .

Ele produz um mundo para ser desenvolvido da imperfeição para a perfeição, um desenvolvimento que acontece ao longo do tempo , conseqüentemente gradual e fragmentado, bastante diferente da Glória de Deus ou o Céu Incriado, que é produzido pelo trabalho interior de Deus, e permanece em perfeição absoluta de eternidade a eternidade.

O Céu Incriado é uma vida indissolúvel, o mundo criado é uma vida solúvel (mas que com a ajuda divina pode evoluir para a indissolubilidade) .
Enquanto a energia eterna que flue dentro de Deus depende de uma necessidade do seu Ser, a criação deve depender de um livre arbitrio .
Era possível Deus não ter criado, no sentido de que a criação não é necessária para o seu Ser metafísico perfeito ou para a Sua Existência.

Criação e Amor

Porque criou Deus então o mundo, pois Ele não o criou para a Sua própria perfeição?

Bohme responde: "Só podemos dizer em resposta a isso que era prazer da Trindade ter crianças à Sua própria imagem" .

Por conseguinte, Deus criou o mundo a partir do Amor, visto que Ele concebeu a idéia de uma outra existência, que não é Deus, mas que precisa de Deus, e é capaz, através de uma entrega voluntária e abandonada , de ser transfigurada à semelhança Dele .
É impossível para a Glória e o Amor se manifestarem a menos que haja algo que precisa dessa Glória e desse Amor.

Existe aqui uma interacção entre Criador e criatura , a criatura é livre mas ainda indefesa, carente, pobre,faminta e sedenta pela liberdade e plenitude de vida que só Deus lhe pode dar e o Criador por sua vez pode receber da criatura uma auto glorificação derivada .

Deus cria o mundo com liberdade perfeita.
É com o prazer de Sua boa vontade que o cria.
Ele não é, por assim dizer, obrigado a criá-lo, embora a criação se harmonize com a Sua essência que é Amor.

Criação e Palavra (Verbo)

"O Deus Eterno, em Trindade criou todas as coisas com e através da Sua Palavra eterna, para fora de si mesmo."

A Criação a partir do nada é rejeitada por Bohme .

Deus não criou o mundo a partir de qualquer material estranho, nem de qualquer outra fonte, mas apenas a partir de Si próprio .
Deus possuía em Si mesmo, desde toda a eternidade, os meios para esta sua criação.

Ele criou o mundo a partir da Natureza Eterna, na qual há uma multiplicidade incontável de forças e a partir da Sabedoria Eterna, na qual há uma multiplicidade incontável de pensamentos.

"A Sabedoria é o verdadeiro caos divino, onde todas as coisas se encontram, ou seja, uma Imaginação Divina, em que as idéias da criação existem desde a eternidade á semelhança divina , não ainda como criaturas, mas na semelhança, como quando um homem contempla seu rosto num espelho. "
Em sua Sabedoria eterna, Deus tem a forma para o mundo criado, em sua Natureza Eterna tem a sua matéria, não como se houvesse matéria em Deus, mas sim uma potência energética, que é a origem ,a fonte da matéria.

Podemos também dizer que o mundo é criado, de acordo com a visão Bohme, de acordo com as sete propriedades naturais que compõem a Glória de Deus, e que contêm em si a mediação da Idéia-Sabedoria e da Natureza.

Criação e Sabedoria

É possivel distinguir a Sabedoria-Plano, onde Deus vê o mundo criado como futuro, da Sabedoria Essencial , que é pura vida e actualidade e a condição indispensável para o Céu Incriado mencionado na Parte 4 .

A idéia do mundo, a idéia da Criação é, pelo contrário, "sem vida e sem ser", e só ganha vida e actualidade/existência, depois de ser concretizada .

A Criação é essa passagem de 'Plano' a 'ativação/materialização'.

A ideia do mundo (=Sabedoria-Plano) não é o Céu Incriado, porque então o corpo de Deus (= a substância de Deus) seria o mundo criado.
Não pode, contudo, haver uma dupla Sabedoria em Deus, que deve ser a mesma sabedoria. Sobre este ponto, Böhme não nos dá novas orientações.

Nota :
A Sabedoria tem várias etapas e cada etapa tem um nome , do Abismo –Caos sai o Espelho Sabedoria , depois da Divindade se ver ao espelho descobre que tem um Corpo , a Sabedoria Essencial , a Glória de Deus , o Céu Incriado e faz um Plano Sabedoria para a Criação.

O único modo em que podemos visualizar esta diferenciação , é que, quando Deus, agarra o plano/pensamento de uma outra existência fora de si, este também se lhe deve mostrar na objetividade para dentro ou seja, Ele vê/percebe que isto corresponde a uma realidade Sua interna.

A Sabedoria está no princípio da criação porque Deus primeiro cria a Sabedoria que é o Espelho antes de iniciar a criação.
A Sabedoria está no fim da criação porque é o próprio produto da criação.

Deus, como um arquitecto, antes de começar a construir faz um plano da criação.
Quando Deus termina a criação, aquilo que ele criou foi a Sabedoria.
A Sabedoria passou de Plano para Concretização por meio do espelho no qual Deus se observa. Então Deus cria aquilo que está a ver ao espelho , « como quando um homem contempla seu rosto num espelho. »

Ou seja, Deus já existia, tal como se diz acima: « Deus possuía em Si mesmo, desde toda a eternidade, os meios para esta sua criação.» , não se cria a partir do nada (ex nihilo) porque Deus é eterno , já existia antes. É esse 'antes' que Ele vê no espelho.

Só que Deus não tinha 'consciência' de que existia.

Deus não tinha 'consciência' de que tinha um corpo.

Verdadeiramente, Deus não cria um corpo para Si, pelo contrário, Deus 'toma consciência' que tem um corpo ao ver-se ao espelho da Sabedoria (a esta tomada de consciência , chama-se a Criação de Deus ) .
Tal como alguém que nunca se viu a um espelho, quando esse alguém se vê no espelho pela primeira vez,toma consciência de si próprio , 'cria-se' por assim dizer .

Ele contempla em sua Sabedoria Essencial ou Céu Incriado, não apenas uma infinita riqueza da realidade eterna, mas também uma riqueza infinita das possibilidades eternas de criar a partir desta Sua Totalidade, um mundo fora de si ,ganhando assim uma Glória derivada.

A Sabedoria Essencial certamente inclui muito mais do que o Plano do mundo .
Deus tem a sua própria substância e a sua própria glória, independentemente da glória que Ele é capaz de outorgar a si mesmo num mundo criado.

A riqueza de glória na vida interior de Deus também contém recursos ou meios para a criação de um mundo fora de Deus.

Esta ideia-plano do mundo é descrita, no Antigo Testamento, como uma objetividade que se exibiu a Deus antes dos tempos do mundo real.

Como uma donzela virgem esta ideia brincou , desde o início, diante de Deus em Sua terra, não a nossa terra , que então era inexistente, mas a terra de Deus.

Antes dos tempos deste mundo, ela se mostrou diante de Deus, na Natureza Eterna, no Céu Incriado, e revelou-lhe, em um círculo de visões, tudo o que se podia tornar real no futuro seja a natureza ou o mundo do espírito, se Ele quisesse , se Ele decidisse conceder sua ratificação a essas visões ainda obscuras e transitórias por ela invocadas diante Dele, se Ele decidisse passar o inexistente a existente .

Acima de tudo, a ideia ‘donzela virgem’ revelou-lhe a criação linda que poderia vir a ser a Sua imagem, o elo entre a natureza e o espírito e em que ela encontrou o seu maior prazer,o Homem .

Sem comentários:

Enviar um comentário