-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

A Genese segundo Jacob Boheme - 6

A descida do Espirito -Ilustração de Gustavo Doré



Parte 6

Criação e Cosmogonia.

O mistério insondável.





A Cosmogonia (A Criação do Cosmo)

Em certo sentido, todo o mundo, com estrelas e elementos, homens e espíritos, pré-existia em Deus, embora não de uma forma palpável e tangível.

Ele estava em Deus, como Böhme expressa, "essencialmente," mas não "corporalmente".

Todo o Universo estava dentro da Sabedoria de Deus como um Espelho de Amor e a Sabedoria tinha prazer nessa imagem . Mas agora, quando a vontade de Deus se exprime pela Palavra e pronuncia o Fiat eterno, surge uma coisa nova.

O que estava em Deus implícitamente ligado pela unidade agora sai pela separação, em fragmentos e na divisão.

Aquilo que é desconhecido na vida interior de Deus, começa agora a mostrar-se.

Criaturas se manifestam umas a seguir às outras ; toda a sua vida está em movimento, nas relações de sucessão e independência mútua, ou seja, nas formas de tempo e espaço, enquanto que em Deus e no Céu Incriado, tudo está num eterno "agora" e "Aqui", em que noções de "perto" e "distante" são desconhecidas, onde começo, meio e fim são misturados no círculo da eternidade.

No mundo das criaturas, começo, meio e fim caiem fora uns dos outros e precisam ser harmonizados.

Consequentemente, temos aqui uma forma inteiramente nova de existência, que nos preenche e surpreende .

Não só as sete propriedades naturais, mas mesmo o Deus Uno e Trino, Pai, Filho e Espírito Santo, aqui manifestam-se pela separação e, por assim dizer, na divisão, pois Deus mostra-se em vários momentos de revelação, onde começo, meio e fim estão fora uns dos outros.

Não devemos , contudo, supor que a vida interior e abençoada de Deus seja perturbada por esta nova forma de revelação exterior , ou que, por força da saida de Si próprio destas forças e poderes inumeráveis, Deus assim as possa perder ou fique mais pobre , porque a Sua profundidade é inesgotável.

Como uma analogia, podemos pensar de um homem que transmite seus pensamentos aos outros e publicar trabalhos e produzir efeitos externos, sem que, por essa razão, ser obrigado a perder o seu pensamento ou força produtiva.
Pois Ele pode manter dentro de si as capacidades produtivas e manter uma vida própria secreta .

A Criação do Paraíso

A Criação é inseparável da Cosmogonia.

O mundo é criado por Deus pelo Fiat eterno, mas, no entanto, pode-se dizer que o mundo é nascido "para fora de Deus," se esta frase "para fora de Deus" for entendida corretamente.

Não deve, em caso algum, ser confundida com o nascimento do Filho do Pai. O Filho não é criado, Ele é Deus de Deus, Luz da Luz.

O mundo, apesar de ser tirado de Deus , não pode ser chamado de Deus, mas sim é a Palavra expressa de Deus, é um espelho do Espírito, o qual é chamado Deus , onde o Espírito se manifesta.
O mundo não surge imediatamente de Deus, mas a partir das sete propriedades naturais, do que é a externalidade em Deus.

Surge numa passagem da não-existência à existência, da possibilidade à realidade.

É gerado a partir do Centro Natureza como sua matriz, a partir das propriedades naturais inferiores e formado pelas propriedades naturais superiores , enquanto a Vontade Eterna criativa preside ao Todo e compreende o conjunto, sendo que a Natureza Eterna e a Ideia Eterna-Sabedoria são apenas os instrumentos dessa Vontade.

Deus só pode criar uma coisa viva, cada coisa viva deve, então, desenvolver-se.

Assim, pois , a vida no mundo avança por sucessivos nascimentos continuos.
Assim como todas as criaturas são originadas pelo eterno Centro Natureza, assim também cada ser vivente tem o seu próprio parcial Centro Natureza ou "Roda do Nascimento", e tem que se desenvolver a partir daí, crescer e desenvolver-se, de acordo com o destino que lhe é atribuído pela Sabedoria.

Surge assim, na criação, um número incontável de Centros ‘relativos’ , de vontades particulares, que se determinam cada uma de acordo com a sua própria personalidade.
Ainda assim, nenhum conflito ou confusão ocorre aqui.

A Unidade da Sabedoria regula tudo e neste início da Criação, antes da queda de Lúcifer, tudo está ainda em "temperatura".

Muitas vezes encontramos em Bohme o símbolo de um campo cheio de flores num dia ensolarado de verão. Cada uma das flores tem sua própria cor distinta. Mas elas não estão em conflito umas com as outras , elas servem sim para aumentar a glória umas das outras. Esta é uma parábola da criação terrena num estado de ‘’temperatura’’.

Toda criatura é formada pelas sete propriedades naturais, mas alguma das sete pode ser principal , fundamental em cada criatura, em cada individualidade, sem que seja necessário rejeitar as restantes .

Algumas criaturas têm mais caracteristicas de rigidez e são mais ligadas ás propriedades mais baixas , outras têm mais caracteristicas de gentileza e luz e mais ligadas às propriedades superiores .

Mas, desde que a Criação deixou de estar à ‘’temperatura’’, Deus revela-se em algumas criaturas segundo o poder de Sua ira, Sua força grave e terrível, em outras pelo carácter de Seu Amor.

O Insondável Mistério

Boehme considera a criação como um mistério insondável.

O que ele considera incompreensível é o primeiro movimento para a criação da parte de Deus que é imutável desde a eternidade.

Quando o próprio Deus se move para a criação, um começo é iniciado , mas como pode alguma coisa começar no imutável , onde o tempo não existe?
"Como é possivel ", pergunta Böhme, "que Deus se tenha movido , quando, Ele é um Deus imutável?"
Bohme também acha incompreensível o que tem sido chamado de transição, o salto do infinito ao finito, do círculo da eternidade à divisão temporal e sucessiva , do movimento circular ao movimento linear.

O Panteísmo trata este assunto com muita leveza, ao negar o problema da criação e simplesmente aceitar um universo eterno, onde a variável já existia desde a eternidade, juntamente com o imutável, o temporal com o eterno, por negar a realidade do mundo, olhando o temporal como um fantasma, que tem apenas um valor diminuto para o pensamento. Bohme não pode tratar o assunto de forma tão leve.

O enigma para ele é a transição, a transposição efectiva do essencial para o substancial, daquilo que estava na eternidade, sem começo, numa coisa com começo , uma coisa em movimento, em verdadeiro auto movimento e auto incorporação existêncial .

Este é o maior milagre que operou a Eternidade , que moldou o eterno em espiritos corpóreos (na verdade, e, de fato, fisicamente existente) , que nenhum entendimento pode apreender, nenhum sentido perceber nem compreender.

O núcleo do mistério está contido no Fiat criativo.

Não obstante a oposição de Bohme sobre a criação a partir do nada , ele parece forçado, num certo sentido, de recorrer a ela aqui.

A partir do nada , significa: "só pela magia da Palavra e da Vontade ‘’ sem excluir a possibilidade de haver essências eternas em Deus, que sofram uma alteração ou transposição por esta magia da Palavra e Vontade.

Dr. Walther tinha perguntado "Donde a alma procede originalmente no início do mundo?"
E Bohme responde: "Nenhum espírito criado pode postular-se ,nem, portanto, pode entender-se. Nós sabemos quem foi o nosso Criador , mas não sabemos como nos fez . A criança conhece seu pai e sua mãe , mas não sabe como seu pai a fez . A alma cresce como um ramo da árvore da humanidade, mas o primeiro movimento para a criação não é para ser nomeado. É um mistério que Deus tem reservado para si mesmo .
Para aqueles que se debruçam sobre o mistério da Criação, Bohme recomenda paciência, humildade e obediência, sem as quais "a nossa procedência de Deus não serviria de nada."

Ninguém deve subir acima da cruz, do mistério insondável, pois assim fazendo vai cair no inferno do Diabo.
Deus quer ter filhos , quer ter crianças ( pacientes ,humildes e obedientes ) perto dele, e não senhores , que se querem pôr em pé de igualdade com Ele e entronizar o seu entendimento em vez do Dele.

É absurdo atribuir autonomia absoluta a uma criação que nasce de um abismo obscuro natural, e é continuamente apoiada por uma base obscuro natural (de que nunca se tornará mestre e que nunca conseguirá compreender ), e que, depois de existido nesta terra por vários anos, está novamente a ser extinta na noite da morte, totalmente ignorante se esta noite será o fim ou um novo despertar.

Nascimento e morte assim como o lado noturno da nossa existência, estabelecem o fato de que Deus não tem senhores, mas crianças.

O que a estes pretensos senhores falta, e o que falta a todos nós, é o Ser Auto Existencial , que pertence somente a Deus.
Só Deus possui autonomia absoluta.
Quem não tem essa Auto existência , deve, segundo Böhme, possuir humildade.

Sem comentários:

Enviar um comentário