-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

terça-feira, 6 de abril de 2010

A Genese segundo Jacob Boheme - 4


Anjo aparecendo a Josuá -Ilustração de Gustavo Doré



Parte 4

A Trindade Real

A Glória de Deus
O Céu Incriado

Todo o processo natural, que foi indicado, serve de base para a manifestação da Trindade.

Começámos com o Abismo, o Caos sem ‘consciência’ , sem Plano em que uma vontade surgiu. Esta Vontade procurou e encontrou um espelho (Idéia Eterna- Sofia –Plano ), em que contemplou a possibilidade de se tornar tripartida numa Totalidade infinita.
Mas não havia, ainda, nenhumas diferenças-contrastes reais na Divindade .
O conjunto era simplesmente uma Magia, uma mera imagem.

Para haver vida, realidade e desenvolvimento real, havia a necessidade de um Contrarium .
A Vontade Eterna seguindo o Plano -a Sofia -Idéia, exterioriza-se e assim a vida ganha actualidade, definição e atributos.

Na medida em que a Vontade Eterna se entroniza como Senhor do Fogo a Divindade existe como o Pai.
Na medida em que a Vontade Eterna se constitui como Senhor do Principio Luz , que reúne em sua unidade a plenitude do poder que procede do Pai, a Divindade existe como o Filho.

Sem o Filho, o Pai seria apenas um vale escuro.
Mas o Pai, em seu anseio infinito de manifestação e de amor, gera o Filho por meio do fogo (através da Quarta propriedade natural), através do Relâmpago, gera-o como a Palavra do Poder .

Quando o Pai é contemplado sem o filho,a Sua caracteristica é a gravidade. O Filho é a gentileza, é o coração do Pai, Amor, Luz e Beneficência.
O Filho desbloqueia um Segundo Principio e é, por assim dizer, o zelador da Santíssima Trindade. Pois é quando o Filho desbloqueia o Segundo Principio que o Amor se torna uma corrente que flui e tudo pode ficar no fogo do amor puro e celeste. Ele reconcilia o Pai austero e irritado e dá-lhe Amor e compaixão.
Só em Sua união com o Filho o Pai é amor e compaixão pois no centro do Filho não há nada mais que pura alegria e amor .
Mas a partir do Pai e do Filho resulta o Espírito, porque, quando o Amor nasce no Pai, assim como no acender da Luz na Quinta Propriedade , de lá sai um Espírito, rico em amor, cheiroso, e de sabor agradável.

O Espírito é a Vontade Eterna, na medida em que esta se define como Senhor sobre os princípios de fogo e luz na sua união e desenvolve, forma e modela a multiplicidade que está contida no Filho, confirma e ratifica o eterno Nascimento da Trindade. O Espírito Santo é um artista (Escultor, Modelador) que forma, modela e preenche.

E assim Deus é um Ser único inseparável mas triplo na variedade das pessoas, um Deus, uma vontade, um coração, um desejo, uma alegria, uma beleza, um Senhor, uma onipotência, uma Plenitude de todas as coisas, sem princípio, sem fim

Três centros de Vontade vs Três Pessoas

Bohme implica, consequentemente, que a Vontade Eterna que surgiu do Abismo, desdobra-se em multiplas personalidades , por meio da Natureza Eterna. Ela anseia pela unidade. Há somente um Deus, apenas uma Personalidade absoluta.

Mas numa Personalidade absoluta , existem três centros de Vontade , três centros de manifestação, três fontes de movimento .
Até chegarmos à idéia da Natureza Eterna não podemos falar de três pessoas ou centros. Estes estão simplesmente se olhando no espelho como possibilidades.

Eles podem ganhar manifestação como Centros apenas através da Natureza Eterna, o que implica multiplicidade e o cumprimento da função própria e característica de cada uma das três Pessoas.

A Glória de Deus

Mas para Deus ,o único Ser central nos três centros de manifestação, existe uma Periferia infinita, que é uma quarta parte da Trindade.
Bohme ensina que em Deus não há simplesmente um Ternário, mas também uma Quaternário.
Por Ternário estamos pensando agora da Trindade, e não de outros Ternários ( Negativo e Luminoso ) que têm sido discutidos no processo da natureza.

Mas um quarto elemento pertence à Trindade, não uma quarta pessoa, mas uma coisa impessoal, que é diferente de Deus mas inseparável Dele , o produto eterno que é desenvolvido através do processo e que já falamos como a 7º Propriedade Natural, a Glória de Deus, o Céu Incriado, que Bohme vezes também designa como Essencial, isto é, quando a Sabedoria ,o Plano se torna real , a Donzela que nada gera , mas apenas reflete o Deus TriUno, a Sua imagem e toda a Sua riqueza adquirida .

No " Ainda Mistério " a Donzela está diante de Deus e exibe-Lhe todos os seus prodígios ocultos mas agora ela brilha já manifestada .

A teologia geralmente conta apenas três em Deus - o Pai, Filho e Espírito Santo e parte imediatamente para a criação do mundo, mas Bohme acrescenta a estes três um quarto que é a Glória de Deus, o Céu Incriado de Deus e só agora podemos começar a falar do mundo criado.

Mistério e Revelação

Em harmonia com a exposição acima, devemos fazer uma distinção, mesmo na manifestação interior Divina, entre o interno e o externo, o esotérico e o exotérico, entre mistério e revelação.

O interno é aquele ‘mistério primordial ‘ em que Deus existe, digamos assim, apenas em auto-contemplação mística e na visão magica no espelho , na sabedoria tranquila, onde Deus, na introspecção pura, só conversa consigo próprio , sem se expressar, ou melhor, simplesmente pondera dentro de si aquilo em que se pode tornar ( logos).

O externo é a ‘manifestação‘ através da Natureza Eterna, onde a vontade é activa, onde Deus se expressa na Palavra, como a Palavra do Poder .
Deus é o Deus verdadeiro apenas quando Ele é a unidade do interno e externo, do mistério e da manifestação.

Há aqui uma eterna saida e uma eterna entrada. Deus eternamente sai fora da sua interioridade para se manifestar em externalidade e desta externalidade Ele retorna novamente, enriquecido, para a tranquilidade interior .

Isso, no entanto, Bohme não explica de forma mais completa, porque é impossível para nós conhecer a Deus fora da natureza.

Fora da natureza, a Divindade é chamada de Majestade, mas dentro da natureza Ele é chamado de Deus TriUno em Pai, Filho e Espírito Santo .
Bohme nada reconhece vivo , a não ser na natureza, com concretas diferenças e variedades.

Sem comentários:

Enviar um comentário