-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

A Genese segundo Jacob Boheme - 15

A Anunciação - Ilustração de Gustavo Doré


Parte 15

Reconciliação e Redenção por Cristo A Incarnação
O Novo Adão


Cristo segundo Boehme

Boehme está na linha de pensamento com a doutrina da Igreja relativamente ao Cristo histórico e aos acontecimentos por Ele vividos .

Ele vê em Cristo, o grande mistério divino , Deus manifestado na carne.

Pela Incarnação, surgiu uma Pessoa com Divindade e Humanidade, com a essência de Maria e com a essência de Deus.

O Ser de Deus e o ser humano tornou-se um ser, uma Plenitude (Pleroma) de Deus.

Para Boehme, Cristo é o Novo Adão, que vê assim restaurado o que tinha sido perdido em confusão pelo primeiro Adão.

A Incarnação

Segundo Boehme , Maria é a Arca (o útero) da Nova Aliança entre Deus e o seu povo onde Cristo, o Novo Adão nasceu e só foi virgem quando a Virgem Sofia celeste desceu sobre ela e a impregnou .

Ela concebeu quando disse ao anjo da Anunciação : "Seja em mim segundo a tua palavra!"

O Verbo eterno juntamente com a Virgem Sofia celeste e o poder do Espírito Santo, transformou-se em sua carne e sangue, e o Fiat Divino se estabeleceu como sua matriz.

O Verbo eterno, que passou para ela e se tornou carne, não deixou , por essa razão, de residir no Pai, não havendo pois qualquer separação.

A Palavra/o Verbo juntou-se à Sofia celeste e entrou em Maria que assim se tornou virgem .

Durante nove meses, Jesus foi moldado em seu ventre, um homem completo, com alma, espírito e carne.

A criança possuía, ao mesmo tempo, a essência de Sua Mãe Maria, a essência da Palavra e da Virgem Sofia Celestial.

Mas toda essa concepção e nascimento foi sem pecado.
Maria tornou-se assim uma donzela absolutamente pura, atingiu a virgindade perfeita, porque ela se revestiu da Virgem Sofia Celestial, que tinha penetrado nas suas essências.

Mas não devemos esquecer que, apesar de toda esta exaltação, ela só podia ser justa e ser salva através de seu Filho.

A alma de Cristo é da Essência da Virgem Maria

Segundo Boehme a alma de Cristo não veio do céu mas é da essência da Virgem Maria, e tornou-se absolutamente penetrada e permeada pela Palavra Eterna e da Virgem Sofia celeste .

"O que seria se Cristo trouxesse a sua alma com ele do céu? Em que se tornaria então a promessa relativa à semente da mulher quebrar a cabeça da Serpente? Pois então, de fato, Ele teria sido incapaz de ser como nós, de ser tentado em todos os pontos como nós, teria sido incapaz de sofrer em nosso lugar e de suportar os nossos pecados. Então ele não teria se tornado o nosso irmão, não teria se tornado o Filho do Homem ".

Cristo é Filho de duas Virgens

Cristo é, portanto,o Filho de 2 Virgens , a terrena Virgem Maria e a celeste Virgem Sofia , que se uniu a Maria.

Mas, a partir de outro ponto de vista, podemos empregar outra metáfora, e dizer que a Virgem Sofia celeste está casada com Ele, está indissoluvelmente unida a Ele.

Foi esta Virgem celeste ou a Idéia que abandonou Adão quando ele se tornou infiel a ela, a noiva de sua juventude, quando ele caiu e a imagem Divina o deixou , e que, posteriormente, se revelou a ele por distantes visões que despertaram seus desejos.
Esta Idéia ou Sofia celeste entrou no segundo Adão, cuja tarefa é restaurá-la em nós .

Cristo vs Sofia

Como é que a relação entre Cristo e a Virgem celeste deve ser compreendida?

Alguns dizem que, na realidade, a Virgem não é distinguível de Cristo, e que ela é o próprio Cristo, que na Escritura é chamado Sabedoria.
É, de fato, inegável, de que Cristo se designa como Sabedoria e que Cristo é ‘’Deus tornado Sabedoria. "

Mas a Sabedoria pessoal subjectiva, a Palavra que se manifesta e se revela com o Pai é uma coisa, a Sabedoria impessoal e objetiva que é serva da Palavra, é outra coisa.

Esta Sabedoria objectiva é para Cristo, igualmente um Plano de acção a seguir para realizar a missão a que está destinado , é um espírito imagem, sempre pairando sobre ele, e onde Ele se vê como num espelho ou céu interior, onde Ele contempla as visões do Reino de Deus, vê o verdadeiro mundo ideal, o ideal do homem e da Igreja, vê o seu próprio ideal como o chefe da raça humana, que Ele está aqui para realizar .

Quanto melhor a Sofia celeste estiver unida com um homem, e ganhe vida e poder sobre a sua personalidade, mais fácil será dizer desse homem, que Cristo habita pela fé em seu coração e que ele vestiu o seu fato de casamento .

Sofia, o Génio celeste de Boehme

Para Boehme a Sofia celeste é o seu gênio celeste, dada a ele pelo Senhor para o conduzir e dirigir, ela protege-o das adversidades e nunca o abandona .
Ele lamenta que nem sempre pode abraçar e segurar a Virgem, pois o seu coração às vezes cai em pecado.

Para Böehme a Sofia é a Idéia do mundo, que não é diferente da donzela Idéia do Reino de Deus, e que, antes da criação, brincou diante de Deus, casou com o homem, criado à imagem de Deus, retirou-se dele por causa do pecado, foi restaurada nele por Cristo, e agora individualiza-se em diferentes personalidades humanas.

O novo Adão

Como o primeiro Adão, antes da queda , era andrógino, assim também deve ser o segundo Adão.
Não no sentido físico mas no sentido de estar unido a Sofia.

Depois da formação do mundo externo, Cristo era um homem.
Quando a Palavra ,o Verbo se revestiu de carne, uma das duas formas tinha de ser selecionada, a masculina ou a feminina.

Cristo era para ser um herói, um guerreiro, o Triturador da Serpente, por isso Ele assumiu características masculinas, mas é claro que Cristo, num sentido espiritual,era andrógino, pois Ele foi destinado a restaurar as propriedades da "temperatura" e para nos conduzir a esse patamar da vida ", onde não há nem homem nem mulher" .

O amor de Cristo não seria o completo Amor , se este Amor, tivesse apenas as propriedades do homem e não as da mulher também.

Cristo simboliza o Amor Divino

O Amor Divino é retratado na Bíblia, não só como o amor de um pai, mas também como o amor de uma mãe.
E Cristo diz a Jerusalém: "Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas" (Mt XXIII. 37). Aqui temos mais certeza a metáfora do amor de mãe, na sua solicitude infinita.

Dificilmente será posta em dúvida por qualquer um que Cristo, depois da ressurreição, é andrógino, mesmo num sentido físico.

Sem comentários:

Enviar um comentário