-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

A História dos 10 Touros -Parte 8



VIII. AMBOS ,O BOI E O EU DESAPARECEM


PROSA
Todos os sentimentos ilusórios, bem como ideias de santidade desapareceram de sua mente.
Ele não mais permanece no estado de "Eu agora sou Buda," e ele passa rapidamente para o estado de "E agora eu me livrei do orgulhoso sentimento de "Eu nao sou Buda".
Se centenas de pássaros agora espalhassem flores pelo seu quarto, em louvor,ele apenas se sentiria envergonhado de tal.



POEMA
Chicote, corda, Boi e homem, todos pertencem ao Vazio.
Tão vasto e infinito é o céu azul, que nao existe qualquer conceito que o possa descrever.
Por sobre um fogão chamejante, um floco de neve não pode subsistir.
Quando este estado mental é alcançado,
Chega finalmente a compreensão do Espirito dos velhos patriarcas.



Nota :
Esta Historia tem origem em 8 desenhos Taoistas que mais tarde foram acrescentados por mais 2 desenhos por um mestre Budista, assim a história original acabaria nesta parte 8 .
A diferença dos 2 desenhos extra ver-se-á mais tarde mas tem a ver com a maneira de encarar a União com Deus , ou em Contemplação Eterna ou num Regresso ao mundo numa perspectiva diferente .


COMENTÁRIO
Nesta parte tudo desaparece. A dualidade desaparece. 0 sagrado desaparece.
E onde há Buda não deve ficar ,onde não há, há que passar depressa sem olhar para trás.
Na parte 7 é dito que permanecia ainda um Eu consciente ,esse Eu estava no ‘plano dos Budas ‘, logo que se consegue sair desse plano entra-se na parte 8 onde nada existe mas tudo é claro e evidente. Afinal quer o rapaz ( Eu ) que procurava o Boi ( Eu verdadeiro )não existem mesmo,era tudo uma ilusão. Esquecemo-nos de nós , dos outros, de tudo, apenas um circulo permanece. Este desenho 8 é a experiencia do zen.
Sem esta experiência, o treinamento continua, claro, mas nada mais a do que um simples treinamento. Com esta experiencia do desenho 8, surge um mestre.

Este desenho do circulo quer dizer: abandone corpo e mente e tudo desaparece.
Na realidade, esta vacuidade é o verdadeiro Eu Mesmo .
Sem a vacuidade, existem sempre eu e o outro, a pessoa permanece na dualidade.
O circulo representa o Eu, e tambem o verdadeiro Si Mesmo, a saber nem corpo nem mente.

Quero insistir sobre o fato que não é o treinamento corn o boi, tal como descrito dos desenhos 1 a 7 que é importante. Durante este periodo, passando por todos estes estados, voce pode treinar não importa onde, até num mosteiro, sem todavia aceder a este estado 8.
Este estagio 8 sómente pode tomar lugar num campo de batalha, é uma questao de vida e morte. Nao se trata de um estudo sistemático, mas de ter a experiencia do sofrimento, do desespero mais profundo, de ultrapassar os limites de seu corpo e mente.
É preciso sofrer a impermanência do mundo para despertar seu corpo e mente e isto leva tempo. Se muitos peixinhos mordem o anzol,os grandes peixes não aparecerão senão ocasionalmente. Ora, precisamos de um grande peixe! Este "grande peixe" pode ser considerado como "um general zen" que nao tem necessidade de se cercar de numerosos soldados ou oficiais de elite, um ou dois generais são o suficiente.

Existia na China antiga um Mestre chamado Gozo Hoyu ( 594-657) que era um homem de grande virtude e respeitado por todos , até os passaros recolhiam flores e lhe as traziam.
Após a sua Iluminação , os passaros deixaram de lhe trazer flores . Porquê ?
Se a pessoa inspira sentimentos de grande pessoa , de pessoa de alta virtude , então não é real. Uma pessoa que atingiu a Realização não parece grande de todo , por isso os pássaros deixaram de o ver, pois ele tornou-se invisivel para eles e se tornou em alguém que está em todo o lado e não está em lado nenhum , na imagem do circulo .

Por sobre um fogão chamejante, um floco de neve não pode subsistir.
Isto significa que tal como o floco de neve não deixa rasto e depressa se evapora , assim é esta pessoa Iluminada , não existe lugar para pensamentos discriminatórios ou juizos de valor .

Sem atingir esta parte 8 não há sentido em toda a pratica anterior , só aqui se resolve a questão sobre o sentido da existencia , do ciclo vida-morte e se obtém a verdadeira Paz interior.



Sem comentários:

Enviar um comentário