-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

História dos 10 Touros-Parte 7



VII.
BOI TRANSCENDIDO, APENAS O EU


PROSA

Nesta fase do Caminho nao existem dualidades.
0 Boi é seu Eu verdadeiro ou Eu Original: isto foi o que ele agora constatou.
Uma armadilha não se torna mais necessária uma vez que o coelho tenha sido agarrado,uma rede é inutil quando o peixe está aprisionado.

POEMA

Usando o Boi, ele foi capaz de atingir sua Casa,
Mas eis que agora o Boi desapareceu
e sózinho e sereno ele repousa.
O sol, vermelho como um tição, percorre o céu.
Enquanto que ele sonha placidamente debaixo do telhado de colmo.
Agora não são precisos nem o chicote nem o cabresto do Boi.

COMENTÁRIO

Após práticas continuas e persistentes eis que nos encontramos na Parte 7 ‘ Esquecendo o Boi ‘, mas o que significa ‘esquecer o Boi ‘ ?
Durante o processo até aqui houve várias provas e conhecemos a alegria de passar por cada uma delas ou a angustia de não conseguir ultrapassar alguma.
No inicio da nossa procura do Boi ( Eu Verdadeiro ) começámos por ter consciencia apenas do nosso Eu e na Parte 6 foi dito: "Você monta o boi e quer fazer o seu caminho lentamente para casa."
A palavra "quer" transmite o significado que você tenta ir para casa, mas não pode. E porquê ? Porque ainda há um Eu que está olhando para o Boi. Quando se acaba com esse Eu que está olhando ,vamos realmente entender que chegámos a casa e se dá inicio à parte 7 .

É importante ter tido a experiência de por uma vez se ter esquecido completamente o Eu durante a parte 6 .
Então o Boi desaparece e a pessoa não tem mais nada a fazer.

Na parte 6 quem procurou ( O Eu = rapaz) funde-se no Boi – Eu verdadeiro e pode dizer-se que deixa de haver uma consciencia dualista e passa a existir na Parte 7 uma especie de ‘vazio’ nessa ‘ transparencia ’ unificante .
A sublimidade deste vazio está para além da expressão verbal.
É um mundo que só pode ser saboreado por experiência real.

Na parte 7 as práticas usadas no caminho são agora inúteis tal como quando se extraiu ouro da rocha as ferramentas deixam de ter utilidade .

Porém neste vazio fica uma especie de auto-consciência que alguns autores traduzem como ‘a pessoa permanece’ , ou seja existe um vazio de dualidade mas ao mesmo tempo Uma ‘presença’ .

Mestre Roshi manifestou a sua própria experiência, da seguinte forma:
"Em termos de minha própria experiência, durante cerca de uma semana depois da minha Unificação , parecia que todo o meu corpo tremia. È como colocar um peixe na água para nadar, eu era capaz de viver sem qualquer impedimento. Eu me senti muito livre e feliz ,contudo isso não continou por muito tempo . Cerca de 10 dias ou um mês depois o Eu apareceu novamente.
Não era tanto a consciência do Eu egoísta, possessiva, mas sim a consciência de si mesmo. Ficamos conscientes do Eu , isso permanece ainda por algum tempo”.
Ainda não chegámos ao Fim ultimo. Não pode haver desleixo de esforço pois permanece ainda aquela auto consciência do Eu que ‘ não mais precisa de treinar ou domar o Boi’ .

Sem comentários:

Enviar um comentário