-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

domingo, 10 de janeiro de 2010

O Filho Pródigo – Parte 5 – A chegada do Filho a Casa

O Pai avistou o Filho ,correu ao seu encontro e abraçou-o .
O Filho começou a dizer : Pai, pequei contra Ti ,já não mereço chmar-me teu Filho.
Mas o Pai disse : Vamos festejar e fazer um banquete ,porque este Filho estava morto e tornou a viver , estava perdido e foi encontrado .
E todos começaram a festejar.

O Filho saiu de Casa pensando poder criar um Reino seu independente do Pai.
Enganou-se porque o Homem não tem poder de Criação .
Perdeu o Amor do Pai ‘caindo’ no mundo , baixou ao nivel das ‘pocilgas dos porcos’ para aí perceber que o seu destino não era esse e que afinal a ‘sua ‘ casa era a Casa do Pai.
Enfrentou a Cólera do Pai que não abre as portas de Casa a quem a abandonou sem primeiro percorrer um caminho de ‘redenção’ e ‘purificação’ que liberte o Homem das ‘amarras’ do mundo material através de testes á sua firmeza , pureza e coragem nesse caminho doloroso , nessa Cruz da Vida até poder re-entrar em casa do Pai.

Porque só ‘limpo’ do Mundo e das trevas da matéria pode o Filho regressar a Casa.
Para alguns , Deus é uma espécie de luz dentro da nossa alma.
Quando conseguimos afastar as trevas da matéria que enchem a nossa alma podemos ver e seguir essa luz.

Quando estava em Casa não compreendia o valor daquilo que ele tinha: estar na sua Casa . Quando partiu , ou seja, quando perdeu aquilo que ele tinha, passou a compreender o valor daquilo que ele tinha: estar na sua Casa.
Quando regressou , beijou o chão e prometeu a si próprio que nunca mais iria regressar a terra 'estrangeira'.
Mas o Filho não passou a beijar a terra todos os dias quando se levanta de manhã. Quando ele regressou à 'sua Casa' passou a fundir-se com ele de novo.
Daí poder-se dizer que quando se regressa para Deus, Deus desaparece. É a gota de água que regressa ao rio, no fundo da cascata. Passa de novo a fazer parte de Deus, como fazia antes de sair de Deus.
Mas se não regressa a Deus, continua a existir para sempre como entidade independente, mas consumida no próprio fogo do seu egocentrismo para a eternidade no mais fundo do Inferno.

Depois de termos estado longe, e de termos regressado 'à nossa Casa', já não acredito que voltemos a querer partir de novo para longe.
Portanto, o 'regresso' é um regresso ao local de onde partimos. Não é um regresso ao estado de ignorância em que estávamos antes de partir.

Se considerarmos que o homem se pode voltar 360º, e que só um caminho é que leva até Deus, podemos compreender que o ser humano tem 359 caminhos por onde pode ir e que não conduzem até Deus, e só tem 1 caminho que leva até Deus.
Não é de estranhar que poucos vão subir esse monte, e que a maior parte vão para outros lados. Deus decidiu que nós teríamos 100% de livre arbítrio, assim, cada um segue quem quer. A maior parte, uns 99,99%, seguem o 'mundo', alguns poucos, seguem o caminho de 'casa'.

Deus faz parte de nós. Como analogia pode dizer-se que Deus é 90% de nós próprios.
Quem passa pela vida sem se recuperar a 100%, só gozou 10% da vida.
Quem só gozou 10% da vida pode dizer: Não me interessa, mas não me chateei com 'caminhos' e 'subidas', ‘iniciações ‘ e demais problemas !
Mas quem gozou 100% da vida pode dizer: Custou, mas valeu a pena !
Não existe algum autor religioso ou filosofico que tenha dito: Não valeu o esforço!


1 comentário:

  1. Olá Cristiano,

    Gostei muito do seu blog pois estou estudando atualmente Jacob Boehme, e vejo que você fala de seus ensinamentos de uma meneira clara e empolgante.
    Gostaria de saber se você tem algum grupo de estudos, pois me interessa muito compreender os ensinamentos de Boehme de uma forma objetiva e prática, porém a linguagem de Boehme me parece um pouco complexa.
    Um abraço, (e-mail: faleros@uol.com.br)

    Mauro falleiros

    e-mail: faleros@uol.com.br

    ResponderEliminar