-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Lugares Sagrados de Portugal --Ermida e Festa de Santo Antão em Obidos







Tríptico de Hieronymus Bosch no Museu Nacional de Arte Antiga


Um dia Santo Antão tentou esconder-se numa caverna para fugir aos Grandes demónios que o atormentavam.
Mas na caverna havia tantos Pequenos demónios que o seu discipulo teve de o tirar de lá porque esses demónios o tinham morto.
Quando os eremitas se juntaram para chorar a sua morte Santo Antão ressuscitou e pediu aos seus discipulos que o levassem de volta à caverna onde tinha sido morto . Quando lá chegou chamou pelos demónios e eles voltaram para definitivamente desmembrarem o seu corpo . Nessa altura uma luz brilhou e afuguentou os demónios . Santo Antão sabia que a luz tinha vindo de Deus e perguntou : Meu Deus , onde estavas quando os demónios me atacaram ?
Deus respondeu : Estava e sempre estive aqui a ver esta tua batalha e porque lutaste bem e foste persistente nela Eu espalharei o teu nome por todo o lado.



Mosaico na Ermida de S. Antão em Obidos

Domingo 17 de Janeiro 2010 realizou-se a tradicional romaria à ermida de Santo Antão em Obidos.
Festa pagã onde se lembra o culto a S. Antão como padroeiro dos animais .

Subir os 150 degraus para chegar à ermida de Santo Antão é difícil, mas o fôlego e a energia recuperam-se facilmente com o chouriço assado e o vinho da terra, mas também com o convívio e a cerimónia religiosa.

São estas as sensações que levam milhares de devotos de toda a região a reunirem-se todos os anos num local que é também o melhor para contemplar a beleza do castelo de Óbidos.
O padroeiro dos animais domésticos ajuda na subida e os que são fiéis agradecem com o pagamento das suas promessas.

Esta é uma festa em que o religioso e o profano se encontram profundamente ligados. Há um convívio “fraterno e de amizade”, em que algumas pessoas se reencontram e outras se juntam numa devoção anual.

A parte mais religiosa é a da missa, que começou ao meio-dia e terminou bem a tempo de se começar a assar o chouriço para o almoço. A capela de Santo Antão voltou a encher-se para assistir à eucaristia, como já é habitual também.

A igreja foi construída em 1356 e desde essa altura que todos os anos sobem ao monte milhares de pessoas. “Não tanto como antigamente, porque as pessoas tinham mais disponibilidade, mas continua a existir uma grande afluência”.

Manuel Marques veio de A-dos-Cunhados, Torres Vedras, pela primeira vez a esta celebração. Há vários anos que ele e a sua mulher eram convidados pelos amigos, mas só aos 71 anos decidiu participar numa excursão a Óbidos. “Custou subir, mas a bengala e o Santo Antão ajudaram-me a chegar cá acima”, disse. “Se continuar com forças, vou começar a vir todos os anos”, garantiu.

O que mais satisfaz na Festa de Santo Antão é ver gente de várias idades e não apenas de idosos. “Considero de grande importância alimentar aquilo que é tradicional e cultura, intrínseco da nossa gente. Hoje com a sociedade da informação e a influência de outras culturas, a nossa vai-se diluindo ”, comentou um dos participantes .

Como diz a sabedoria popular para cima foi preciso a ajuda de Santo Antão, ao final da tarde todos os santos ajudaram a descer.

Como diria a Sabedoria , tal como diz a história de Santo Antão acima mencionada , quem sobe para 'casa do Pai ' vai por si e o seu esforço é que conta nesta 'subida espiritual ' , o Pai está sempre presente mas para felicitar quem chega como a história do filho pródigo e não para 'empurrar ' ninguém .

Sem comentários:

Enviar um comentário