-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

sábado, 9 de janeiro de 2010

O Filho Pródigo – Parte 4 – Como é o caminho para Casa ?

Vou meter-me a caminho ,vou ter com o meu Pai e dizer-lhe : Pai, pequei contra o Céu e contra Ti, já não mereço chamar-me teu Filho , trata-me como um dos teus empregados .

É fácil este caminho ? Porque não é feito por todos os homens ? Que etapas tem ?
Consideram-se normalmente 2 etapas :
1) O Filho a esforçar-se para abandonar a sua própria vontade.
2) O Filho a completar esse abandono e passar a fazer a Vontade do Pai .
Dante descreveu estas etapas na sua 'Divina Comédia': primeiro o Inferno, e só depois a Purgatório e o Paraíso. Primeiro o Nigredo, e só depois o Albedo e o Rubedo na linguagem Alquimica .
É durante a fase do Inferno-Purgação-Nigredo que o Filho é posto à prova para se ver a sua capacidade de se libertar do Mundo , ex. os 12 trabalhos de Hercules e histórias semelhantes .
É durante a fase do Purgatório-Iluminação-Albedo que o Filho conclui as provas com sucesso e entrega a sua vontade ao Pai .
Uma coisa é 'levantar a cabeça' e ver que se vai pelo mau caminho. Outra coisa, completamente diferente, é pôr os pés a caminho da casa do Pai.
Muitos tomam a decisão e começam o caminho de regresso ao Pai com boa intenção, mas logo desistem quando surgem as primeiras dificuldades.
A esmagadora maioria das pessoas vivem como animais: nascem,comem e morrem. Vivem com a cabeça abaixada para a terra como os animais.
Mas há alguns muito poucos que levantam a cabeça e seguem por caminhos «apartados».
Os 'atalhos' estão bem à vista, mas não são nada agradáveis.
Se o caminho para sair da pocilga fosse sempre a subir, as pessoas davam uns passos na subida e logo começavam a ver as coisas melhores, e a sentirem o ar mais limpo, e a sentiam-se incentivadas para darem mais uns passos, depois de descansarem.Mas o caminho é primeiro a 'descer' e só depois é a 'subir' .
O Inferno é a 1º etapa quando o 'filho pródigo' «levantou-se, e foi para o seu Pai».
Assim, quando as pessoas dão uns passos no 'caminho' as coisas começam a escurecer. Pouco depois vem aquele monstro terrível dos Desejos, e quanto mais para diante, mais tenebroso...
Assim, quem é que se mete pelo caminho??!!
Quando os pássaros ouviram o discurso da Poupa, a cabeça caiu-lhe para a frente e a tristeza alanceou-lhes o coração. Compreenderam, então, quão difícil seria para um punhado de pó como eles retesar um arco assim. Tão grande era a sua agitação que muitos morreram ali mesmo.» Attar - A Conferência dos Pássaros, p. 139.
Isto é verdade! Muitos morrem, só de saberem como é o 'caminho', mesmo antes de darem um único passo!
O que principalmente e mais nos impede é o não estarmos ainda livres das nossas paixões e concupiscências, nem nos esforçamos por trilhar o caminho perfeito dos santos. Basta pequenos contratempos para desalentarmos completamente e voltarmos a procurar consolações humanas. Imitação de Cristo, p. 9
’Garanto-te, se alguém não nascer de novo ,não poderá ver o Reino dos Céus ‘’ Jesus a Nicodemo ( Jo,3,3 )
"A causa porque é necessário à alma, para chegar à divina união com Deus, passar por esta noite escura da mortificação dos apetites e negação dos gostos de todas as coisas, é porque todas as afeições que tem às criaturas são diante de Deus puras trevas, e a alma que estiver vestida com elas não tem capacidade para ser iluminada e possuída pela pura e simples luz de Deus, se primeiro não as afastar de si, porque não se pode juntar a luz com as trevas"
São João da Cruz - S. I. IV, 1.
Daqui se conclui a dificuldade de meter pés a caminho, daí as diversas religiões ,seitas e credos terem desenvolvido técnicas variadas para os seus discipulos perseverarem e não se deixarem abalar pelas dificuldades encontradas , dando soluções para responder e contornar os vários obstáculos do caminho.

Sem comentários:

Enviar um comentário