-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

O Filho Pródigo – Parte 3 – Como se apercebeu o filho que tinha de regressar a casa?


Quando já tinha gasto tudo sobreveio naquele país distante uma grande escassez e ele começou a passar penúria e foi trabalhar para casa de um homem que o mandou para os campos guardar porcos .
Queria matar a fome com a alfarroba que davam aos porcos mas nem isso lhe davam e começou a lembrar-se e pensou : ‘Quantos empregados do meu Pai têm pão com fartura e eu aqui a passar fome!!!Vou meter-me a caminho ,vou ter com o meu Pai e dizer-lhe : Pai, pequei contra o Céu e contra Ti, já não mereço chamar-me teu Filho , trata-me como um dos teus empregados .

A Agonia é quando o 'filho pródigo' «caindo em si» decidiu deixar a vida de trevas em que vivia,na companhia dos porcos, e 'decidiu' regressar ao Pai.

Que sinais temos que ´´estamos fora de casa ´´ ?

Quando estamos simplesmente fora de nós,em cólera ,consumismo obsessivo, lúxuria, inveja, vingança, ciúmes, em suma os 7 e os demais pecados que seguem o homem desde sempre.

As pessoas querem ser aceites na sociedade á ´força´ , andam obcecadas pelo sucesso/exito profisisonal, pelas compras/consumo sem necessidade, pelo ter de ´parecer’ para não ficarem ´mal vistas´ que assim se afastam cada vez mais da casa do Pai e optam por viver num ´pais distante´ .

Como diria Mestre Eckhart as pessoas estão ‘ dependentes ‘ do mundo em vez de viverem livres no mundo.

Porque é que as pessoas passam a vida a procurar algo, a famosa felicidade, o sentido da vida,que as satisfaça ?

Porque na sua dependência do mundo exterior ainda conseguem ter um ´feeling’ interior que lhes diz que ‘este não é o caminho , vamos experimentar outro ‘ e assim por diante até morrerem ou então chegarem à conclusão que é ´dentro de nós ´e não no mundo que está a tão desejada felicidade.

Conclusão essa que pode ser ou não tardia consoante as circunstâncias e as caracteristicas individuais de cada um.

Mais tarde, quando nos fartámos de comer da alfarroba dos porcos, Deus passou a ter outro significado para nós, passou a ser um motivo de 'saudade', passou a ser um 'bem perdido' que se quer recuperar.

De certa forma, primeiro temos que perder Deus, para depois o querermos recuperar.
Deus é sempre igual. Para nós é que Deus muda.Quando voltámos as costas a Deus, de certa forma, Deus começou a existir e nós a sentir a sua falta porque nós
só damos valor àquilo que nos falta.

Quando as pessoas se apercebem que ‘falta alguma coisa ‘ e se pensa em ‘regressar a casa ‘ tem de se tomar uma decisão entre a Vida no Mundo e o regresso a Casa do Pai .

Decisão difícil pelas consequências que acarreta .

Sem comentários:

Enviar um comentário