-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Invasão da Ucrânia pela Rússia

 


Dias de Guerra, Dias de Esperança

 

Num tempo onde existe guerra na Europa com a invasão da Ucrânia pela Rússia, um texto para reflexão em mais um dia onde de novo a humanidade mostra as suas trevas-fraquezas e escuridão mas também onde quem Sabe descobre ‘as brasas escondidas’ e o Poder da Luz sempre Presente em todos os corações humanos, por mais ‘escondida ‘ que esteja.

   

Não era preciso termos chegado a este dia para quem Caminha Saber distinguir o Essencial Interior do acessório e dispensável do mundo material e exterior.

 

E saber que por mais que as trevas  se tornem donas do mundo, seu objectivo de sempre, nunca conseguirão perturbar a Esperança, a Luz e a Paz Interior daqueles que tendo os pés ainda neste mundo onde ‘’tudo passa , só Tu ficas’ já têm a Esperança firme no Céu das suas almas Divinas e Eternas.

 

Fomos salvos pela Esperança !!!

São Paulo

 

O movimento da Esperança torna-se mais intenso, quando menos alguém se possui e quanto menos se satisfaz naquilo que já tem.

 

O homem, dominado pelos bens terrenos e pelas comodidades e prazeres que eles lhe oferecem, fica bloqueado para a Esperança fora deste mundo.

 

É a atitude daqueles que tendo o conforto do mundo ( comida para comer- pensões e dinheiro no banco ) não têm nada para pedir ao Criador e nada esperam Dele, porque estão apenas voltados para eles mesmos e para as suas satisfações materiais ( nem se lembram sequer que no mundo tudo nasce e tudo morre, satisfações hoje, amanha perdas e dor) .

 

Sómente aqueles que têm ‘alma de pobre’  e reconhecem a sua indigência espirititual ( têm a humildade de reconhecer que foram criados e não se criaram) , a sua fragilidade e debilidade moral, podem abrir-se totalmente à Esperança e à Paz Interior e sim, a uma Paz que não morre mas Perdura pela Eternidade.

 

««««Quem terei eu nos Ceús ? Além de Vós nada mais  anseio sobre a terra. A minha carne e o meu coração já desfalecem, mas o Senhor é para sempre a rocha do meu coração e a minha herança »»»» 

Salmo 73

 

Esperar nas próprias forças ou capacidades , esperar nos homens é coisa falaz e sem consistência, sómente Deus, que ateou no coração humano o anelo de uma felicidade eterna, pode responder às aspirações mais profundas do Homem, que nunca plenamente se satisfaz com os alimentos terrestres.

São  João da Cruz

 

A Esperança viva em Vós, meu Deus, dá à  alma uma tal viveza de ânimo e levantamento às coisas da vida eterna, que tudo o que é do mundo, lhe parece, como na verdade é,  seco, murcho, morto e de nenhum valor, em comparaçao do que ali espera.

Fazei Senhor que me dispa e despoje de todas as vestiduras e trajes do mundo, não pondo o coração em nada, nem esperando nada do que há ou pode nele haver, vivendo sómente vestido desta Esperança da Vida Eterna.

Que levante os olhos apenas para Vós…não esperando bem algum de outra parte.

São João da Cruz

1 comentário: