-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

segunda-feira, 3 de maio de 2021

Dar nomes aos nossos demónios?

Que tal dar nomes aos nossos demónios?

Por vezes diz-se ' Ai, quem me dera me livrar dos meus demónios''.

O poeta Tennesse Williams responde com esta frase de profunda Sabedoria :  

Se eu me livrar dos meus demónios, perco os meus Anjos ....

Que tal dar nomes aos nossos demónios?

Por ex. quando alguém se irrita e impacienta com raiva e cólera, porque não chamar-lhe 'Hitler'.

Assim sempre que a pessoa sente que está irritada-furiosa, ''a perder a cabeça'', pára, respira fundo  e diz  : Ó Hitler , que tal ires á tua vida e não me incomodares mais ?

O que acontece de imediato ?  O 'Hitler' vai à vida dele....e nós 'entramos' em nós ....em Paz e com o ' Hitler' controlado....

Mas para isto é preciso Autoconhecimento, 'conhece-te a ti mesmo e conhecerás a Deus e aos demónios' .

Os nossos demónios não se eliminam, apenas se enfrentam e se nomeiam para os controlar, é preciso encarar os nossos “demónios”, a nossa “sombra”, e isso é difícil, pois envolve mudança e a mudança é sempre dura e dolorosa.

Preferimos ficar como estamos – estamos até apegados às nossas feridas, pois são-nos familiares.

Precisamos de coragem, humildade e Fé para enfrentar os nossos “demónios”.

Mas, como diz a célebre frase: “Nomeia os teus demónios e o teu coração irá tolerá-los melhor”.

Sem o fazermos, o que conduzirá ao autoconhecimento, continuaremos prisioneiros das nossas necessidades e impulsos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário