-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Devo amarrar o meu camelo antes de entrar ou confiar em Alá ?

                       

Devo amarrar o meu camelo antes de entrar ou confiar em Alá ?


Numa história famosa na Mistica Arabe , um homem, depois de entrar na Mesquita, vai ter com o Profeta Muhammad e pergunta-lhe: "Devo amarrar o meu camelo antes de entrar ou confiar em Allah?" 

Uns dizem :  Temos de confiar nas nossas próprias capacidades, em nós próprios, no nosso desenvolvimento.

Dizem que se uma pessoa confia em Deus, então ela está subestimando o potencial humano, está colocando limitações em si mesma, pois é ela mesma que deve se esforçar e confiar em si mesma. É você mesmo aquele que será libertado e salvo, por isso não tem que projectar as suas necessidades num ser superior.

Outros dizem : Temos de confiar em Deus completamente.

Alguns podem usar este argumento como uma desculpa para não fazer um esforço, para não fazer nada.  Discurso simplista que não leva em consideração que Deus lhe deu ferramentas para serem usadas como a vontade humana. Isso decorre de ter um conceito errado de Deus. Outros também dizem que se você fizer tudo o que tem que fazer, planejar, se esforçar e agir de acordo, então que necessidade você tem de confiar em Deus.

CONFIAR EM DEUS NO ISLÃO: O CAMINHO DO MEIO

Do ponto de vista do Islão, a maneira de fazer isso é como diz a historia  : "Ata o camelo" ou seja, tome as medidas e precauções necessárias "e confie em Allah", uma vez que tenha feito isso, então confie em Allah.

O Islão ensina-nos a agir, ter autoestima e se esforçar.

Mas também nos lembra que não podemos esquecer que os átomos que compõem o nosso corpo, todas as conexões no nosso cérebro, as leis que operam na natureza, as substâncias químicas que o nosso corpo liberta diante de cada emoção, tudo isso acontece fora do nosso controle.

Assim como a posição das estrelas que faz o nosso planeta continuar em sua órbita, todas essas coisas, em nós e no universo, não estão sendo determinadas por nós.

É nossa responsabilidade reconhecer o potencial humano com o qual Allah nos criou e aproveitá-lo ao máximo, mas também reconhecer que cada partícula em tudo o que existe está a ser constantemente determinada, e não somos nós que o fazemos.

Isso significa que em tudo que empreendemos há uma parte que podemos fazer, que podemos planejar e nos esforçar para que corra bem, mas há outra que está além do nosso controle, é um simples equilíbrio.

O discurso de que se pode fazer por si mesmo e se esforçar por alcançá-lo e que só depende disso, é um discurso simplista e errôneo, pois não leva em conta algo tão básico como a infinidade de processos que ocorrem dentro e fora de nós, sobre aqueles de nós que não têm controle.

ATA O CAMELO E CONFIA EM DEUS

Este é o significado do Hadith: "Amarre o camelo e confie em Deus" ou seja, faça o que estiver ao seu alcance para realizar o que quiser, mas não se esqueça que é Deus quem está constantemente determinando todos os fenómenos, dentro e fora de você, sobre os quais você não tem controle.

Sem comentários:

Enviar um comentário