O Eremita
Evágrio dava grande importancia à consciencialização
do que são os nossos "demónios", a
reconhecê-los e,
assim, privá-los do seu
poder.
Ele falava
sobre a “purificação das emoções”: purificação e
transfiguração das emoções, de regresso
ao seu estado original de energia divinamente
concedida.
É importante
ter em mente que Evágrio não estava falando em reprimir emoções, mas em “limpá-las”.
Precisamos de
purificar aquelas que foram distorcidas
por necessidades não satisfeitas do ego.
Na verdade,
elas precisam ser
expressas, o que é melhor explicado por
Máximo, o Confessor, quando diz:
“No entanto, não crescemos por
evitar o conflito, a irritação ou o
aborrecimento, mas por tentar, delicadamente, esclarecer os mal-entendidos e,
se isso não for possível, incluindo a outra pessoa nas
nossas orações, mantendo o
silêncio, recusando-nos inteiramente a dizer mal
dela”.
Quando Deus
criou a Humanidade, não nos deu apenas o nosso instinto de
sobrevivência, mas também uma alma, a sede das emoções, para
aprofundar e enriquecer as nossas experiências.
Todavia, a
parte emocional da alma pode tanto ser uma ajuda quanto um
obstáculo.
Já vimos que as emoções são um obstáculo quando
dirigidas, maioritariamente, por desejos
materiais e necessidades não satisfeitas, pois
elas nublam a visão e dificultam
o acesso ao que os filósofos gregos chamam o "nous", a inteligência intuitiva, a parte mais
elevada da alma, o nosso ponto de comunhão com a Realidade
Divina.
A vitória
sobre os “maus pensamentos” conduz à “apatheia”, um estado
de equilíbrio emocional,
serenidade e harmonia.
Então, já não
somos dominados pelos apaixonados desejos do nosso ego e
podemos tornar-nos conscientes da luz
do Divino dentro de nós.
Isso
permite-nos viver na Presença Divina
e “saber”, intuitivamente, como ela se relaciona com
a realidade quotidiana e como a influencia:
"O Reino de
Deus é “apatheia” da alma, juntamente com o conhecimento
verdadeiro das coisas existentes." (Evágrio)
Esta
harmonia, a reintegração de
todo o seu ser e da consequente liberdade espiritual eleva
os ascetas ao nível de "anjos".
Como vimos, os “demónios” estão lá
para nos atrapalhar, os "anjos" estão lá para nos
ajudar.
Portanto,
quando os ascetas atingissem este estado, eles também se
tornariam mais e mais preocupados com o bem-estar dos outros
e auxiliá-los-iam, guiados pelo amor:
"Agape [amor
incondicional] é o fruto de apatheia."
A “praxis”,
portanto, nunca é vista como se referindo ao nosso próprio
progresso espiritual; ao contrário, a experiência do "amor
incondicional" na visão de Deus leva a um aumento do amor compassivo em
relação a todos e à harmonia e união com todos:
"Feliz é o
monge que vê o bem-estar e o progresso de todos os homens
com tanta alegria como se fossem seus”.
Sem comentários:
Enviar um comentário