-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

sábado, 22 de julho de 2017

Vida activa profissional e Caminho espiritual




É possível evoluir espiritualmente tendo uma vida profissional activa?


Desde que o homem não se atire exageradamente às actividades, deixando-se absorver por elas, tornando-se incapaz de dominar e regular a sua actividade em função da Vontade de Deus, deixando de se guiar pela Luz mas apenas pelo espírito mundano.

Quem trabalha num projeto importante ou numa actividade manual, se de vez em quando fechar os olhos e agradecer a Deus estar vivo e com saúde, fará de certeza muito melhor o seu trabalho sem stress e com o coração pleno de Luz.

Quem se deixa absorver pelas actividades sem este cuidado especial, bem depressa perderá de vista a Vontade de Deus e acabará por fazer tudo de modo puramente humano, em stress, com angústia e sem a calma necessária até para fazer Bem o que está a fazer. 

Jesus não repreendeu Marta por estar a trabalhar, mas por estar a trabalhar sem levantar os olhos......( o equivalente ao fechá-los  noutras situações). 

"Marta, Marta, andas inquieta e perturbada com muitas coisas"....
Deus quer a actividade e o serviço generoso mas não a inquietação ansiosa, pois só uma coisa é necessária: a união e o abandono à Vontade de Deus em cada momento. 

Tudo depende da Intenção, podemos santificar ate as coisas mais pequenas e insignificantes e transformar em divinos os actos mais normais da vida, que assim em vez de me afastarem de Ti, me unem mais intimamente a Ti.
Isabel da Trindade
 




Senhor, eu não sou Luz para mim mesmo, posso ser olho mas não Luz.
Para que serve ter os olhos abertos se me falta a Luz?
Por mim mesmo sou apenas trevas mas Tu és a Luz que dissipa as trevas e me ilumina.
De mim não nasce Luz, só Tu ma podes conceder.
 
Santo Agostinho

Sem comentários:

Enviar um comentário