São Teófanes o Recluso - O trabalho interno
Sao Theofanes , o Recluso ou o Eremita (Janeiro
10, 1815 – Janiero 6, 1894) é um conhecido santo na Igreja Ortodoxa Russa, traduziu a Philokalia para russo, escreveu livros sobre a oraçao continuada e a
evoluçao espiritual, sendo o mais conhecido ‘ A Vida Espiritual e como a
seguir’.
Examine
a si mesmo para ver se você tem dentro de si um forte sentimento de sua auto-importância, ou, se você falhou em perceber que você é um nada.
Esse
sentimento de auto-importância está
profundamente escondido, mas ele controla a totalidade de nossa vida.
Sua primeira demanda é que tudo deveria ser como desejamos e se isso não acontece reclamamos para Deus e nos aborrecemos com as pessoas.
Sua primeira demanda é que tudo deveria ser como desejamos e se isso não acontece reclamamos para Deus e nos aborrecemos com as pessoas.
O alto valor que damos a nós mesmos, em consequência desse sentimento de importância, não apenas prejudica nossas relações com as outras pessoas mas também nossa atitude para com Deus.
A auto-importância é tão astuciosa quanto o demônio e esconde-se habilmente atrás de palavras humildes, fixando-se firmemente no coração, fazendo com que fiquemos alternando entre a auto-depreciação e a auto-glorificação.
Observe
as seguintes regras :
1)
Antecipe os problemas a cada momento e quando
eles vierem encare-os como sendo algo esperado.
2) Em segundo lugar, quando algo que conflitue com a sua vontade acontecer, e estiver a ponto de lhe irritar ou lhe chatear, apresse-se em trazer sua atenção para seu coração e lute com toda sua força para impedir tais sentimentos de aparecerem: e peça ajuda, reze.
Se você conseguir impedir que sentimentos de irritação e perturbação surjam dentro de você, então você acabou com seus problemas, pois esses sentimentos são seu ponto de partida.
Mas mesmo se alguns sentimentos surgem, resolva, se possível, não fazer ou dizer nada até que tenha conseguido mandá-los embora.
Se você achar impossível não dizer ou fazer algo, tente não falar ou agir de acordo com esses sentimentos mas sim de acordo com o mandamento de Deus, quietamente, como se nada tivesse acontecido.
3) Em terceiro lugar, tire de sua mente o pensamento de que a natureza das coisas irá mudar e resigne-se a um combate longo.
2) Em segundo lugar, quando algo que conflitue com a sua vontade acontecer, e estiver a ponto de lhe irritar ou lhe chatear, apresse-se em trazer sua atenção para seu coração e lute com toda sua força para impedir tais sentimentos de aparecerem: e peça ajuda, reze.
Se você conseguir impedir que sentimentos de irritação e perturbação surjam dentro de você, então você acabou com seus problemas, pois esses sentimentos são seu ponto de partida.
Mas mesmo se alguns sentimentos surgem, resolva, se possível, não fazer ou dizer nada até que tenha conseguido mandá-los embora.
Se você achar impossível não dizer ou fazer algo, tente não falar ou agir de acordo com esses sentimentos mas sim de acordo com o mandamento de Deus, quietamente, como se nada tivesse acontecido.
3) Em terceiro lugar, tire de sua mente o pensamento de que a natureza das coisas irá mudar e resigne-se a um combate longo.
Não esqueça ou subestime a importância disso, pois a menos que você aja dessa forma a paciência não pode ser firmemente estabelecida.
Finalmente,
com tudo isso, preserve uma expressão bem humorada, um tom de voz afável, um
comportamento amigável e acima de tudo evite sempre se lembrar das pessoas pelas
suas ações ou palavras injustas.
Comporte-se
como se elas não tivessem feito nada de errado.
Acostume-se a preservar a lembrança de Deus incessantemente.
Acostume-se a preservar a lembrança de Deus incessantemente.
Até
que a alma esteja estabelecida com a mente no coração, ela não vê a si mesma e
nem está propriamente ciente de si mesma.
O
verdadeiro autoconhecimento é ver nossos próprios
defeitos e fraquezas tão claramente que eles preencham toda nossa visão.
E
marque isto – quanto mais você se vir em falta e merecedor de toda censura,
mais você avançará.
Não
deixe o olho da mente desviar-se do coração e quando alguma coisa surgir dali,
capture-a imediatamente e examine-a.
Se for boa coisa, deixe-a ficar, se não for boa, ela deve ser abandonada imediatamente.
Se for boa coisa, deixe-a ficar, se não for boa, ela deve ser abandonada imediatamente.
Dessa
maneira, aprenda a conhecer a si mesmo.
Se algum pensamento emerge com mais frequência do que outro, isso significa uma paixão mais forte do que o resto.
Se algum pensamento emerge com mais frequência do que outro, isso significa uma paixão mais forte do que o resto.
Significa
que você deve combatê-la com maior energia.
Ainda assim não ponha nenhuma confiança em você mesmo e não espere alcançar nada através de seus próprios esforços.
Ainda assim não ponha nenhuma confiança em você mesmo e não espere alcançar nada através de seus próprios esforços.
Todos
os meios de cura e todos os remédios são enviados pelo Senhor.
Então entregue-se a Ele – e isso em todos os momentos.
Então entregue-se a Ele – e isso em todos os momentos.
Lute e continue lutando mas espere todo o bem vir apenas do Senhor.
Existem
dois caminhos para se tornar um com Deus: o caminho ativo
e o caminho contemplativo.
O primeiro é para cristãos que vivem no mundo, o segundo para aqueles que abandonaram todas as coisas mundanas.
Mas na prática nenhum dos caminhos pode existir em total isolamento um do outro.
O primeiro é para cristãos que vivem no mundo, o segundo para aqueles que abandonaram todas as coisas mundanas.
Mas na prática nenhum dos caminhos pode existir em total isolamento um do outro.
Aqueles que vivem no mundo devem também, numa certa medida, manter-se no
caminho contemplativo.
Como disse antes, você deveria acostumar-se a lembrar do Senhor sempre e caminhar sempre diante da face Dele.
Como disse antes, você deveria acostumar-se a lembrar do Senhor sempre e caminhar sempre diante da face Dele.
Isso
é o que se entende por caminho contemplativo.
Surge a questão: como podemos manter o Senhor em nossa atenção enquanto estamos ocupados com várias atividades?
Surge a questão: como podemos manter o Senhor em nossa atenção enquanto estamos ocupados com várias atividades?
É desta maneira que pode ser feito.
Qualquer que seja sua ocupação, grande ou pequena, reflita que é o próprio Senhor onipresente que lhe ordena realizá-la e que observa para ver como você a desempenha.
Se
você mantiver esse pensamento constantemente na sua
mente, você cumprirá atentamente todos os deveres delegados a você e ao
mesmo tempo lembrará do Senhor.
Nisso reside todo o segredo da conduta cristã para alguém na sua posição, se você deseja ter sucesso na sua meta principal.
Nisso reside todo o segredo da conduta cristã para alguém na sua posição, se você deseja ter sucesso na sua meta principal.
Por
favor, pense sobre isso cuidadosamente e ajuste-se a essa prática.
Quando
você tiver feito isso, seus pensamentos irão parar de vagar aqui e ali.
Por que é que as coisas não vão bem com você agora neste momento?
Eu
penso que é porque você deseja lembrar do Senhor, esquecendo dos afazeres
mundanos.
Mas esses afazeres se intrometem na sua consciência e afastam a lembrança do Senhor.
O que você deveria fazer é exatamente o reverso: você deveria ocupar-se com os afazeres mundanos, mas pensar neles como sendo uma ordem do Senhor, como algo feito na presença Dele.
Como as coisas estão agora, você falha tanto no nível espiritual quanto no material.
Mas esses afazeres se intrometem na sua consciência e afastam a lembrança do Senhor.
O que você deveria fazer é exatamente o reverso: você deveria ocupar-se com os afazeres mundanos, mas pensar neles como sendo uma ordem do Senhor, como algo feito na presença Dele.
Como as coisas estão agora, você falha tanto no nível espiritual quanto no material.
Mas se você agir como expliquei, as coisas irão bem em ambas as esferas.
O corpo trabalhando mas o pensamento com Deus – assim deveria ser o estado
de um verdadeiro Cristão.
Deveríamos colocar em ordem nosso estado interno assim que abríssemos nossos olhos de manhã.
Nesse mesmo estado de ordem interior deveríamos nos manter o dia todo e de noite aquecê-lo e fortalecê-lo e dessa maneira adormecermos.
Tente manter em ordem seus pensamentos a respeito de assuntos mundanos.
Deveríamos colocar em ordem nosso estado interno assim que abríssemos nossos olhos de manhã.
Nesse mesmo estado de ordem interior deveríamos nos manter o dia todo e de noite aquecê-lo e fortalecê-lo e dessa maneira adormecermos.
Tente manter em ordem seus pensamentos a respeito de assuntos mundanos.
Tente
chegar num estado no qual seu corpo possa cumprir seu trabalho usual, enquanto
deixa você livre para estar sempre com o Senhor em espírito.
O piedoso Senhor dar-lhe-á liberdade das ansiedades e onde essa liberdade prevalece, tudo é feito no seu próprio tempo e nada é uma preocupação ou um fardo.
Busque, peça – e será dado.
O piedoso Senhor dar-lhe-á liberdade das ansiedades e onde essa liberdade prevalece, tudo é feito no seu próprio tempo e nada é uma preocupação ou um fardo.
Busque, peça – e será dado.
O
que quer que lhe seja falado para fazer, faça sem ficar discutindo
internamente, com total boa vontade, como se fosse um comando de Deus.
Coloque
essas palavras que sublinhei fundo em seu coração e aja no espírito delas.
Aceite cada ordem como vindo diretamente do próprio Senhor e execute-a com todo zelo e atenção como um trabalho dado por Deus e realizado na presença Dele.
Atue como se você estivesse obedecendo não os homens mas ao Deus que tudo vê.
Quando nossa ação é santificada por sua dedicação a Deus, então no processo de desempenhá-la, um certo elemento divino entra em todos os órgãos e poderes que participam do trabalho.
Quanto maior o número de tais ações, mais serão os elementos divinos entrando no ser de um homem.
Aceite cada ordem como vindo diretamente do próprio Senhor e execute-a com todo zelo e atenção como um trabalho dado por Deus e realizado na presença Dele.
Atue como se você estivesse obedecendo não os homens mas ao Deus que tudo vê.
Quando nossa ação é santificada por sua dedicação a Deus, então no processo de desempenhá-la, um certo elemento divino entra em todos os órgãos e poderes que participam do trabalho.
Quanto maior o número de tais ações, mais serão os elementos divinos entrando no ser de um homem.
E, posteriormente, eles preenchem-no completamente de modo que toda sua natureza é imersa no divino e passa a habitar em Deus.
Fazer tudo em nome do Senhor significa voltar tudo para Sua glória, tentar realizar tudo de tal maneira a agradá-Lo, consciente de que é Sua vontade.
Significa também circundar toda a ação de orações a Ele, começar a ação com oração e terminá-la com oração; quando começarmos, pedir Sua bênção, conforme prosseguirmos, rogar por Sua ajuda e quando terminarmos, dar graças a Ele por completar Seu trabalho em nós e através de nós.
Aprenda a desempenhar tudo o que você faz de tal maneira que isso aqueça o coração em vez de esfriá-lo.
Seja lendo ou orando, trabalhando ou falando com os outros, você deveria firmar-se à esta meta – não deixar o seu coração esfriar.
Mantenha o seu forno interno sempre quente recitando uma prece curta e vigie seus sentimentos caso eles dissipem esse calor.
As impressões externas muito raramente estão em harmonia com o trabalho interno.
Já foi dito que sem a luta mental interna nossos esforços externos não podem ter êxito.
A luta interna deveria portanto ser contínua e incessante.
Toda a nossa tarefa pode ser reduzida à regra seguinte: coletando a si mesmo em seu interior, recobre sua consciência de si espiritual, ponha-se a trabalhar internamente, e, preparado dessa maneira, pratique as tarefas externas impostas a você.
Mas enquanto fizer isso você deve observar e notar com uma atenção rigorosa e inabalável tudo o que surgir dentro de você.
Assim que alguma paixão for despertada, cace-a e golpeie-a, tanto mental como ativamente, não esquecendo de reacender dentro de si e aumentar o calor do espírito da contrição e do pesar por seus pecados.
É sobre isso que toda a atenção do gladiador espiritual deveria ser dirigida.
Dessa forma, através de contínua concentração ele irá impedir-se de ser distraído e irá como que montar no lombo de sua mente.
Conforme seguir esse caminho interno sempre vigilante com relação a si mesmo, ele aprenderá a virtude da sobriedade.
Agora você pode entender por que os gladiadores espirituais sempre consideraram a sobriedade como a principal virtude em todo o trabalho espiritual e por que eles consideram aqueles que carecem dela como estéreis.
Apenas Deus e a alma: isso é o caminho espiritual.
Mas como podemos atingir isso?
Através de qualquer maneira que você prefira, contanto que você de fato alcance isso, pois enquanto um homem não atingiu esse estado, ele é apenas um animal.
O residir de nossa alma com o Senhor, que é toda a essência do trabalho interno, não é algo que depende de nós.
O Senhor visita a alma e a alma habita com Ele.
A alma regozija-se com Ele e Ele preenche-na com calor espiritual.
Então o Senhor se afasta e de imediato a alma fica vazia, não está de modo algum em seu poder fazer o Bom Visitante das almas retornar.
O Senhor se afasta para colocar a alma em teste, ou algumas vezes para puni-la, não tanto pelas transgressões externas mas por algum mal interior ao qual a alma garantiu admissão.
Quando o Senhor se afasta para colocar a alma em teste, Ele prontamente retorna outra vez quando ela começa a chamar por Ele.
Mas quando se afasta como uma punição, Ele não retorna logo – não até que a alma tenha percebido o pecado que cometeu, tenha se arrependido, tenha chorado por isso e feito penitência.
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