-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

O Exame de Consciência diário ou o Coaching Espiritual




Exercicio Espiritual de Comunhão diária com o Divino 


O exame de consciência é uma forma de aproximação entre a criatura e Deus.

‘’Onde eu estava quando não estava com o Senhor?"

O exame de consciência é de grande importância para quem quer crescer espiritualmente pois fornece indicações preciosas do nosso comportamento diario e de como andámos na virtude ou no pecado de modo a sabermos nos arrepender dos erros e evitá-los de futuro e a crescer nas virtudes. 

Existem dois tipos de exame. 

Existe um tipo, chamado superficial que é aquele que se detém nos atos, ou seja, nos pecados cometidos durante o dia ou ao longo da vida.
Existe um outro exame de consciência profundo, que é aquele que mergulha no coração. 

Ora, sabe-se que o que se recolhe ao coração são os hábitos, as disposições habituais que, em geral, dão um rumo à vida. 
Se os hábitos são bons, a vida ruma para o bem, se são maus, a vida está desorientada. 
Então, é preciso mergulhar nos hábitos e identificá-los. 

Para tanto, a pergunta fundamental que deve ser feita é: "onde está o meu coração?" 

O próprio Jesus afirmou nesse sentido: "onde está o teu coração, aí está o teu tesouro". 

É a mesma pergunta que Deus fez a Adão ao entardecer do terrível dia em que o pecado veio ao mundo. 
Na brisa, Deus queria se encontrar com um amigo e perguntou: "Adão, onde estás?" 

É precisamente a resposta à pergunta do Senhor que interessa ao exame. "Onde eu estava quando não estava com o Senhor?" 

Uma história recolhida num mosteiro do Sinai conta que, nos principios do cristianismo,  havia um eremita chamado Pedro que na sua gruta, falava constantemente consigo mesmo e dizia : 'Pedro, onde estás?' e logo respondia : ''Estou aqui, meu Senhor, estou aqui !! '' e isto 24 horas ao dia ....
 
Que belo exemplo de concentração e focagem. 
Soubessemos nós ter esta atenção ao Criador no dia a dia e o Homem estaria bem perto da sua Patria celeste.

O coração do homem precisa estar centrado em Deus e o exame de consciência serve para mostrar o quanto é grande o afastamento, o quanto se está longe de Deus, do centro. 

Os pecados e as disposições habituais são apenas sintomas desse doença que é a distância do núcleo que é Deus. 
Portanto, identificar para onde está sendo orientada a vida é parte decisiva na cura. 

Definido o exame de consciência, é possível dividi-lo em três partes: 

A primeira é o chamado "golpe de vista", ou seja, aquele olhar que identifica os atos (superficial) e também aquele mais profundo que olha os hábitos já arreigados. 

A segunda é a contrição, na qual a pessoa percebe que o pecado não só machuca e destrói, como manda para longe o Céu e aproxima perigosamente o Inferno (atrição). 

Nessa etapa é preciso dar um passo além, o passo do amor filial, saindo da condição de temor servil, percebendo a ofensa cometida contra o Pai amoroso e imbuindo-se de um verdadeiro arrependimento por ter causado a ofensa. "Senhor, eu pequei, perdoa-me". 

A terceira etapa é a resolução ou o propósito de amar mais a Deus, cortar na raiz os maus hábitos e os vícios arreigados no coração.

A frequência ideal do exame de consciência é três vezes ao dia, segundo Santo Ignácio de Loyola, sendo o primeiro pela manhã, de modo preventivo, olhando para a vida, para os vícios e atos maus costumeiramente praticados, orientando as próprias disposições a não cometê-los. 

O segundo, logo após o almoço, avaliando como o dia foi conduzido até aquele momento e reforçando o desejo de acertar (ou não errar) no restante do dia. 

Por fim, à noite, antes do dormir, o exame de consciência noturno é o mais importante dos três, pois não versa somente aquele dia (particular), mas deve ter o caráter geral, da vida toda e de como ela está sendo orientada, colocando diante de Deus toda miséria, louvando-O pelos bons atos realizados e colocando toda a confiança na misericórdia Dele e meditando no fato de que a salvação só pode vir pela Graça divina. 

Pode ser feito apenas 2 vezes ao dia (antes do almoço e antes de deitar) ou apenas 1 vez antes de deitar consoante a disposição humana, a inspiração divina e a Força de cada um. 

Quanto mais frequentemente o fizer, mais natural lhe parecerá. Isto se converte na formação da consciência, numa relação mais próxima com Deus. 

Pode durar de cinco a quinze minutos. 
Na realidade não importa quanto tempo dure; o importante é que se chegue a responder e a reconhecer os movimentos e a manifestação de Deus nele. 

Fazendo assim não há dúvida de que a vida será realmente convertida, conduzida para Deus, naquilo que os antigos chamavam de epistrofe, mudar o rumo, a direção da vida, para que a ovelha errante perdida encontre o Pastor da Alma no fim de cada dia e em todos os dias da vida.

 

O exame de consciência é o desejo mais profundo do coração humano. 

Quem busca encontrar a Vontade divina para dispor da sua vida depara-se com um Desejo intenso de Deus. 

O desejo de Deus pode ser alimentado de várias maneiras, leituras sacras, meditações, retiros espirituais. 

O exame diário é a busca diária de Deus em nós, onde Ele está hoje activo em nós, em que direção nos está a conduzir, onde podemos discernir as várias 'moções' que se nos deparam constantemente, se estamos a resistir a esse condução divina com nossos pecados e tentações ou se estamos a deixar fluir esse sopro divino para caminharmos no bom sentido e descobrir o crescimento a que Deus me está a chamar e assim realizar esse Desejo profundo de Deus que nos motivou a iniciar este exame. 

Não há nada na vida espiritual que possa substituir este exame diário que busca esta percepção do modo como Deus dirige quotidianamente as nossas vidas. 

Um coração que se examina assim é um coração que está em 'vigia' permanente e escancara as portas da nossa alma a Deus para Ele nos guiar e caminhar connosco pela vida fora. 

Será possivel viver assim nesta 'vigia', nesta tensão permanente de auto observação? 

Sim, é possivel, não é fácil mas com motivação e Fé em Deus, é a única forma de comungarmos com o nosso Senhor e Pai e darmos sentido a termos nascido neste mundo imperfeito e nos aperfeiçoarmos continuamente em vida para sermos Perfeitos como quem nos criou e vivermos eternamente na liberdade infinita da Sua contemplação.

O exame é a oração do crescimento espiritual em continuo, sem o exame 'estaria apenas a reagir e não a responder ao longo do dia'. 

Requer um movimento inicial de predisposição-aceitação deste acto diário por parte de cada um de nós, mas é sobretudo, com a decorrer da continua prática diária, um Dom, uma Graça de Deus. 

O movimento inicial é O Desejo que descobrimos em nós :
Ó Deus, Tu és o meu Deus !
Anseio por Ti!
A minha alma tem sede de Ti! 

Nesta prática nos mostramos disponiveis para Deus guiar pela Sua Vontade o nosso caminho na vida, que muda no Bom sentido na realidade com este ‘ouvir’ e comunicar todos os dias com Deus.

Existem cinco passos no exame de consciência. 

No entanto, é muito importante que a pessoa se sinta livre de estruturar a forma do exame de consciência que mais lhe ajude. 
Não há uma forma específica ou correta de fazê-lo, também não é necessário seguir os cinco passos, cada vez. 
Por exemplo, uma pessoa talvez se encontre a si mesma, passando todo o tempo nos dois primeiros pontos. 

A regra básica é : vá, onde Deus o levar. 
E isto nos leva a outro ponto importante: o exame de consciência é primáriamente tempo de oração; é estar com Deus. 

Os cinco pontos são: 

- Gratidão – OBRIGADO

Coloca-te na presença de Deus, que em ti habita, que te ama e te dá as boas-vindas, que te ilumina e te guia.

Meu Deus, Te agradeço tudo que me deste hoje e aqui estou de coração aberto para Te amar como Tu me amas.
Rende graças a Deus por todos os benefícios que recebeste neste dia. Dá graças a Deus pelo que te permitiu fazer neste dia; pelas alegrias e dificuldades, pelas palavras de alento e gestos de generosidade, por tua família e amigos, por todos aqueles que te ajudaram a crescer como pessoa. 

No inicio do exame agradecer a Deus tudo o que nos deu é algo que nos enobrece e atrai para nós mais Graças Dele, que nos ama e só deseja que nos demos por inteiro a Ele. 

Ao agradecer estamos a reconhecer a nossa fraqueza e impotência sózinhos perante a vida, a gratidão pelos bens e graças recebidos é grandemente estimada e amada, tanto no céu como na terra. 

No exame do dia que maior benção que este nosso reconhecer das graças e dons  recebidos nesse dia e assim também reconhecer o Amor de Deus por nós. 

Começar o exame com uma nossa doação a Deus é abrir o nosso oração à comunicação amorosa de Deus connosco.
Com a prática este agradecimento poderá fazer-se na hora em que aconteça, reconhecermos no momento o dom que recebemos e logo pensemos em Deus e Lhe agradecemos de imediato essa graça concedida. 

- Petição - AJUDA-ME 

Meu Deus, Te peço que me ajudes a discernir o que hoje aconteceu e a separar o bom do mau de modo a crescer nas virtudes e combater os pecados. 

Pede a Deus que este exame te ajude a ganhar força para além das tuas capacidades, estás a pedir uma Graça divina.  Pede a Deus a Graça de conhecer os teus pecados, impurezas e imperfeições humanas. 

Aqui voltamo-nos para Deus e pedimos humildemente que nos ajude a bem examinar este dia, pedido baseado na nossa Fé e Esperança na Sua Graça.
É um pedido de Luz e Força. 

Pedimos um conhecimento e percepção/ discernimento nitidos sobre tudo o que se passou neste dia, para que possamos analisar as partes positivas (vindas de Deus) e negativas (vindas do Diabo, do mundo e do nosso ego) de modo a agirmos para  superar tudo o que impede a nossa relação com Deus, manter cada vez mais a atenção ao Seu serviço e ir diminuindo as nossas quedas, pecados e tendências que nos afastam de Deus. 

A prática deste segundo passo fortifica a nossa Esperança na ajuda de Deus ao nosso discernimento das moções do dia e dá Força sobrenatural à nossa fraqueza natural. 

- Revisão-  AMOR 

Meu Deus, ajuda-me a rever este dia, no que toca a experiências vividas, hora a hora, periodo a periodo, donde elas vieram e quais as suas causas. 

Examina como viveste este dia.  Recorda os momentos desde o despertar até agora. Analisa teus pensamentos, tuas palavras, tuas ações. 

Que se passou em tua vida e em tuas relações? Como Deus se manifestou em ti? Que te pediu? Como respondeste: com generosidade ou com egoísmo, com honestidade ou com falsidade ? Que agitações  tiveste, vindas de Deus ou de outro lado ? Como respondeste às agitações e a todas as restantes solicitações  do mundo ? Com reflexão prévia ou impetuosamente nelas mergulhaste ? 

Que se procura nesta revisão? Que tipo de experiencias são significativas espiritualmente?
Sobretudo discernir entre as consolações e desolações e perceber a causa das desolações. 

Revisão ajuda a adquirir lucidez no que se passou para agir em conformidade para harmonizar a sua vontade com a Vontade de Deus, o seu desejo com o Desejo de Deus. 

Nesta revisão perguntamos: Onde Deus esteve presente -consolação, e onde esteve ausente- desolação, em que direcção fomos chamados, como respondemos, que inclinações tivemos, como lhes aderimos ou resistimos. 

Agimos no sentido de Deus ou no sentido do Mal? 

Este auto conhecimento permite-nos derrotar a desolação com as melhores armas. 

- Perdão -- PEÇO DESCULPAS 

Meu Deus, perdoa-me das faltas e pecados hoje cometidos e ajuda-me a corrigi-los e evitá-los da próxima vez. 

Pede a Deus perdão de tuas imperfeições.
Pede perdão por falhar em compreender ou responder a outros, em suas dificuldades e dor. 
Pede perdão por não amar a Deus com todos os aspectos da tua vida. 

Tendo revisto antes as faltas cometidas há pedir perdão a Deus por elas com humildade e arrependimento. 
É um passo a pedir uma Graça, um Dom a Deus. 

Passo de elevada importância na nossa relação com Deus, estamos perante o Criador a pedir perdão das nossas faltas. 
Somos frágeis e pequenos e mesmo assim o Senhor nos perdoa porque tanto nos ama como filhos, como podemos nós não amar e perdoar o nosso semelhante? 

O primeiro passo do agradecer a Ele, preparou-nos para este quarto passo de Lhe pedirmos perdão pois agora sabemos que somos amados por Ele. 

A experiência de pedir perdão tem de ser de alegria e conforto no Pai e não de terror de castigo, pois agora sabemos que o nosso Deus é um Deus de Amor e não de punição definitiva. 

Este pedido diz tudo sobre a nossa relação com Deus, é quase um dialogo entre dois corações que se relacionam, aqui nos libertamos da auto punição e crescemos espiritualmente em direcção a Deus. 

Pedimos perdão de quê?
Das faltas que descobrimos, no passo anterior de revisão, ter feito. 

- Renovação- FICA COMIGO 

Meu Deus, ajuda-me a me corrigir daqui em diante de acordo com o que hoje aprendi. 

Oferece oração de compromisso cheio de esperança.
Estou consciente de minhas debilidades, porém confio na força de Deus.
Renovo o meu compromisso de seguir o caminho que Deus me oferece como fonte de luz para toda criação, tomo a resolução de melhorar a minha vida com a Graça e ajuda de Deus. 

Que esta nova consciência me ajude a melhor caminhar para Ti aumentando as minhas virtudes e capacidades e combatendo os meus pecados. 

Este quinto passo se liga ao crescimento espiritual, para o dia seguinte com as lições bem aprendidas do exame de hoje, implementando as correcções que se viram como necessárias. 

Assim continuamente aprendemos com a experiencia e crescemos espiritualmente. 

Amanhã saberemos melhor como lidar com cada situação que se nos apresente, numas com paciência,  noutras com perseverança, noutras com humildade e auto controlo. 

Pelo exame do dia recebemos dicas, pontos a corrigir, informação sobre nossa relação com os outros e é com base nessa 'base de dados' que vamos 'processar' o nosso futuro. 

Por ex. se recebeu uma mensagem de 'espera' vai ter de refrear a sua intenção de acção.
É o passo que dá espaço para a Criatividade quotidiana no Senhor. 

Do Senhor que nos acompanha fielmente como peregrinos na vida seja em forma de 'coluna de nuvem ou de fogo'. 

Conjunga a nossa parte, nos corrigirmos, e a parte Dele, a Sua Graça para praticarmos nos dias seguintes o que agora sabemos precisa de ser corrigido, desde pequenas modificações de atitude até alterações significativas da nossa maneira de actuar. 

Consciente da Presença de Deus, agradece-Lhe e despede-te até amanhã com o coração cheio de Luz e Força. 


Conclusão 

1 e 2) Nos dois primeiros passos entramos explicitamente em oração. 

O exame de consciência é um momento de oração, é relação explícita com Deus. Caso contrário, torna-se numa auto-análise e a referência que tomamos para confrontar a nossa vida pode ser bastante relativa. 
No primeiro passo crescemos em gratidão e aumenta a nossa consciência do amor de Deus por nós. 
Só assim é possível olhar para as nossas faltas com o sentido de não correspondência ao amor de Deus, em vez de um olhar moralizador de quem toma as faltas como infracções de regras (não corresponder à amizade de um amigo é muito diferente de infringir regras de trânsito!).

3) O terceiro passo é vital para que vivamos como pessoas conscientes e não como autómatos. 

Quantas vezes chegamos ao fim do dia e não nos lembramos do que almoçámos? 
Pois é... e tantas outras coisas há que, no meio da confusão e das coisas que se sucedem umas às outras, acabam por nos escapar. 
Como é que podemos dizer que vivemos a 100% se há coisas que nos acontecem ou que fazemos sem darmos por elas? 


4) Depois, o pedido de perdão liberta-nos da arrogância de sermos nós próprios a nossa referência. 

A nossa única referencia é o Criador.
Procuramos aqui fortalecer a relação com Deus e está presente o desejo de que nesta relação possamos corresponder ao amor que Ele tem por nós.

5) Por fim, com o quinto passo tomamos as rédeas da nossa vida. 

Esta oração tem consequências práticas. 
Somos nós que decidimos como queremos agir e como queremos corrigir aquilo que nos parece que está mal. 
Aqui o conselho é de que tenhamos paciência e não querer corrigir tudo de uma vez – nem todas as faltas, nem de uma só vez. 
Aos poucos, com pequenos passos, mas firmes. 
E no dia seguinte, ao fazer o exame de consciência, olhar estes propósitos e ver como têm tido efeito, ou não, para continuar ou afinar o nosso “remédio”.


Tabelas de apoio aos exames 

Esta tabela de linhas usa-se quando se fazem 2 exames ao dia, a meio do dia e antes de deitar, mas pode se adaptar a apenas 1 ou 3 exames ao dia. 

O exame é feito para anotar defeitos e negligências no combate aos nossos vicios diários para os poder ir corrigindo.

G =======================          Domingo
2f =========================    
3f =========================
4f ===========================
5f ==========================
6f ============================
S ============================

Na linha de cima coloca-se um ponto ou uma cruz por cada vez que se cometeu defeitos e negligências no combate aos nossos vicios até à primeira Avaliação do dia. 
Na linha de baixo coloca-se um ponto ou uma cruz por cada vez que se cometeu defeitos e negligências no combate aos nossos vicios até à segunda Avaliação do dia.

Nesta tabela se descreve o que se sentiu em cada uma das 5 etapas do exame.  

Exame

1. Obrigado_______________________________________
2. Dá-me luz______________________________________
3. Luz e Sombras_______________________________________
4. Perdão______________________________________________
5. Amanhã será melhor__________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário