-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

quinta-feira, 26 de maio de 2016

A Prece ou Apelo ao Divino de Fernando Pessoa



O APELO AO DIVINO

(PRECE)


Prece de O Apelo ao Divino de Fernando Pessoa, escrita provavelmente em 1912, ano da ligação do poeta ao movimento da Renascença Portuguesa e que se inscreve no período dos poemas místicos de Além-Deus


Senhor, que és o céu e a terra, que és a vida e a morte! 
O Sol és Tu e a Lua és Tu e o vento és Tu! 

Tu és os nossos corpos e as nossas almas e o nosso amor és Tu também. 
Onde nada está Tu habitas e onde Tudo está – (o teu templo) – eis o Teu corpo.

Dá-me alma para Te servir e alma para Te amar.
Dá-me vista para Te ver sempre no céu e na terra, ouvidos para Te ouvir no vento e no mar, e mãos para trabalhar em Teu nome.


Torna-me puro como a água e alto como o céu. 
Que não haja lama nas estradas dos meus pensamentos nem folhas mortas nas lagoas dos meus propósitos. 

Faze com que eu saiba amar os outros como irmãos e servir-te como a um Pai.

Minha vida seja digna da Tua presença. 
Meu corpo seja digno da terra, Tua cama. 

Minha alma possa aparecer diante de Ti como um filho que volta ao lar.


Torna-me grande como o sol, para que eu Te possa adorar em mim; e torna-me puro como a lua, para que eu Te possa rezar em mim; e torna-me claro como o dia para que eu Te possa ver sempre em mim e rezar-Te e adorar-Te.

Senhor, protege-me e ampara-me. 
Dá-me que eu me sinta Teu. 
Senhor, livra-me de mim.

1 comentário:

  1. amem, espirito santo de DEUS tenha misericórdia do mundo dai-nos a paz AMEM.

    ResponderEliminar