-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Poemas de Tukaram - Poeta Hindu


 
Tukaram (1608-1650), carinhosamente apelidado "Tuka" foi um santo-poeta hindu do século XVII, da região de Bombaim e um dos expoentes do movimento de bhakti.

Apesar de praticamente iletrado, Tukaram desenvolveu uma forma especial de verso chamada “abhanga” e o usava com maestria, conseguindo derrotar seus adversários eruditos em todas as formas de versos sânscritos, com as suas explanações sobre a espiritualidade fundamentadas em situações coloquiais e vulgares, desdenhando as explanações místicas e a sofisticação teológica da época.

Tukaram considerava a ortodoxia religiosa e o estudo das escrituras apenas uma formalidade, sendo que a verdadeira expressão da religião era o amor a Deus (bhakti) manifesto no dia a dia das pessoas.

Ele recomendava que o serviço à humanidade era o serviço a Deus, que as tradições religiosas eram apenas um estorvo para se alcançar amor a Deus e que o ascetismo, como vestir-se com farrapos da cor de açafrão, morar em cavernas e jejuar, não eram privilégios de santos, uma vez que macacos, ratos e abutres tambem se esmeravam nessas atividades.


Poemas seleccionados 

Quando me perco em Ti / Em mim vives Tu


Quando por fim me perco em Ti, meu Deus,
Vejo e sei então,
Que todo Teu universo revela a Tua beleza,
Todos os seres vivos, e todas as coisas sem vida,
Existem através de Ti.
 
Todo este vasto mundo é apenas a forma
na qual mostras a Ti mesmo a nós,
É apenas a voz
Na qual falas a Ti mesmo para nós.


Leva, Senhor, para Ti
Meu sentido de ser e fá-lo esvair-se completamente.

Leva, Senhor, minha vida,
Vivas Tu minha vida através de mim.


Não vivo mais, Senhor
Mas agora em mim
Tu vives.


Sim, entre Tu e eu, meu Deus,
Não há mais espaço para “eu” e “meu”.


Deus está me perseguindo abertamente.
Eu caí nas mãos Dele e Ele está me usando como um criado que não recebe salário.
Ele extrai trabalho de mim sem se importar em que condição isso pode me colocar.
Onde quer que eu vá, Deus me persegue.
Ele me desproveu de todas as minhas posses.


Deus está se movendo a toda a minha volta.
Fui amarrado por Deus interna e externamente.
Ele colocou um fim em todo meu trabalho e privou-me até mesmo de minha mente.
Ele privou-me do meu sentido de 'eu' e separou-me de todas as coisas.
Bem amarrado comigo, ele está dando voltas e mais voltas.



Ele me segue onde quer que eu vá e torna impossível para mim esquecê-Lo.
Ele roubou meu coração que era meu tesouro.
Ele mostrou-se à minha visão e fez-me sair louco procurando por Ele.
Minha boca se recusa a falar e meus ouvidos a ouvir.
Todo meu corpo foi preenchido pelo calor da paixão Divina.


Com medo desta vida mundana, para onde posso correr?
Onde quer que eu olhe, Deus está presente. 
Ele me privou da solidão e não há lugar sem Ele. 
Como posso dizer que vou para outro lugar? 
Quando um homem adormecido acorda, ele descobre estar em casa. 
O que eu lhe devo, ó Deus, que O fez encurralar-me de todos os lados?


Fui possuído por Deus.
O que quer que eu fale, Deus preenche.
O que quer que eu pergunte, Ele responde imediatamente.
Quando abandonei esta vida mundana, Deus tornou-se meu servo.
É devido à minha paciência eu ter sido possuído por Deus.


Não vi nada e ainda assim vejo tudo. 
O 'eu' e o 'meu' foram removidos de mim. 
Eu tomei sem tomar, comi sem comer, falei sem falar. 
O que quer que tinha estado oculto foi trazido à luz.


Eu não pertenço a lugar nenhum; pertenço apenas a um lugar.
Eu não saio e nem volto.
Não há diferença para mim entre o meu e o seu.
Não pertenço a ninguém.
Não me é requerido nascer ou morrer.
Eu sou como sou.
Não há nem nome nem forma para mim e estou além de ação e inação. 
 


Gosto imensamente dessa Tua forma, meus olhos estão satisfeitos. 
Minha mente tendo mordido a isca da Tua visão, não a abandona de jeito algum.


É através de Teu suporte que me movo no caminho.
Carregas todo o meu fardo.
Colocas significado em minhas palavras sem sentido.
Levaste embora minha vergonha e colocaste coragem em mim.
Tua mão está em minha cabeça e meu coração aos Teus pés. 
Assim fomos interligados corpo a corpo, ser a ser.
O servir é meu e o favorecer é Teu.

Deus realmente me favoreceu.
Minhas dúvidas e delírios chegaram ao fim. 
Deus e o Ser estão agora deitados no mesmo divã em mim mesmo. 
Tukaram agora dorme em sua própria forma e sinos místicos acalentam-no para dormir.

Dei à luz a mim mesmo e saí de meu próprio útero. 
Todos os meus desejos chegaram ao fim e meu objetivo foi alcançado.
Quando me tornei poderoso além da medida, morri nesse exato momento. 
Tukaram olha para os dois lados e vê a si mesmo através de si mesmo.


A profundeza chamou até ao fundo e todas as coisas se esvaíram na unidade.
As ondas e o oceano tornaram-se um.
Nada pode vir e nada pode ir embora agora.
O Ser está envolvendo a Si mesmo por todos os lados.
O momento do Grande Fim chegou e a aurora e o crepúsculo terminaram.
Todos os homens tornaram-se agora Deus; e mérito e demérito desapareceram.

Meu país agora é o universo.
Eu vivo no mundo todo. 
Não há ninguém entre eu e Deus, não há separação. 

Sem um adorador, como poderia Deus
assumir uma forma e aceitar a tarefa?

Um torna o outro belo,
como um cordão de ouro apresenta uma jóia. 
Quem, senão Deus, poderia tornar o adorador livre dos desejos? 
Tuka diz: "Eles são atraídos um pelo outro, como mãe e filho."
 
Pode uma árvore saborear a sua própria fruta?
O adorador de Deus deve permanecer distinto Dele.
Somente assim ele virá a conhecer o alegre amor de Deus.

Mas se disséssemos que Deus e ele são um,
essa alegria e amor desapareceriam instantaneamente.


Aquele que profere o nome de Deus enquanto caminha recebe o mérito de um sacrifício a cada passo, seu corpo torna-se um lugar de peregrinação.

Aquele que repete o nome de Deus enquanto trabalha sempre encontra a paz perfeita.

Aquele que profere o nome de Deus enquanto come recebe o mérito de um jejum, mesmo que tenha feito suas refeições.



Eu não podia mais mentir
então comecei a chamar o meu cachorro de "Deus".
Primeiro ele pareceu confuso,
em seguida começou a sorrir,
mais tarde ele até mesmo dançou.

Eu continuei fazendo isso:
agora ele nem sequer morde mais.
Pergunto-me se isso funcionaria com as pessoas.


A tarefa do homem é apenas repousar em Deus e levar a cabo seu trabalho sem pedir nada Dele.
Deixe o corpo ser entregue a Deus e Ele fará como deseja. 
Ele é o suporte do mundo todo e trará a coisa apropriada no momento apropriado. 
Nessa fé devemos nos fortalecer.
Não deveríamos ter nenhuma outra crença além dessa.
Deus é todo poderoso e pode realmente alcançar qualquer coisa.
Por que deveria um homem se importar com qualquer coisa que seja?
Aquele que permeia o universo e dirige a vontade, o que Ele não pode realizar?

A santidade não pode ser comprada no mercado, nem pode ser adquirida ao vagarmos pelas florestas e montanhas. 
Também não pode ser comprada com grandes quantidades de riquezas, nem pode ser encontrada nos mundos superiores e no além.
A santidade pode ser adquirida apenas a custo da vida. 
Aquele que não está preparado para sacrificar sua vida não deveria vangloriar-se da espiritualidade.

Minha própria vida não teria razão de ser, se fosse para eu ficar esquecido de Tua presença mesmo que por um momento. 

Se levarmos a cabo nossa prática espiritual regularmente, o que ela não poderá alcançar?
A raiz úmida de uma planta quebra até grandes pedras. 
A prática pode alcançar toda e qualquer coisa. 
Nada pode impedir um esforço determinado. Uma corda pode cortar até uma pedra dura. Através da prática até o impossível torna-se possível. 
Portanto, deveríamos ir para a solidão e fixar nossa mente em Deus, não deveríamos permitir que nossa mente ficasse vagando, deveríamos evitar todas as coisas frívolas, deveríamos estabelecer nosso coração na realidade e perfurá-la como uma flecha perfura o alvo. 
Deveríamos dizer adeus à indolência e ao sono e viver na constante vigília de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário