-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

As quedas ....do Paraiso e do dia a dia....



As quedas ....do Paraiso e do dia a dia....



No entender de Jacob Boheme,  a "queda do homem do paraíso"  só foi possível quando o Grande Arquiteto do Universo atribuiu ao homem a capacidade de utilizar-se do livre-arbítrio, ou seja, poder pensar e fazer tudo o que deseja.
 

Porém, em contrapartida, estará sempre sujeito as Leis Cósmicas da causa e efeito, que vivenciará na diversidade.
Se intuirmos, observamos que, de forma análoga, o mesmo processo "da queda do paraíso" ocorre, ciclicamente, em nossas vidas. 
 

Permanentemente, talvez mesmo todos os dias, estamos sujeitos a sofrer "quedas" e "subidas"; seja "queda" afetiva, "queda" financeira, nas relações familiares, no trabalho, etc..

Lembremo-nos de que nada ocorre por acaso. 

 
Ou provocamos os acontecimentos ou estamos envolvidos neles por nossa escolha. 

 
Nós escolhemos a nossa família, onde queremos habitar, nosso emprego, se estudamos ou não, se temos filhos ou não, etc.. . 



Mesmos pressionados, a decisão é sempre nossa. 
 
Ninguém é culpado pelos nossos desacertos.


Nós "caímos e subimos" a cada acontecimento em nossa vida.
É na diversidade que aprendemos utilizar o nosso livre-arbítrio como instrumento de evolução. 

 
Foi essa metodologia que escolhemos como aprendizado.
É natural que recebamos as conseqüências dessa nossa escolha.


Sob inspiração, Jacob Boheme escreveu: "Se a vida natural não tivesse contrariedade alguma e não tivesse limite, nunca perguntaria pelo fundamento de que provém, de modo que o Deus oculto permaneceria desconhecido para a vida natural . 


Além do mais, se não houvesse contrariedade alguma na vida, não haveria perceptibilidade ou sensibilidade, nem vontade, nem operatividade, nem entendimento, nem conhecimento, pois algo que tem uma única vontade não tem divisibilidade, ... ainda que seja boa em si mesma, não conhece o mal e o bem, pois nada tem em si para torná-los perceptíveis".

Sempre incentivados pelos exemplos dos Mestres, estudamos, meditamos e oramos com o objetivo do aperfeiçoamento espiritual para que, no final deste ciclo de vidas, possamos caminhar um pouco mais na nossa evolução. 

 

Devemos incluir o objetivo de superar, quotidianamente, cada "queda" que se nos apresente, utilizando os conhecimentos que adquirimos. 


Diz a Lei de Moisés: "Não procureis saber o que ignorais enquanto não tiverdes praticado o que já conheceis". 
 

Está em nós mesmos fazer de cada "queda" diária um instrumento da nossa evolução, pois elas oferecer-nos-ão a oportunidade de exercitarmos o nosso aprendizado junto dos que nos estão próximos.

1 comentário:

  1. Caro Christiano.! Agradeço por seu comentário em meu blog - "A via iniciática". Apreciei muito sua postagem sobre o "Livro Vermelho" do iluminado Jung, leitura obrigatória para quem está no caminho. Seu blog já consta na lista de minhas leituras (link): pretendo dedicar boa parte de meu tempo no que percebo como grande aprendizado. Receba meu tríplice e fraternal abraço!

    ResponderEliminar