A alquimia interna taoista
O corpo como forno alquimico
No Taoismo existem métodos de evolução espiritual baseados
no trabalho exterior, nas manipulações com a matéria, em especial os metais e o
mercúrio, é a alquimia exterior.
Vamos falar apenas na vertente interior, baseada no trabalho
sobre o corpo, é a alquimia interior, NEIDAN, cuja meta é unir os contrários,
tal como 2 pessoas se unem em casal, tal como o par andrógino da alquimica
ocidental.
Nesta vertente o adepto usa de manipulações mentais, de uma
forte intenção e força de visualização do seu espirito, para induzir mudanças
da sua pessoa e da sua relação com o mundo.
As visualizações de divindades
associadas a certas partes do corpo e os esforços feitos pelo adepto para as
conservar em si, são parte essencial do caminho espiritual em vida e de uma
longa vida ‘imortal’.
As transformações do corpo e do espirito vão lado a lado e
são indissociáveis.
O corpo torna-se um pequeno universo e os processos de
transformação efectuam-se em circuito fechado no corpo que se torna um forno de
transformação energética interior.
Daí a necessidade de fechar todas as saidas do corpo, as
aberturas naturais, sejam orificios inferiores sejam poros da pele, sejam
orificios da cara dos orgãos dos sentidos.
O essencial do trabalho alquimico é na cabeça e tronco, não
nos membros inferiores.
O ciclo essencial fechado destas transformações
psicofisiológicas é a circulação de
energias desde os orgãos genitais até ao topo da cabeça como calor interno e
depois uma descida como secreções aquosas da cabeça para o abdomen e depois uma
mistura entre elas.
O mestre de tudo isto é o coração e do que dele emana, a
intenção ou pensamento criativo.
Só a paz do coração garante o sucesso da
transformação.
Só assim o adepto se torna progressivamente mestre do seu corpo
e do seu espirito, mestre do mundo, para numa fase posterior dissolver o seu eu
na vacuidade e deixar ‘ser trabalhado’ interiormente pelo mecanismo maravilhoso
das criações e transformações (em termos cristãos, deixar Deus agir nele e
apenas fazer a vontade de Deus).
A intenção e a analogia
são, pois, por isso, muito usadas nos textos taoistas alquimicos, à
semelhança dos alquimistas ocidentais que usam as parabolas, metaforas e
fábulas e mitos para relatar os ‘segredos‘ do processo de transformação.
Os 3 ingredientes de base são a essência, o sopro e a alma,
que mais abaixo vamos ver representados por um menino de pé, um menino sentado
e um taoista de pé e cabeça rapada.
A meta é afinar a essência para se transformar em sopro,
afinar o sopro para se transformar em alma e afinar a alma para regressar ao
Um, e o texto confirma dizendo ‘ o corpo estando imóvel, a essência se
reforça, o coração estando imóvel, o sopro se reforça, o pensamento estando
imóvel, a alma torna-se ágil e eficiente’.
A VIA DA INVERSÃO
O metodo alquimico taoista é um método para inverter o rumo
‘normal’ das coisas.
O curso normal leva á morte, o curso alquimico leva á
imortalidade, a energia normal circula de cima para baixo com as respirações, o
curso alquimico da energia é a subida dessa energia pela espinha dorsal
despertando centros até ai inactivos, o curso normal do semen é para baixo,
dando origem ao nascimento de um ser externo, o curso alquimico do semen é
para cima dando nascimento a um ser interno, embrião de imortalidade.
O normal é o fogo do coração subir e atiçar as emoções e
paixões, o inverso é ele descer para ser acalmado pela agua apaziguadora dos
rins.
O curso normal das torrentes de montanha é descerem de cima
e inundarem os baixios, produzindo morte, o curso alquimico é utilizar os 3
carros-motores de energia hidraulicos que estão no Desenho 2 para fazer subir
essa torrente energética do coxis para a cabeça, para a imortalidade.
A subida
começa no carro do carneiro, daí lenta e relaxada, depois com o carro do veado
fica mais rápida, e finalmente é preciso muita força persistente para passar a
ultima passagem para a cabeça, aí a força do bufalo.
A evolução normal vai do Um ao multiplo, a evolução
alquimica vai do multiplo ao Um.
É preciso juntar os sopros multiplos do ser,
incluindo os das 5 visceras-5 elementos, dos 3 campos de cinábrio, do yang e
yin , para regressar de novo á Unidade.
O local de inversão no corpo varia consoante as fontes, vai
do umbigo, a entre os rins e pode nem ter local especial, ser um principio
luminosos a partir do qual se efectua o regresso á origem.
Dois textos laterais exteriores exprimem isso mesmo e dizem
’no sentido normal é o estado ordinário’, ‘no estado invertido é a santidade’.
Um dos efeitos que se sente no corpo quando ocorre essa
inversão de curso é sentirmos várias vezes ao dia uma especie de dragão que
roda para cima e para baixo na zona do abdomen.
Em resumo, a Luz deve surgir do alto da cabeça e descer às
regiões mais baixas do corpo, aos 9 impérios, onde destrói os 9 infernos e o
adepto perde a percepção da existência
do seu corpo.
Desenho 1 – Cabeça
Neste desenho mostra-se a cabeça e as almas que aí residem
mas se podem escapar se a pessoa não as ‘trabalha’.
Assim com o nº 1 temos o Palacio dos Perfeitos, representado
por um circulo luminoso, onde reside a alma verdadeira ou Perfeita no centro da
cabeça mas que pode sair pela parte superior.
Com o nº 2 temos os 3 principios da morte alojados no abdomen,
coração e cabeça. Estes principios fazem os ‘relatórios’ para o céu do
comportamento bom ou mau da pessoa.
Com o nº 3 temos as 7 almas vegetativas, associadas aos
pulmões.
Com 4 letras temos os 4 animais de protecção ( tigre branco
A , dragão verde B , passaro vermelho C e a tartaruga enlaçada por serpente que
representa o Guerreiro obscuro D).
Com o nº 4 temos o carro do bufalo, com o nº 5 o Guerreiro obscuro e como o nº 6 as pérolas enfiadas.
Existem no corpo 3
carros (do carneiro, do veado e do bufalo) que simbolizam 3 tipos de energias
que em 3 etapas do caminho ajudam a desbloquear e impulsionar o percurso.
Desenho 2 – A carta completa da cultura da Perfeição
Este desenho tem funções de ensinamento de evolução
espiritual e também funções mágicas, rituais, talismãnicas (o corpo do adepto
é um talismã em si).
O ensinamento base é juntar as forças interiores ás
exteriores, unir o corpo celeste ao corpo divino.
Revela a organização e o
funcionamento do mundo do adepto que medita-pratica, mundo tripartido em corpo,
universo exterior e mundo dos deuses.
‘Os deuses do corpo comandam 18.000 deuses, quando o homem concentra
seus pensamentos neles, os 18.000 deuses não acabam ou dispersam, neste caso, o
Céu faz descer (Graça cristã pelo mérito do adepto??) outros 18.000 deuses para completar o corpo (afinal
tinhamos-viviamos com só metade do que somos na realidade) e em seguida os
36.000 deuses que resultaram, levantam o corpo inteiro e o levam para os 3 Céus,
então o homem torna-se imortal e divino e a sua transformação está completa.’
Este desenho mostra as partes do corpo, 3 circulos grandes
nas costas que representam instruções de trabalho, desenhos de 6 animais que
representam as divindades das 6 visceras, sendo dragão=figado, tartaruga e
serpente=vesicula, veado com 2 cabeças= rins, passaro vermelho=coração, tigre
branco=pulmão e fénix=baço.
Desenhos das 30 fases da lua (simbolos do regime de fogo a
usar em cada etapa), textos sobre os principais locais de transformação do
corpo, os paraisos e os infernos corporais, várias técnicas usadas na alquimia
interior e os rituais para alcançar a imortalidade.
Região por cima da cabeça
Existe uma versão desta carta que tem um elemento adicional
na parte superior, um circulo onde está um menino, simbolo do sopro não
inflamado do Um, e 3 personagens por cima que representam os 3 Puros (
Superior, Supremo e Jade), a Trindade Taoista que reside nos planos superiores
do sopro cósmico e proveniente do sopro do Um.
A inscrição diz ‘ o cristal de
ouro brilha e eleva-se para se unir ao Um supremo no Palacio da Origem caótica’.
Na carta por cima da cabeça existe um circulo com um personagem
de cabaça rapada, o Taoista Perfeito, com o nº1 está a palavra ‘alma’.
Ao redor
existem 9 circulos que representam os 9 Perfeitos, divindades que residem na
cabeça.
Região da cabeça
A cabeça é a parte celeste do corpo e a origem divina da
pessoa.
O circulo com nº12
que sai das sobrancelhas diz ‘luz divina’.
Esta luz surge e se desenvolve
quando o espirito do adepto em meditação está livre de todo o pensamento
errado, quando está em paz e cristalino, quando se vive apenas o momento
presente e o corpo é luz per si.
Na cabeça existem inscrições que evocam o paraiso, com o nº1
temos a Joia divina, nº 2 a Joia celeste, nº3 o Um supremo, nº 4 a Corte
celeste , nº5 o Tambor do cume do monte, o nº6 é a Mãe obscura, o nº 7 é o
canal de controle.
As 3 espirais no topo da cabeça representam os 3
sopros-respirações primordiais, as 3 jóias, a jóia divina , a celeste e a mágica.
A mãe obscura está ligada ao Pai original como o casal
original que faz nascer o embrião espiritual, o Pai rege as transformações do
sopro não inflamado e do que é anterior ao soberano e a mãe rege as
transformações da essência e da formação do embrião.
Essência e sopro, o yin,
yang da dualidade criativa.
O tambor do cume é o tambor celeste e designa a parte de
tras do cerebro, e um exercicio famoso manda , ‘coloca as palmas das mãos nas
orelhas e com o dedo do meio bate 24 vezes na nuca’ para entrares no céu.
Reza a tradição taoista
que as divindades que habitam a cabeça têm guardas nos mirantes das suas casas
para só deixar entrar os hospedes sinceros que tocam devidamente as sinetas (os toques na nuca) da entrada.
As inscrições no nariz dizem respeito aos paraisos taoistas
e seus palacios.
As inscrições na bochecha esquerda dizem que o coração
comanda os 7 reis ( os 7 orificios da cara dos 5 sentidos) e é assistido nessa
tarefa pela lingua e pela garganta.
Debaixo da cara existem 12 aneis, o pagode em 12 andares da
tradição taoista que faz a ligação da cabeça ao resto do corpo.
Região da coluna
A coluna vertebral tem 4 linhas e 24 circulos ( as 24
vertebras-os 24 sopros de cada ano).
Em baixo, no meio e no topo da coluna, existem 3 grandes
circulos, que representam os pontos onde a energia que sobe pela coluna
encontra dificuldades e bloqueios.
Esses circulos são os carros ( ou motores
hidraulicos) do carneiro nº1 em baixo , do veado nº2 a meio e do bufalo nº 3 em cima que fazem
movimentar e desbloquear essa energia.
O curso normal das torrentes de montanha é descerem de cima
e inundarem os baixios, produzindo morte, o curso alquimico é utilizar os 3
carros-motores de energia hidraulicos para fazer subir essa torrente energética
do coxis para a cabeça, para a imortalidade.
A subida começa no carro do
carneiro, daí lenta e relaxada, que corresponde à inversão do ciclo dos 5
elementos, com a mistura de agua e fogo, com a copulação do tigre e do dragão, depois com o carro do veado fica mais rápida,
e diz-se ‘o cristal de ouro detrás da cauda que começa a subir’, e finalmente o ultimo carro onde é preciso
muita força persistente para passar a ultima passagem para a cabeça,daí a força
do bufalo para a saida do corpo da alma yang.
À direita da coluna existe uma linha sinuosa, a Via Lactea
nº4 , a espinal medula.
Região dos rins e baixo ventre
Em redor dos rins, com o nº 5 lê-se ‘ fêmea-a porta da força
vital’ e com o nº 6 lê-se ‘obscura-a porta dos rins’ , são de novo a dualidade
yin-yang, que se une entre os rins num circulo com 1 linha unindo 2 partes.
A espiral com nº 6 A , uma espiral em 7 ou 8 curvas, significa as
fases do embrião a nascer, a fusão da essencia e do sangue, tem um texto anexo
que faz referência à chuva ligada a rituais e evocações taoistas.
O nº 7 é o forno de Jade, o campo de cinabre interior.
O frase nº 9 diz ‘ espada da sabedoria contra os demónios
vinda do Polo Norte’.
A divindade do Norte é o Guerreiro verdadeiro que não
trai,que abandona as honras, as riquezas, a glória, quem agarra esta espada
mata os 3 pirncipios da morte e será acolhido pelo sopro único da tartaruga enlaçada
de serpente.
A frase nº11 diz ‘ porta da vida que dá acesso á
imortalidade’.
A frase 9 A diz ‘ o sopro’ = fole de fogo, lareira.
Quando o esvaziamos não se gasta, quando o
activamos mais vento emite.
Este fole é o elemento chave para controle do processo,
do fogo interno e seu regime a desenvolver em cada fase.
Uma escola diz que
este sopro é accionado entre os 2 rins, quando nos esvaziamos surge uma
abertura, a femea obscura, e com ela uma via de comunicação entre os 2 sopros
dos rins, o obscuro e a fêmea, ver nº 5 e 6 tendo no meio um circulo com 2
pontos ligados como se disse em cima.
A frase nº10 diz ‘ porta que conduz á imortalidade, local de
passagem do pivot’.
A frase nº 8 diz ‘ Daqui os homens vulgares se encaminham
para a morte e os santos se elevam’.
Na parte debaixo da frase nº10 existe um homem em cima de um
bufalo a tocar uma flauta (um santo a subir á imortalidade, pois já domou o
búfalo e o comanda?).
Região do centro do corpo e abdomen
Por baixo da traqueia com a forma de uma flor invertida
existem várias pétalas que representam os pulmões 14 com suas 7 almas
vegetativas, o coração 16 com as 7 estrelas da Grande Ursa, figado 13 com as suas 3 almas visionárias e vesicula biliar 15.
Por baixo desta flor invertida está um menino em posição de
lotus que segura um texto 'o sopro’ e com mais textos de volta , ‘ o coração é imóvel ‘ , ‘a respiração
reforça-se a si mesma’ e ‘na expiração
colhe-se a raiz celeste’(=secreções frescas-yin).
Dos lados exteriores ao nivel do menino sentado existem um
macaco=coração e um cavalo= pensamento, animais a domar, simbolo da
necesssidade de acalmar o espirito e concentrar pensamentos assim como a troca
das respiraçaões yin-yang em certa etapa do processo.
Outro menino está em baixo de pé com os braços levantados ao
céu.
Segura o texto ‘essência’.
Ao redor dele existem vários textos, ‘sopro que mata o Guerreiro obscuro’ , ‘na
inspiração colhe-se a raiz terrestre’( =calor fisico-yang) , ‘a essência se
reforça a ela mesma’, ‘o corpo é imóvel’.
Entre os dois meninos existe um desenho evocando um forno
alquimico, com textos dizendo, ‘o centro’ , ‘o forno de terra’, ‘colher
de elixir’ (daogui) , e ‘o pensamento
criativo está imóvel, a alma torna-se ágil e eficiente’.
Esta colher de elixir representa as secreções doces que
surgem e descem da cabeça para a zona do coração e que o adepto sente aquando
da união dos opostos, do dragão e do tigre, do sopro e da alma, este nome
designa não o instrumento colher mas o seu conteudo, o ‘cinabre ou ambrósia divina’,
e que se espalha pelo corpo como uma luz purificadora.
Os dois circulos entrelaçados nº17 simbolizam a união dos
opostos, a água dos rins com o fogo do coração.
Por baixo do menino em pé existe um trapézio com 9 circulos
que são as 9 portas do inferno.
Este trapézio parece um pote (metáfora do corpo
como forno ou paraiso).
Entre os pés do menino e o trapézio está o texto ‘canal de função’ com um circulo em baixo.
Dois textos laterais mas exteriores
dizem ’no sentido normal é o estado ordinário’ , ‘no estado invertido é a
santidade’.
Os infernos são combatidos pelos 7 espiritos das 7 estrelas
da Grande Ursa ( nº16 no coração).
Com o nº 18 existe um circulo que diz ‘ porta da vida’ e junto ao umbigo se diz ‘o umbigo é a porta da
vida’.
Os campos do cinábrio
Na frente do corpo existem 3 campos de cinábrio: a pílula de lama (Niwan) na cabeça , o Forno principal no coração e o forno de Jade no abdomen.
Ou seja, cada campo corresponde a uma parte da trindade (essência no abdomen, sopro no coração e alma na cabeça) .
Niwan é o campo de cinábrio superior e o orificio da passagem para o espaço onde reside a alma .
Está situado no centro da cabeça entre as 2 sobrancelhas.
Se, a partir da porta celestial, nós penetramos de um dedo polegar dentro da cabeça, nós chegamos ao Palácio das luzes; se nós ainda penetramos mais um dedo polegar, chegamos à Câmara -caverna e mais um dedo polegar, chegamos ao Niwan.
O Niwan tem 9 cavidades, 9 palácios celestes opostos ás 9 portas dos infernos.
Aqui o adepto visualiza as 9 divindades e seus atributos que habitam os 9 palacios.
Se nós continuamos para baixo, chegamos ao forno ou ao campo de cinábrio mediano localizado abaixo do coração.
Ele é flanqueado à esquerda do Palácio das luzes e à direita da Câmara- caverna.
À esquerda ao nível do fígado reside o adolescente sem talento.
À direita é o pulmão, a residência da Origem branca e a casa do sopro-respiração, onde este é aperfeiçoado.
Debaixo do coração, existe a cavidade que nós chamamos o Palácio escarlate e que é o lugar onde se encontram e unem o tigre e o dragão.
A porta do umbigo é chamada a Porta da vida.
Ela tem sete aberturas que comunicam com os rins externos, por onde passam a essência e os espiritos vitais, e que nós chamamos o Forno na forma de lua crescente.
Por baixo do canal de função há nove aberturas que são as portas de inferno e a Cidade da escuridão; este lugar também é chamado o mar da respiração.
Se nós continuarmos para baixo aproximadamente um dedo polegar, nós chegamos à Lagoa de Jade , o campo de cinábrio inferior que abriga a essência e é o lugar onde nós colhemos o remédio.
Ele é rodeado à direita e à esquerda do Palácio das luzes e da Câmara- caverna
Por baixo do trapézio está um texto sobre o campo inferior de cinabrio ( forno de Jade) que diz:
O campo de cinábrio é a raiz do homem, o lugar onde reside o seu espírito vital e onde as cinco respirações são originadas.
É a casa do embrião.
Os homens aí mantêm a sua essência seminal, as mulheres o seu sangue menstrual.
Ele preside ao nascimento, é a porta do yin e do yang e está situado três dedos polegares debaixo do umbigo.
Ele é vermelho no centro, azul à esquerda, amarelo à direita, branco no topo e negro abaixo.
Ele é quadrado e arredondado e mede quatro dedos polegares.
Ele fica situado três dedos polegares debaixo do umbigo, porque ele tem como modelo o céu, a terra e o homem.
Ele mede quatro dedos polegares, porque o céu corresponde ao um, a terra ao dois , o homem ao três e as estações ao quatro.
Ele tem cinco cores, porque ele tem como modelo os cinco elementos.
Neste campo, a respiração não inflamada é azul à esquerda, amarela à direita, negra abaixo, branco no topo.
É o campo de cinábrio inferior, do tigre verdadeiro, do mar de respiração, da porta da fêmea.
A cavidade que está no centro da fêmea obscura é a verdadeira essência.
O pedúnculo da força vital está acima três vezes um dedo polegar.
Este campo de cinábrio é na realidade o campo das transformações, a raiz do céu e a terra , o lugar onde o velho de cabelo branco pode fazer escurecer de novo o seu cabelo.
É na realidade o local onde posso estabelecer o meu reino.
O Um real, o metal que veio da agua que nós chamamos a essência de metal é a minha suprema essência do céu anterior.
Nós dizemos também que é o tigre que nasce da água, a lua no fundo do mar, a porta do nascimento, a minha raiz.
Estas metáforas não devem ser ignoradas por aqueles que cultivam a perfeição.
O campo de cinábrio inferior pode ser usado como templo de contemplação interior (o adepto entra na sala de meditação e visualiza as 5 visceras e depois este campo de cinábrio inferior) ou como zona de movimentação energética intensa em torrente.
Aqui há duas aberturas que comunicam com os rins internos.
Nos rins há aberturas que comunicam com o canal central para baixo, pelos joelhos, pela planta dos pés .
Tais são as aberturas principais, os pontos de passagem e de conexão do corpo.
Visão geral de outros textos
Junto a cada um dos 6 animais-visceras existem 6 textos que
descrevem as funçoes viscerais.
No topo do desenho à esquerda um texto compara o macrocosmo
ao corpo-microcosmos descrevendo os principais orificios e locais de passsgem
no corpo.
À direita um texto fala nos locais principais dos trabalhos
alquimicos, nos 3 passes ou canais, nos 3 campos de cinabre, nos fornos e os
caldeirões.
Os 3 circulos grandes na coluna vertebral junto aos
motores-elevadores de energia nºs 1 ,2 e 3 falam nas 3 passagens.
A passagem do coxis
Esta passagem (chamada também de canal do tigre e do dragão,
de escada para o céu, de osso do carro hidraulicao, dos 9 orificios de passagem) menciona a necessidade de bloquear a saida das energias do semen, daí as
muitas práticas sexuais de retenção de esperma.
Esse bloqueio faz com que essas
energias passem a alimentar outras zonas que dele mais precisam, como o cerebro
e a espinal medula.
Aqui começa o inicio da inversão do bloqueio e o regresso ao
caminho para o céu.
Esta passagem tem 9 orificios, há que passar o sopro pelo
orificio central, os ‘outros não conduzem á Via’.
Quem consegue subir neste canal pela medula acima até à
cabeça, aí no Niwan deposita o nectar da ambrosia produzida e desbloqueia todos
os restantes canais.
A passagem da espinha dorsal
Esta passagem é dupla, energia yang sobe na inspiração até á
cabeça Niwan e energia yin desce na expiração, passando na boca onde se
humedece, passa nos pulmões, pelas 5 visceras e termina no campo de cinábrio
inferior.
A passagem superior da nuca
Chamada de palacio do yang, de zona de ferro pelo seu
dificil acesso, é o ponto estratégico para subir ao céu e alcançar o dragão
amarelo ( divindade e pensamentos verdadeiros).
O sopro yang, o calor interno é fundamental para passar esta
passagem, cuja porta é guardada por uma divindade yin.
É preciso que o calor
interno chegue ao nariz, para que as secreções frescas desçam do cérebro e
encham a boca.
Processos de inversão dos 5
elementos pelo regime do fogo
Começa com uma troca do alto a baixo entre a agua dos rins e
o fogo do coração.
Depois uma troca direita – esquerda entre o dragão verde do
figado à direita com o tigre branco dos pulmões à esquerda.
Esta efectua-se na
cavidade do Palacio escarlate debaixo do coração.
O dragão verde é a morada das almas visionárias, no céu o
sol.
O tigre branco é a morada das almas
vegetativas , no céu a lua.
A subida e descida efectua-se segundo um fogo regulado pelo
fole e seguindo o ritmo das luas, das horas , das estações, dos astros de céu,
pois o corpo do homem segue as mesmas leis do movimento cósmico.
DESENHO 3 e 4 – O CORPO MONTANHA
Este desenho apresenta
a paisagem interior com os locais e os simbolos dos processos
alquimicos.
1- Palacio Niwan
2- Um grão de milho contém o universo
3 – Palacio da ascenção do yang
4 – Monte dos 9 picos
5 – Lao Tse com sobrancelhas a tocar a terra e cabelo branco
6 – Depois da dupla passagem o sopro trespassa o cimo da
cabeça. É aqui que o caminho da prátivca toma raiz.
7 – Terraço dos espiritos do céu
8 – Cume do pico gigante
9 - Passagem superior
da capital de Jade.
10 – Canal de controle
11 - Canal de
concepção
12 – O sol alaranjado purificou completamente os 4 mares
13 – Do espaço entre as sobrancelhas é continuamente emitido
um feixe de luz , capaz de eliminar o sofrimentos dos seres no ‘samsara’.
14 – A meio da ascenção fervem as torrentes
15 – Passagem media da espinha dorsal
16 – Formula secreta do pagode em 12 andares
17 – o menino enfia as pedras gravadas
18 A – A divindade da vesicula biliar, o dragão, luz majestosa.
18 – A divindade do pulmão, a flor branca, que busca o
vazio.
19 – O sopro passa a ponte com rapidez.
19 A – A divindade do figado, vapores de dragão , a que
contém a luz.
20 – O monge barbaro
de olhos de jaspe sustém o céu com suas mãos.
21 – Carro hidrualico a pés do yin-ynag
22 – A casa passo se avança, depois de uma volta completa o
mecanismo inverte o curso da agua que corre para Este num vale profundo e se vê
ao fundo a fonte de ambrósia nascer e se elevar ao monte do Sul , a via da
longevidade se cumpriu.
23 – Local de troca fogo-água
24 – Forno de cinabre
25 – Passagem inferior do coxis
26 – As 2 cavidades do palacio dos rins
27 – A tecelã roda o fio.
28 – A divindade do rim , obscuro, procriador do menino
29 - A divindade do
coração, origem do cinabre, guardiã dos espiritos sobrenaturais.
30 – A divindade do baço, sede das almas visionárias.
31 – Campo de cinabre médio
32 – O bufalo remexe a terra e semeia a moeda de ouro.
Muito bom.
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