-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Porquê tanta devoção ?




Um Sufi, homem de grande sinceridade, perguntou a Djaffar, o Veridico :

Porque praticas tantos actos de devoção dia e noite ?  

É a minha tarefa, só eu a posso cumprir, assim como o pão que me é destinado, só eu o posso comer.

Tendo esta tarefa a cumprir, pus de lado a preguiça.

De minha morte, só eu a posso morrer, já estou a ir ao seu encontro.

Sem ter alguém em quem confiar, confio apenas em Deus.

Renunciei ao que antes me agarrava, percebi que eram meras fantasias.

Se és um de nós, mantém uma única face, não sejas um dado multifacetado.

Não foste criado para o jogo, a tua existência não é uma alegoria.
Não desperdices a vida, pará de renegar o dom que representa a tua alma.

Na hora do Julgamento, precisarás de uma moeda perfeita que suporte a prova do Verificador.

Nessa hora onde a alma deixa o corpo, como podes chegar a Deus com o coração cheio de idolos?

O ‘tudo’ é estar acordado a cada instante, pois cada instante 'é' o Valor Supremo.

Quem viveu toda a vida ignorante e despreocupado, não conheceu o despertar .

Que proveito tirar de um sono de que se desperta apenas na hora da morte?

Quando despertares, receio, que tenhas perdido o teu tesouro. 

Se não tens compaixão por ti, quem terá ?

Leva a tua cruz sem te revoltares, cumpre a tua tarefa pelas tuas mãos.

Pois ninguém se preocupará da tua tarefa, nem levará, mesmo por um só instante, a tua cruz.



Livro Divino
Fariddudine Attar

Sem comentários:

Enviar um comentário