-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

O Bardo Thodol - Livro Tibetano dos Mortos 8




O Bardo Thodol - Livro Tibetano dos Mortos

Parte 8


A 3º Fase do Bardo 

O Sidpa Bardo 

Esta 3º parte, que dura perto de 22 dias (dos 49 dias no total das 3 partes) dependendo do karma de cada um, é a derradeira oportunidade para o defunto (que aqui chegou devido ao seu mau karma e vicios em vida e que por isso se atemorizou até agora e não foi capaz de confrontar as suas próprias ilusões) de evitar novo renascimento em ventre humano e de continuar sua evolução noutro plano.

O defunto neste Bardo possui um corpo etéreo-astral, corpo criado pelo seu próprio desejo em forma-pensamento. 

Houve como que um nascimento ( desse corpo de desejo) sobrenatural ( pois é defunto agora).

Vai ver surgir á sua frente várias visões que o ‘solicitam e atraem’ para a elas aderir e assim seguir várias opções de renascimento. 




A mensagem aqui é :
‘’ Não sigas as visões, não te deixes atrair, não sejas fraco. 
Se te deixares atrair vais errar perdido e sofrer dor, conserva a tua mente em repouso, como aprendeste em vida com teu mestre (no estado de não pensar , de não-pegar, primordial ) e medita com amor e confiança humilde em tuas divindades e teu mestre.
Lembra-te dos ensinamentos, lembra-te dos ensinamentos, isto é de grande importância, não te distraias.’’


Com esse corpo astral o defunto pode viajar á velocidade do seu pensamento, pensa aquilo e está lá, pois sem corpo fisico isso se torna possivel. 

Como o vento, o karma está em movimento permanente e o intelecto do morto sem o corpo fisico que o ‘ancorava’ desse vento, é o brinquedo desse karma.

Mas nova mensagem :
‘’ Não desejes isso, não o faças, mantém-te sereno, calmo, não te deixes entusiasmar com as ‘magias espectaculares’, conserva a tua atenção no Teu Senhor’’

O defunto vê seus parentes e amigos, que o choram e ele sente grande dor e sabe ‘que estou morto, e agora que faço?’ 



Aqui a mensagem é :
‘’ Não te deixes prender pela dor e aflição por estares separado dos teus próximos, foca-te no teu Mestre, no teu Guia, no Teu Anjo da Guarda, não te apegues à dor da separação e não terás pesar, terror ou temor.’’

Ou seja, está morto mas não se deve afligir por isso.

O ambiente envolvente é de um tom acinzentado, tipo crepúsculo astral.

Consoante o karma de cada um, agora surgirão mais visões (ilusões próprias) que podem ser terriveis com fortes sons e expressões como : ‘Mata, mata’ e ameaças semelhantes.

O defunto pode sentir-se perseguido e atormentado por animais sanguinários, por sons terriveis e explosões, por fogo turbulento, por mares bravios, por ventos furiosos.

Quer fugir de todos eles e depara-se com 3 precipícios profundos e aterradores e sente que está prestes a despenhar-se neles. Estes precipícios simbolizam as 3 paixões más e cair nelas seria entrar num ventre antes do tempo. 




Aqui a mensagem é :
‘’ Não temas essas visões terriveis, nem esses precipios, eles são a Ira, a Luxúria e a Estupidez, e invoca apenas a Divindade a que estiveste ligado em vida, seja ela qual for, isto é de grande importância.’’ 


Quem em vida esteve sinceramente ligado a alguma religião sentirá prazeres e felicidade. 

Quem em vida foi neutro espiritualmente não sentirá nem prazer nem dor mas apenas uma incolor, indiferente estupidez.

Aqui a mensagem é :
‘’Abandona as afeições excessivas e anseios de felicidade e conforto. 
Mesmo em estado de indiferença, conserva a tua atitude de não-distracção, de não apego, sem sequer pensares que estás meditando, isto é de grande importância.’’

Nesta fase o morto está numa instabilidade permanente, e como já se disse, seu corpo astral se move como o vento, com um mero pensamento e isso deixa-o intranquilo, aflito, quer repousar e não consegue, quer se demorar a ver os seus parentes e não consegue lá ficar muito tempo. 

Vê seus próximos e amigos e, consoante seu karma, deseja ter um corpo de novo para ‘experimentar de novo estar vivo’, e ansiosamente procura por um corpo, por um ventre para renascer.

Aqui a mensagem é :
‘’ Como não podes permanecer muito tempo em algum lugar e tens de continuar, não penses em muitas coisas, conserva teu intelecto em seu próprio estado (não modificado-original), afasta o desejo de um corpo e mantem tua mente em estado de resignação e age de modo a permaneceres assim’’.

Quem assim proceder será liberto e evitará o renascimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário