-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

domingo, 7 de outubro de 2012

Sufismo Derviche e Rumi



Jalāl ad-Din Muhammad Rūmī mais popularmente conhecido como Rumi (30 de setembro de 1207 - 17 de dezembro de 1273) ou pela alcunha de Mevlana, foi um poeta, jurista, teólogo e místico sufi . 

Rumi nasceu na vila de Wakhsh, uma pequena cidade localizada no rio Wakhsh na Pérsia (no que é hoje o Tajaquistão ).
Foi enterrado em Konya na Turquia e seu túmulo se tornou um local de peregrinação.

Seu epitáfio diz:
Quando estamos mortos, não procurem o nosso túmulo na terra,
Pois ele reside nos corações dos homens.  


Após sua morte, seus seguidores e seu filho Sultan walad fundaram a Ordem Mevlevi , também conhecida como a Ordem dos Derviches rodopiantes, famosa pela sua dança Sufi conhecida como a cerimónia Sema .

A importância de Rumi transcende as fronteiras nacionais e étnicas.
Seus poemas e obras são escritos em língua persa e sua obra-prima, o Masnavi continua sendo uma das mais puras glórias literárias da Pérsia.
No Afeganistão, Rumi é conhecido como "Mewlana" e no Irão como "Mevlevi".

Sua doutrina defende a tolerância ilimitada, raciocínio positivo, bondade, caridade e consciência através do amor
Para ele nenhuma religião (muçulmana, judaica ou cristã) é a Verdade, o seu ensino apela para as pessoas de todas as seitas e credos para a paz e tolerância .

O tema geral do pensamento de Rumi, é, essencialmente, o conceito de Tawhid - a união com seu amado (a raiz primordial) de quem ele foi cortado/afastado (caido) - e seu anseio e desejo de restaurar essa união.

Por que eu deveria procurar?
Eu sou o mesmo que Ele.
Sua essência fala através de mim.
Eu tenho procurado por mim próprio ! 



Rumi acreditava apaixonadamente no uso de música, poesia e dança como um caminho para se chegar a Deus. 
Foi a partir dessas idéias que a prática de Dervixes rodopiantes se desenvolveu em uma forma ritual. 



Campa de Rumi 

Seus ensinamentos tornaram-se a base para a ordem Mevlevi que seu filho Sultan Walad organizou .

Na tradição Mevlevi, Sema representa uma viagem mística de ascensão espiritual através da mente e amor para o Perfeito.

No fundo a Sema pretende induzir o transe, o êxtase, o estado alterado de consciencia no buscador, assim como um controle dos pensamentos e da mente. 

Quaisquer que sejam teus pensamentos sobre nós, 
Nós estamos longe, bem longe deles.

Alegria suprema, o Amado,
Deita abaixo os portões da mente,
E apanhado neste êxtase celestial,
No poder de Deus ficas glorificado.


No Sema tudo é abandonado e se encontra a Paz.

Abandonei meu coração e minha alma
E fiquei sem eles no final
Onde estão eles, afinal?
Se houvessem multiplos corações, eu os abandonaria todos.


Sema é onde as almas descansam
Para aquele que tem outro coração em seu coração
Isso é bem conhecido. 


Nesta jornada, o buscador simbolicamente volta-se para a verdade, cresce através do amor, abandona o ego, encontra a verdade e chega ao Perfeito sem intermediarios pois cada homem é um mundo em si. 




O buscador procura pela energia do Sema atingir um estado de êxtase que lhe permita ter uma visão de Deus.

O que nutre nossa alma é a Sema
onde o Amado nasce em nosso êxtase.


O buscador retorna a partir desta jornada espiritual, com maior maturidade, de amar e de estar a serviço de toda a criação, sem discriminação em relação a crenças, raças, classes e nações.

Venham, venham de novo, quem quer que seja, venha.
Adorador do fogo, pagão, adorador de idolos, venham.
Venham mesmo que tenham quebrado a penitencia uma centena de vezes.
O nosso portão não é o portão do desespero ou da miséria, venham!


Rumi foi um pensador evolucionista, no sentido de que acreditava que o espírito dos homens após ser afastado – caido da essencia Divina passa por um processo evolutivo pelo qual tende cada vez mais para se unir de novo a essa essência Divina. 

Quando a vida era real, a tua alma era uma com a minha,
O que éramos, era parte do mesmo todo.
Se tu e eu são prenomes que uso agora,
São meros termos,
Na verdade, não pode haver nunca tu e eu separados.


Toda a matéria no universo obedece a esta lei e este movimento é devido a um impulso inerente (que Rumi chama de ‘Amor") a evoluir e buscar a felicidade na divindade da qual emergiu.

Rumi acredita que há um específico objetivo para este processo: a realização de Deus.
Para Rumi, Deus é o solo, bem como o objetivo de toda a existência. 




Rumi está preocupado com a evolução espiritual do ser humano: o homem não consciente de Deus é semelhante a um animal e a verdadeira consciência de Deus torna-o divino.

Para Rumi o homem é criação e reflexo de Deus.
O universo não tem dualidade mas é uno.
O homem separou-se de Deus temporariamente
E aspira a regressar ao Deus amado,
Enquanto sofre neste exílio espiritual
Até alcançar o estado abençoado de auto-controle
E a morte do seu eu material.


Maravilhoso é o ser humano
Estranhamente forjado em cada parte
Feito de poeira pelo criador
Obra prima da arte perfeita.


Eu fui criado por Deus do seu elixir de Amor,
mesmo que eu morra e meu corpo pereça
eu serei sempre esse Amor.


Tal como as sementes encontram nova vida
em boa terra, também algum dia , a semente humana despertará da poeira de novo.


As três fases do caminho Sufi de Rumi são : 

Purificação, iluminação e união.

Abandonar os apetites físicos, elevar-se pela forca do Amor e finalmente unir a sua alma na realidade de Deus.

Rumi expressava assim a dor da separação de Deus.

Ó Luz do meu coração, regressa!
Ó meu amante e meu amado,
a minha vida esta nas tuas mãos
Regressa, te imploro.


A certeza da Queda

Nós estávamos no Céu, os Serafins nos conheciam,
e agora temos de regressar à nossa perdida eternidade.

Entre esta poeira e a vida pura fica um abismo,
caímos, apressemos-nos a regressar à Pátria de que sentimos falta.

Nós, que somos parte de Adão, ouvimos com ele
As canções dos anjos e querubins
A nossa memória, embora fraca e triste, retem
alguma lembrança dessas épocas celestiais.



Deus não deixa de desejar o regresso do homem

Vem, vem, nunca encontrarás uma amigo como Eu.
Onde existe um Amante como Eu no mundo?
Vem, não desperdices tua vida para a frente e para trás
És como um vale seco, Eu sou a chuva.
És como uma cidade mal planeada, Eu sou o arquitecto.
Vem!


O contraste entre estar com ou sem Deus

Quando Te tenho, as paixões do amor mantêm-me desperto
Quando não estás comigo, não consigo dormir..., gemo e sofro,
Estou acordado quando estás comigo e quando não estás ...
Mas como essas duas noites são tão diferentes!


Quando perguntado porque existia musica e dança nos funerais, disse:

Quem esteve prisioneiro e finalmente é liberto e abre as asas para voar para a fonte donde veio, não é isso motivo para alegria e celebrações ?

A necessidade da busca

Ó amantes, amantes !
Está na altura do êxodo do mundo
No ouvido do meu coração soam
As trombetas da grande migração.


A alegria da reunião

Que benção.
Aqui estamos sentados neste palácio de amor, Tu e eu.
Temos duas formas, dois corpos, mas uma única alma, Tu e eu.
Unidos em êxtase, não mais seremos tu e eu.
Salvos da loucura, celebraremos Tu e eu.


Que dia! O sol está mais intenso que antes.
Um dia que ultrapassa todos os outros,
Amantes, tenho grandes notícias para vós,
Dos céus acima, este dia traz canções e flores em cascata.


Como o sal é dissolvido no mar
Eu fui engolido pelo mar de Deus
Ultrapassei fé e descrença,
Ultrapassei dúvida e certeza. 

Subitamente no meu coração
Brilhou uma estrela clara e luminosa
Todos os sóis do céu
Desapareceram no brilho desta estrela.


Meu corpo poeirento
É a luz do céu
Os anjos estão invejosos
a observar o meu voo.


O caminho não é para todos, apenas para um ramo entre todas as arvores, o mistério da elevação espiritual para lá da primavera habitual.

Esta estação não é a primavera, é uma outra estação,
O êxtase nos olhos tem uma razão diferente
e existe uma outra razão porque um ramo
brota por si enquanto todas as arvores baloiçam em unissono.


O Amor dá acesso á intemporalidade 

Eu sou uma gota que é ao mesmo tempo uma gota e um vasto mar!

Quem procura a resposta fora de si, está enganado.

Eu procurei em todas as religiões sem sucesso,
Depois olhei para dentro do meu coração 
E ali estava Ele...Ele estava lá e em mais lado nenhum. 




A loucura do Amor 

Enlouquece com Amor se procuras a sanidade...!

Rumi e a morte 

Rumi tal como os todos os misticos anseia pela ‘morte antes da morte’ pois o buscador deve ‘ morrer e nascer a cada instante’.

A morte confronta o homem todos os dias
mas os verdadeiros amantes de Deus
Entregam-se á morte sem razão
Mesmo que a morte não os confronte.


Porque tens medo da morte, 
tu que tens uma alma imortal e a Luz de Deus?
A verdadeira morte é quando o coração adormece.
Para o coração que está desperto no amor
A morte nada mais é que um silêncio, uma quietude.


Nota : Os Mevlevis designam seus mortos por ‘os que estão quietos’

Rumi convida o buscador à verdadeira morte que é a vida do amor 

Morre, morre. Vivendo este amor, morre.
Quando morreres deste amor, encontrarás vida.
Morre, morre. Despreza a morte.
Sobe ao Paraiso e alcança os céus.
Morre,morre. Quebra a alma egoista,
a corrente que te mantém preso como um escravo.
Pega num bastão para derrubar o dragão.
Derrota-o e serás Sultão.
Morre, morre. Vai para lá da nuvem
e serás lua cheia.
Shiu! Não faças barulho. Silêncio é o discurso da morte.
Foges do silêncio porque te agarras à vida. 

Só o homem que nunca conheceu a morte em vida perece!

Morte é a minha reunião com Deus:
A noite da minha morte
Será uma noite nupcial,
O noivado com o supremo Amor.


Quando o meu caixão baixar à cova, 
Não pensem que estou infeliz por deixar este mundo,
Quando me baixarem à cova, não chorem
Porque isso é uma mera cortina que esconde
a paz do Paraiso! 

Sem comentários:

Enviar um comentário