Ritual do Buda da Compaixão
No sistema budista Tibetano existem vários tipos de rituais
(sadanas) a diversos Budas consoante seus atributos e áreas de acção.
O Buda da Compaixão (Chenrezig em tibetano) é um
desses rituais que pretende promover a Compaixão do individuo pelo Todo através
da visualização e identificação com esse aspecto do Buda e incrementar no
adepto a Paz interior consigo mesmo e com o que o rodeia e eliminar com o
processo as negatividades que possui e que o limitam como Ser .
Este Buda chama-se da Compaixão pois decidiu não atingir a
Budiedade antes que todos os seres a atingissem, daí o seu nome como simbolo
desta intenção.
Este Buda é o Pai de todos os Budas, pois a Compaixão é o
Pai deles todos.
Vendo o sofrimento dos seres, dos seus olhos cairam duas
lágrimas, duas deusas, de uma saiu a Tara Verde, da outra a Tara Branca, suas
manifestações/atributos simbólicos como mães dos seres encarregadas de os
libertar do sofrimento e os conduzir à Budiedade.
Inicia-se com o adepto a relaxar 5-10 minutos através de uma
respiração controlada e ritmada em ciclos inspiração-retenção-expiração de
4-2-4 , 1-4-2 , 2-2-2 ou outros que a própria pessoa se adeque mais.
De seguida olhando para a imagem ou apenas visualizando-a mentalmente, devemos imaginar Chenrezig como uma figura sentada de pernas cruzadas em cima
de um disco da Lua que por sua vez assenta sobre uma flor de lótus aberta.
Por trás nas suas costas existe outro disco lunar como fundo.
Nas suas 4 mãos , duas estão juntas em concha encerrando uma
jóia preciosa , a da esquerda segura uma flor de lótus com seu caule (simbolo de
estar no mundo mas não ‘agarrado’ ao mundo tal como o lótus que emerge da lama
imaculado) e a da direita um rosário de cristal (simbolo do seu comprometimento
com a salvação dos seres) .
Nota : 4 mãos simbolizam o Amor sem limites, a Compaixão, a
Alegria e a Serenidade.
Está vestido de sedas douradas e vermelhas e coberto de joías
preciosas.
Na cabeça tem a coroa de 5 pontas do Buda Amitaba ( a Luz
infinita, o Mestre Supremo chefe da familia do lótus a que pertence Chenrezig) .
Seu cabelo preto brilhante é apanhado no alto da cabeça
caindo o restante sobre os seus ombros.
Sobre seu ombro esquerdo é coberto por uma pele do veado
sagrado, simbolo da paz.
Sorri como uma mãe sorri com amor para seu único filho.
Sua figura não é material-sólida mas de luz irradiante.
Devemos imaginar que representa todos os Budas, Mestres e
Gurus e que neste ritual vamos procurar nele Abrigo para nós e todos os seres
como um Objectivo da nossa prática.
O ritual tem 4 partes .
A primeira é da procura de Abrigo na Divindade .
A segunda de encontrar Paz ( Bodhishita ) nesse Abrigo.
A terceira consiste em visualizações práticas das fases de
Criação e de Retorno (tudo se dissolve no vazio, termina a dualidade) .
A conclusão é dedicada a orações de mérito e
dedicatórias.
Oração de Abrigo e Paz ( repetir 3 vezes )
Em nome de todos os Budas
Eu procuro neles Abrigo até ser iluminado
Praticando as Santas Virtudes
Para atingir a Budiedade e beneficiar todos os seres.
Nota 1: Após esta oração imaginar que sois banhados de luz
purificadora por Chenrezig assim como todos os seres, luz que limpa a
ignorância e desfaz as negatividades.
Em seguida Chenrezig, ele mesmo, se dissolve em luz e entra
em vós, abençoando o vosso ser.
Nota 2: A finalidade da prática é atingir a Budiedade para
beneficio de todos os seres, não algum motivo meramente pessoal, pois a
Budiedade é Liberdade infinita e só o proposito de libertar todos os seres é
também Liberdade infinta.
Mantra ( repetir 5 vezes ou mais )
OM MANI PEME HUNG , A
Jóia no Lotus .
O rosário completo deve ser entoado várias vezes, ao logo de 7 (sete) dias, aquando do processo de transição (morte) de alguém. É extremamente benéfico para o espírito que atravessa os vários bardos (estágios) do processo de transição (morte).
Nota 1: Durante a recitação deste mantra devemos pensar que todos os seres estão também recitando e que toda a forma, som e natureza representam a forma, o som e a natureza de Chenrezig, ou seja, atingimos a não-dualidade.
OM (a natureza última de toda a realidade – a essência das coisas) — liberta do orgulho
MA — liberta do ciúme e da luxúria
NI — liberta das paixões e dos desejos egoísticos
PE — liberta da ignorância
ME — liberta da avareza e da possessividade
HUM — liberta da agressividade e do ódio
OM — purifica o corpo físico
MA — purifica a palavra
NI — purifica a mente
PAD — purifica as emoções
ME — purifica as condições latentes
HUM — purifica o véu que encobre o Conhecimento
Após a conclusão do mantra imaginamos que todos os seres são Chenrezig e se dissolvem em luz e se fundem com o Chenrezig em cima da nossa cabeça.
1º
Visualização – Fase de Criação ( treino de calma envolvente)
Na minha cabeça e na cabeça de todos os seres
Sobre uma flor de lótus e um disco da lua está a silaba
semente HRI
Dessa silaba sai o Supremo Um
De um branco luminoso irradiando 5 raios de luz
Que olha com seus olhos de compaixão.
Das suas 4 mãos, um par une suas palmas no coração
Das outras 2, a esquerda segura um rosário de cristal e a
direita um lótus branco
Tem adornos em seda e jóias preciosas e usa
uma pele de veado no ombro esquerdo.
É coroado por Amitaba , o Buda da Luz Infinita
suas pernas repousam cruzadas
Suas costas apoiadas por um disco lunar de um branco
imaculado
Ele representa o Abrigo Universal.
Nota : Imaginar que a letra sagrada se transforma em
Chenrezig, ou seja, que existe um Chnerezig no cimo da sua cabeça e de todos os
seres em forma de luz .
Durante esta visualização pensar que se está a rezar a
Chenrezig.
A letra sagrada HRI é a Mãe das 6 silabas sagradas OM MA NI
PE ME HUNG .
Significado do mantra:
- OM inclui as dimensões do Corpo, Mente e Espírito.
- MANI significa a Jóia que sustenta o Amor e a Compaixão (estes dois são uma verdadeira jóia que torna tudo possível).
- PEME é Lótus, a flor que cresce na água e que mostra tudo exactamente como é; uma visão, na realidade. A flor da Sabedoria e compreensão ( insight ).
- HUM representa o espírito de Iluminação. O efeito é a estabilização e purificação do espírito.
O rosário completo deve ser entoado várias vezes, ao logo de 7 (sete) dias, aquando do processo de transição (morte) de alguém. É extremamente benéfico para o espírito que atravessa os vários bardos (estágios) do processo de transição (morte).
Nota 1: Durante a recitação deste mantra devemos pensar que todos os seres estão também recitando e que toda a forma, som e natureza representam a forma, o som e a natureza de Chenrezig, ou seja, atingimos a não-dualidade.
Nota 2 : As 6 silabas sagradas OM MA NI PE ME HUNG representam os 6 reinos desde o Inferno ao
Paraiso celestial , HUNG é o inferno e OM o reino dos Deuses.
Esta recitação lembra–nos que todos os seres têm de passar
por esses 6 reinos libertando-se progressivamente das negatividades e
acumulando dons e bençãos celestes.
MANI = Jóia preciosas,
PE ME = Lótus , OM = Infinito
celeste , HUNG = Finito material.
Mantra = Protecção da mente contra negatividades e contra o
‘grude’ do mundo.
OM = Reino dos Deuses , MA = Reino dos semideuses ou deuses
invejosos, NI = Reino dos humanos, PE= Reino dos animais , ME = Reino dos
fantasmas astrais, HUNG =Reino do inferno.
OM (a natureza última de toda a realidade – a essência das coisas) — liberta do orgulho
MA — liberta do ciúme e da luxúria
NI — liberta das paixões e dos desejos egoísticos
PE — liberta da ignorância
ME — liberta da avareza e da possessividade
HUM — liberta da agressividade e do ódio
MA — purifica a palavra
NI — purifica a mente
PAD — purifica as emoções
ME — purifica as condições latentes
HUM — purifica o véu que encobre o Conhecimento
Por sua vez o Chenrezig acima de nossa cabeça dissolve-se em
luz e funde-se em nós.
Nós e Chenrezig somos Um .
Em seguida nós, como Chenrezig, nos dissolvemos em luz e
desaparecemos no vazio.
Após visualizarmos esta dissolução no vazio, pensamos que
‘Eu sou Chenrezig’ , e vemos a nós e a todos os seres como tendo o corpo de luz
de Chenrezig.
Oração de agradecimento ( repetir 3
vezes )
Eu me inclino humildemente perante
o Buda da Compaixão,
Senhor imaculado de imperfeições e
de corpo branco puro,
Cuja cabeça é adornada com o
perfeito Buda,
E que olha os seres com o olho da compaixão.
Nota : O perfeito Buda é o Buda Amitaba, da Luz e Sabedoria
infinitas cuja coroa de 5 pontas encima a cabeça de Chenrezig.
2º
Visualização – Fase de Retorno ou Dissolução ( treino de reflexão
interior)
Tendo recebido esta súplica
Raios de luz emanam do corpo do Surpemo Um
e purificam as acções impuras, as ilusões e as mentes
confusas.
O que nos rodeia torna-se na terra Pura.
E em todos os seres, o seu corpo, palavra e mente
Se tornam no corpo, palavra e mente do Buda da Compaixão
E todas as formas, sons, e estados mentais se tornam um com
o Vazio
Nota 1: Imaginamos
nesta visualização que Chenrezig em forma de luz acima da nossa cabeça nos
inunda a nós e a todos os seres dessa luz que purifica a nossa ignorância e
negatividades e nos transforma a todos em Chenrezig e assim passarmos a ter os
mesmos atributos e formas que Ele.
Nota 2 : Um com o Vazio simboliza que se ultrapassou a
dualidade, atingimos agora um plano não-dual.
Significa que ficamos Livres, sem ligações ao mundo nem
sequer ...a Chenrezig ou ao mantra sequer, pois esse é o Perigo agora e esta
fase prática é o Remédio!
Oração de mérito com visualização e
integração deste ritual no dia a dia
Todos os corpos são formas de Chenrezig,
Todos os sons são melodias das suas silabas sagradas,
Todas os pensamentos são pensamentos da sua Exaltação.
Nota : Nesta oração visualizamos que Chenrezig se funde em
nós e em todos os seres e dedicamos o beneficio da nossa prática a todos os
seres em consonància com os desejos de Chenrezig.
A partir de agora quando agirmos no mundo exterior, agimos
como Chenrezig mantendo a nossa percepção pura o maior tempo possivel.
No dia a dia manter a serenidade e o pensamento que somos
Chenrezig , isso nos auxulia a nos comportarmos, por exemplo, quando estamos
perante alguém agressivo, podemos ao mesmo tempo tentar evitar que ocorram
problemas enfrentando-os com sensatez e serenidade e também pensarmos para nós
mesmos que na essência essa pessoa agressiva também faz parte de Chenrezig e
essa visão ‘dupla’ é a nossa ‘vantagem’.
Devemos usar as coisas sem nos ‘agarrar’ a elas pois ao nos
identificarmos com Chenrezig, por meio deste ritual, compreendemos que a essência
de tudo é a mesma e só perdemos se não consideramos isto no nosso dia a dia,
tal como nesta história:.
Havia 2 adeptos já elevados na prática, um tinha um rosário
bonito e o outro não.
Pelas suas práticas persistentes a escada para a Terra Pura
desceu para eles subirem, o que tinha o rosário feio subiu e chegou á Terra
Pura , o que tinha o rosário bonito a meio da escada viu que se tinha esquecido
dele e voltou para trás a buscá-lo.
Quando quis subir de novo, a escada já lá não estava......
Conclusão : Manter a presença contínua de Chenrezig na nossa
vida, sentir constantemente que somos Ele, para automáticamente agirmos como
Ele, seja a comer , a dormir, etc....de modo a que tudo o que se faça na vida
tenha significado.
Oração de dedicação
Pela virtude deste ritual
Que eu possa atingir a Budiedade
E aí chegado, possa estabelecer todos os seres
Sem excepção nesse mesmo estado.
Nota : Esta oração é
para aumentar o efeito continuo da nossa prática e aqui termina o ritual.
Podemos fazê-lo sempre que queiramos, ao estarmos em
sofrimento, ao estamos perturbados, ao estarmos agradecidos, sempre que
recitarmos o mantra estaremos visualizando que somos Chenrezig e reestabelecendo
a ligação que antes fizemos no ritual, essa prática contínua nos permitirá
redescobrir a nossa compaixão e compreender a natureza da nossa mente.
Sem comentários:
Enviar um comentário