-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Santuario de N.S. Lapa em Quintela

Em Portugal existem Lugares Sagrados que começaram em cultos pagãos em grutas ou lapas, como diz o povo, e foram por assim dizer 'ocupados' por outros cultos posteriores, nomeadamente pelo cristianismo em Portugal.

Começamos pelo Santuario de N.S. Lapa .


Santuário da Senhora da Lapa em Quintela

Localiza-se junto às nascentes do rio Vouga, na freguesia de Quintela, concelho de Sernancelhe, diocese de Lamego, distrito de Viseu e é um dos cultos mais populares e tradicionais de Portugal.

A Festa anual realiza-se a 15 de Agosto.

A Senhora da Lapa, em Portugal e Santiago de Compostela, na Espanha, chegaram a ser, em tempos, os dois santuários mais importantes da Península Ibérica.


De facto a capela de Nossa Senhora da Lapa foi construída já no século XVII pelos jesuítas, mas o culto é muito anterior, havendo quem o remeta para o século X, quando as investidas dos mouros fizeram com que a população cristã tenha escondido uma imagem da Virgem numa gruta ou "lapa".

A Lapa é uma terra de fé, um sítio de mistério natural e de alcance transcendal. De qualquer ponto que o circunstante lance o olhar, de perto ou de longe, encontra como ponto de contacto ou a torre da igreja ou um cruzeiro ou mesmo um dos quatro consagrados miradouros.

Um dos 4 miradouros colocados nas 4 entradas do Santuário

Está a povoação situada quase no cimo da serra com o mesmo nome, a 915 metros de altitude.

Tem como originalidade uma gruta usada desde tempos imemoriais em cerimónias pagãs pelos povos pré-históricos e depois assimilada pelo cristianismo que construiu á sua volta uma igreja e um santuário gerido pelos Jesuitas em colaboração com a Universidade de Coimbra.

Casas para estadia dos peregrinos

Outra originalidade é existir nesta gruta uma curiosa passagem entre rochas por onde só se consegue esgueirar quem não cometeu pecados graves na sua consciência e o peregrino tem de a atravessar por 3 vezes no sentido oposto aos dos ponteiros do relogio depois de passar durante o trajecto pela imagem da N.S. Lapa no seu abrigo ao lado da abertura.




Diz a tradição que só passa na abertura quem for ‘sem pecado’ , caso contrário tem de se confessar primeiro antes de conseguir passar.
Assim pois , nesta igreja por detrás do altar existe uma gruta que alberga uma história que originou o culto cristão e que diz assim :

O célebre e hábil general mouro, Al-Mançor, pelo ano de 982, atravessou o Douro para a margem esquerda.
Havendo destruído Lamego, progrediu para Trancoso.
No trânsito arrasou o Convento de Arcas, onde martirizou muitas das religiosas. Atravessada a serra de Pêra, chegaram ao convento de Sisimiro, sito na actual Quinta das Lameiras, freguesia de Pinheiro, concelho de Aguiar da Beira.
Parte das religiosas sofreram o martírio, outras escaparam levando consigo uma imagem de Nossa Senhora, procurando abrigo nos matos por onde se embrenharam.
Acharam a gruta ou lapa, onde guardaram a dita imagem que ali resistiu à agrura dos séculos, durante uns 515 anos.

Entrada da gruta natural com cobertura superior

Em 1498, uma pastorinha chamada Joana, muda de nascença, da freguesia e lugar de Quintela, andando a guardar o gado de seus pais, lembrou-se um dia de entrar ali na gruta e encontrou a santa imagem que meteu na cesta onde guardava as maçarocas e a merenda.
A imagem era de pequena dimensão, mas muito formosa.
E a pastorinha guardou-a e enfeitava-a como podia e sabia, com as mais lindas flores que topava nos campos ou no monte.
Ao voltar a casa, no fim do dia, cuidava da roupa da imagem. As ovelhas, apesar de fartas e nédias, eram apresentadas quase sempre nos mesmos lugares, o que motivou acusações por parte de outrem à mãe de Joana.
Tudo isto e as teimosias da filha a fizeram enervar e, sem mais, tirou-lhe a imagem, que teve por uma vulgar boneca, e atirou-a ao lume.
Talvez por isso a estátua da Virgem que está no santuário apresente marcas de queimaduras.

A menina, transida de pavor, quebrou a sua mudez e gritou;
“Tá! Minha Mãe! É Nossa Senhora! Ai! Que fez?”.
A fala, desde aí, nunca deixou a mocinha pastora e a mãe ficou com o braço paralizado, transe de que se curou com a oração de ambas.



A imagem foi levada para a Lapa, sob a orientação do percurso por Joana e todos a acompanharam.
Porém, tal não terá sucedido sem que antes o cura de Quintela houvesse tentado a entronização da veneranda imagem no interior da Igreja Paroquial, donde a mesma imagem desaparecia de modo insólito e voltava sempre para a ‘sua’ gruta onde finalmente ficou em definitivo dando origem à romaria actual .

O altar de Nossa Senhora da Lapa foi erguido no local onde, segundo a lenda, a pastora Joana encontrou a imagem escondida pelas religiosas.

Pelourinho sec. XVII

Ali se venera há cerca de quatro séculos, como as multidões da Beira sabem venerar, aquela em quem veêm a luz nas suas trevas e o consolo nas angústias do coração.

O Caminho do Peregrino

Sem comentários:

Enviar um comentário