-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

domingo, 19 de junho de 2011

A SOFIA DE JACOB BOEHME



O que acontece no nascimento e na morte fisica dos homens ?


O homem ao nascer incorpora as estrelas e os 4 elementos (partes passageiras e finitas) e também o elemento santo que é eterno pois vem da Luz, da Sofia de Deus e está no Paraiso ou 3º Principio da Essência divina.

Na morte fisica separa-se o corpo baseado nas estrelas e nos 4 elementos do elemento santo.

Os 4 elementos retiram-se do elemento puro e a fonte cessa no 3º principio, é a morte fisica, apenas permanece a sombra na raiz do elemento puro (donde os 4 elementos foram engendrados e agora sairam) e o tormento da morte consiste que houve uma fonte (dos 4 elementos no 3º principio) que foi retirada da alma.


Se o homem tiver vivido agarrado apenas ao mundo e suas tentações e nunca se virou para Deus então as essencias do 1º principio ficam muito presas a este mundo e após a morte ainda querem manter essa região das estrelas (este mundo) como sua e aí viver.

Contudo como essa região perdeu a sua mãe (os 4 elementos) com o tempo consome-se a si mesma nas essencias do 1º principio, essencias essas que ficam nuas sem corpo algum mas apenas em sombra no inferno.

Quando seu corpo fisico morre a alma danada permanece sem os 4 elementos nas trevas e na fonte angustiada que está atrás da Luz e sua ascenção é sua inimizade consigo mesma, assim se tenta elevar para cima dos tronos da Divindade e nunca os encontra mas viaja em seu orgulho acima dos tronos em seu próprio espelho com a poderosa força da cólera.

Quem, ao morrer, percebe que andou a fazer mal e se arrepende, aproxima-se um pouco de Deus mas seus pecados o afastam de novo e então se elevam grandes duvidas e inquietudes e alguns deles podem eventualmente apreender Deus por ‘um fio’ .

Com a morte a pobre alma prende-se ao fio e não quer soltá-lo mas está ainda muito presa aos seus pecados em vida e o fio da fé no nova regeneração é muito fraco e ela só pode entrar em Deus através das portas do abismo,do reino do inferno , pelo profundo arrependimento, sofrimento e morte em Cristo.

Mas o demónio ainda tem nela grande influencia e a falsidade ainda não está bem lavada .

O esposo da alma diz : Vem!

A pobre alma responde : Não posso , minha lâmpada ainda não está preparada !

No entanto se ela segura o fio com força e põe sua imaginação, pelo fio da fé e da confiança no Coração de Deus, ela tem de banhar seus pecados na Cólera de Deus para serem mortos e purificados e aceder finalmente à alegria celeste e ser libertada do inferno.

Esta alma que conseguiu uma libertação ‘de ultima hora ‘ não acede contudo aos privillégios ou niveis celestiais das almas que durante a vida se arrependeram diáriamente de seus pecados e se tornaram filhos de Deus na terra.

A cada qual aquilo que tem direito !


O homem que se virou para Deus nesta vida, no instante da morte depõe tudo o que tem de terrestre, depõe a região das estrelas e apreende a Luz da Sofia no Coração de Deus passando a habitar em repouso no 3º principio ,o Paraiso .


Aqui se encontra o Purgatório, local de decisão final do destino eterno da alma.

Aqui se encontra a grande vida (Paraiso) e a grande morte (Inferno) e a alma tem de entrar numa delas consoante o que tiver se dedicado antes de morrer e onde entra aí permanece eternamente.

Todas as obras que fizeste, boas ou más, te seguirão em sombra, mas não em substância ou forma.

Sem comentários:

Enviar um comentário