O combate diário do homem de desejo
Os que aspiram na verdade pelo reino de Deus vivem em permanente angustia neste mundo.
Os ataques do demónio são constantes pois mostram-lhes os seus pecados e assim ficam perturbados e desencorajados de modo que as pobres almas não se conhecem a si mesmas.
Aparecem as dúvidas e impaciência e seu coração vive na angustia.
Eles queriam muito sair da maldade, sempre procuram a emenda mas o demónio lhes envia mais pecados e lhes fecha a porta da graça para que fiquem na constante inquietude e dúvida.
Eles semeiam no reino de Deus mas não conhecem a semente que semeiam mas apenas a semente dos pecados e do demónio instigador.
Apesar de não consentirem no pecado que cometem o demónio oprime-os de tal modo que o homem na cólera faz o que o homem renascido não faria , contudo quem assim faz não é o novo homem na imagem mas o velho homem na cólera.
Nesse combate diário ele não se conhece e vê apenas sua maldade mas a sua centelha divina está sempre tentando rompendo as portas das trevas no que é retido pela sua cólera que o impede de entrar.
Mas ele às vezes tem um vislumbre !!
Com esse vislumbre a sua alma se alegra por um instante e a nobre pérola é semeada num vale totalmente tenebroso.
E quando o homem se lembra do agradável sabor da pérola que provou a alma logo quer atravessar o obstáculo e fica sempre buscando a pérola .
No entanto o espirito das trevas vem e a oculta dele e de novo começa a tormenta e o combate por ela, pois cada um deles quer ter direito a ela.
Advém de novo a fraqueza e o desencorajamento e a pobre alma fica abatida, timida e temerosa, permanece imóvel e sempre pensa em novos caminhos para a emenda, capazes de fazer com que obtenha a pérola.
Mas o demónio é um artista subtil e continua seu trabalho de manter constantemente a alma diante das regiões deste mundo com suas honras e riquezas temporais para a manter afastada da pérola e morder apenas a maça.
Todavia se o nobre grão de mostarda é semeado então a nobre Sofia protege a pobre alma e lembra-lhe , como se de uma voz interior se tratasse, que deve persistir no combate , correr para a emenda e não desistir.
Se não vieres ao combate em teus dias de saúde, isso terá de ocorrer em tua morte quando a pobre alma se separar do corpo, ela terá de entrar em combate, não há outro meio para escolher entre as duas portas abertas, a do Paraiso e a do inferno.
Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje !
Tu te dizes cristão e de ser um filho de Deus.
Mas só buscas as honras mundanas e as riquezas , a boca diz uma coisa e o coração faz outra.
Às vezes tens vontade de te arrepender mas o demónio te detém e dizes : Amanhã!
E é sempre assim .
Além disso pensas : Se eu tivesse meu bolso cheio , então poderia dar ao necessitado, contanto que antes eu tivesse o bastante para não me faltar no futuro .
E continuas com isso até ao fim, pois o demónio te convence que o futuro ainda está muito distante .
Durante esse tempo podes rezar mas manténs a veste negra suja com calúnias, usura , cupidez e arrogancia .
Quem recebe tua oração é o demónio, não Deus .
Gritas a Deus para Ele te escutar mas não queres tirar essa veste .
Dizes : Ó, hoje é dia santo, não devo pecar.
Mas no fundo pensas : Amanhã voltarei para o pecado de novo.
Tua figura é de um prevaricador, pensas que podes entrar no reino de Deus com essa imagem ? Onde está a tua imagem de Deus ?
Se assim persitires até ao fim tua alma continua sendo um verme e não é portadora da imagem divina e quando morrer nunca alcançará o Paraiso.
Sobre o caminho por onde se entra
Quem deseja deve recolher sua mente, abandonar orgulho e desejos mundanos , colocar seus pensamentos diários em Deus .
Ter firme confiança, Fé que está certo pois ‘sentiu’ a chamada divina, nada o pode deter pois tem a ‘certeza’ que esse é o seu destino.
Deves apenas vir e não adiar !!!
Não abandones essa vontade antes de receberes o tesouro, um mero descuido e o demónio te faz voltar para trás , antes da tua morte fisica nunca deves dizer que ‘chegaste ‘ a algum lado , deves ser humilde até ao teu ultimo suspiro , até obteres a pérola ou Luz de Deus .
Nunca existe segurança defintiva em vida, mesmo que tenhas vislumbrado a pérola, podes perdê-la de novo , basta consentires na tentação do mundo para passares de homem de desejo para homem falso e para a cólera de Deus.
Sem comentários:
Enviar um comentário