-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O Treino Interior ( Nei-Yeh) e as origens do Taoismo - Parte 3


VERSOS DO NEI-YEH


A vitalidade das pessoas
vem da tranquilidade da mente.
Se estás ansioso ou triste,
eufórico ou zangado,
o Caminho não tem sitio para se fixar.
Se estás tranquilo ,alcançarás,
se estás agitado ,perderás.


Quando alargas a tua mente e te abandonas, quando acalmas a respiração e a expandes, quando o teu corpo está calmo e imóvel e consegues manter o Um desligando-te da multiplicidade exterior, verás lucro e serás indiferente a ele, verás perigo e não terás medo. Relaxado e imperturbável, contudo profundamente sensível, em solidão terás deleite em ti mesmo. Isto é chamado de 'circulação da respiração vital', os teus pensamentos e obras parecem divinos.


Para parar a fúria nada melhor que a poesia, para esquecer as preocupações nada melhor que a música, para limitar a música nada melhor que os rituais, para manter os rituais nada melhor que a reverência, para manter a reverência nada melhor que a tranquilidade. Quando estás tranquilo por dentro e reverente por fora estás apto a regressar à tua natureza original e esta natureza tornar-se-à imensamente estável.


Nota : Reverência taoista = humildade cristã.




Em relação à vida dos seres humanos, dos céus vem a essência vital, da terra os seus corpos. Esta combinação faz a pessoa e quando em harmonia há vitalidade. Se as essências não são visiveis, se os sinais não são numerosos, deixa que uma inspiração balanceada e alinhada encha o teu peito e se misture e envolva a tua mente. Isto confere longevidade.


Nota: A importância da respiração no Taoismo.


Pensamento profundo gera conhecimento, preguiça e desmazelo geram preocupação. Crueldade e arrogância geram resentimento. Preocupação e pesar geram doença. Quando a doença atinge estado critico,morres. Quando pensas nalguma coisa e não a libertas, por dentro ficas stressado ,por fora ficas enfraquecido. Não faças planos para amanha se queres manter a vitalidade estável.


Se encontras outros estando com boa energia vital
eles ser-te-ão mais simpáticos que os teus próximos.
Se os encontras tendo um mau fluxo de energia
serás ferido pelas suas armas.
Isto porque a comunicação energética
é mais rápida que o som do trovão.

Recompensas não são suficientes para encorajar o bem,
castigos não são suficientes para desencorajar o mal. Quando o fluxo de energia vital é atingido, tudo debaixo dos céus se submete. Quando a mente está estável tudo debaixo dos céus presta atenção.


Na prática do Caminho Deves enrolar-te,deves contrair-te, Deves desenrolar-te,deves descontrair-te. Deves ser firme e regular na prática, sem a abandonar. Afasta excessos,abandona o trivial e quando alcançares o derradeiro limite regressarás ao Caminho(Tao)e à sua força interna(Te).


Nota : Força interna(Te) taoista = Vontade espiritual no misticismo cristão.

Sem comentários:

Enviar um comentário