-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O Treino Interior ( Nei-Yeh) e as origens do Taoismo - Parte 1 .


O Treino Interior ( Nei-Yeh) e as origens do Taoismo


Existe um texto em versos rimados chamado Nei-Yeh que se considera o primeiro texto Taoiota onde todos os restantes posteriores se basearam , seja o Tao Te Ching de Lao Tzu seja a colecção de textos confusionistas Chuang Tzu .

Este texto foi encontrado entre as paginas de um volumoso texto sobre politica e economia de governo ,o Kuan Tzu , onde permaneceu esquecido durante séculos.

Este texto é considerado o texto base do Taoismo inicial e está datado na metade do sec. 4 AC (época tardia dos estados guerreiros na China ) .

Considera-se que este texto já teve influencias das práticas ancestrais chinesas, transmitidas até aí por via oral , sobre o controle da respiração, a alimentação equilibrada (higiene macrobiótica), os exercicios fisicos para manter a saúde e prolongar o tempo de vida e foi como que resumido ou centrado na vertente da evolução espiritual pessoal .

Importante mencionar também a descendencia ancestral Shamânica do Taoismo depois transmitida via oral até aos primeiros textos escritos.

Nestes textos o mais importante não é o Caminho em si mas o próprio Caminhante que faz o seu caminho e a meta pode ser esse mesmo caminhar balizado por técnicas concretas e conhecimentos bem estabelecidos sobre as origens do cosmos e do homem , das razões da situação actual do homem materializado e da necessidade de uma ‘re-integração energética’ do homem no cosmos e fundamentalmente em si próprio sendo esse o significado de atingir o Tao, a União Interior .

Existem outros textos sobre este tema das técnicas de evolução espiritual pessoal da mesma época , como as ‘’Tecnicas da Mente I e II ’’ e ‘’Purificação da Mente’’ , e não se consegue ter uma certeza sobre que texto foi a base dos outros existindo muita interelação entre todos eles .



A meta das técnicas taoistas de respiração e alinhamento (cheng) da postura da coluna é atingir a ‘tranquilidade’ ( ching) da mente , ponto de partida para a receptividade aos niveis interiores mais profundos e espirituais .

Do alinhamento postural se chega á tranquilidade , da tranquilidade à claridade e à lucidez e destas ao vazio(do egocentrismo e da vontade própria) interior pronto para receber, para ser cheio com , para se unir com o Tao , com a energia do Cosmos ( Deus ou Allah no ocidente ) .

No Oriente taoista se dirá que o sábio( não de conhecimento teórico mas de Sabedoria intuitiva) que atingiu o Tao ‘não age mas nada é deixado por fazer’.

No Ocidente mistico cristão se dirá que quem encontrou Deus ‘deixa de agir por si pois quem age nele é Deus ‘.

Sem comentários:

Enviar um comentário