-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Sufismo e o Caminho do Coração









O Sufismo e o Caminho



O Sufismo (doutrina mistica muçulmana ) teve na Peninsula Ibérica alguns dos seus mestres mais conhecidos como Ibn Arabi e tratou um seculo antes dos misticos cristãos Santa Teresa Avila e S.João da Cruz alguns dos temas do Caminho da alma para Deus pelo Amor seja em prosa seja em verso .

Eis alguns exemplos .


Nós nascemos do Amor
Com o Amor fomos criados

Também tendemos para o Amor

E o Amor nos toma nos braços



Deus transforma-se nas formas em que Ele se manifesta
Sem que isso comporte uma assimilação de Deus ás criaturas

Nem uma mudança de Si próprio .

Deus não tem necessidade de nenhum outro ser ,
assim não ama nas coisas senão Ele próprio .



Tudo se reduz a Ele ,
nada é adorado senão Ele.

Ninguém ama senão o seu Criador

Assim o Universo é o Amado e os Amantes.


De amor por Ti estou fora de mim. Onde estás ?
Com a alma te procuro , a Ti , alma minha .Onde estás ?
Corro pelo mundo por Ti.Onde estás ?
Pois que o mundo não pode conter a Tua beleza,
Poderei saber como és e onde estás ?

Pois que onde estás ninguém tem passagem
A quem vou perguntar ?
Quem poderá saber ?

Tu és o manifesto e no entanto encoberto para todos

E se não estás encoberto , onde apareces Tu ?

Ao meu coração amargurado e perpelexo
Faz um sinal sobre a Via .Onde estás ?
Pois que eu estou fora de mim por Tua causa ,

Não me dirás , enfim, oh louco do amor ,onde estás ?



O discipulo sufi busca ‘ as visões do nome de Deus no coração com a ajuda de tecnicas corporais e de repetição de formulas enquadradas pela respiração .

Técnicas que buscam o ‘esvaziamento do coração ‘ para poder ser o recipiente dessas visões .


Ibn Arabi diz aos discipulos :



O sujeito que recebe a visão não verá senão a sua propria forma no espelho de Deus .
É o que se passa num espelho fisico , tu vês a tua imagem mas não vês o espelho , sabendo que não podes ver imagens tuas senão por meio do espelho .

Assim é com Deus , Ele vê os Seus atributos na imagem do homem puro de coração , o qual se vê apenas a ele proprio no espelho mas não vê Deus .

‘Deus é o espelho em tu te vês ,como tu és o Seu espelho em que Ele contempla os Seus atributos'.

Procurei durante muito tempo a imagem da minha alma,
Mas nada reflectia a minha imagem .
O espelho da alma não é senão a face do Amigo , a face do Amigo que é a Patria espiritual .
E eu disse : Oh coração meu ! procura o Espelho universal ,vai pelo Mar , tu não atingirás o objectivo por terra .
Nesta busca ,o teu escravo chegou enfim ao lugar da Tua morada .
Como as dores do parto conduziram Maria para a palmeira .
Quando o teu Olho se tornou um olho para o meu coração , o meu coração ofuscado afogou-se na visão.
Eu vi que eras o Espelho universal para toda a eternidade.
Vi nos Teus olhos a minha própria imagem.
E eu disse : Enfim, encontrei-me a mim proprio , nos Seus olhos encontrei o caminho da Luz.


Eu tenho duas faces : Ele e eu ,
Ele não é o Seu Eu em mim
Mas Ele encontra aí o seu lugar de manifestação
Nós somos para Ele como recipientes.


O conhecimento pelo coração é diferente do da vista , É pura Luz e exige muito trabalho e esforço .

Os actos da Criação são ‘olhares ou contemplações divinos ‘ e as criaturas ‘os olhos pelos quais Deus se contempla’ .

Cada criatura é ‘um olho de Deus ‘ .

Mas Deus não pode ser visto com os olhos mas com o coração .

Sem comentários:

Enviar um comentário