-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

As Noites Escuras do Caminho -Parte 9


Parte 9


Noite escura do Espirito


Purificação activa do Entendimento


Metodos de mortificar o Entendimento segundo S. João da Cruz


Segundo S. João da Cruz , o Entendimento,a nossa razão , recebe influências varias .


Por

Via Sobrenatural pelos sentidos corporais interiores ( imaginação e fantasia )



Assim como existem as influências da imaginação e da fantasia sobre o Entendimento vindas por via natural ,também as existem via sobrenatural .

Problema é este tipo de visões imaginãrias ,neste caso , nos causam mais dano pois são interiores e o diabo nos consegue enganar mais fácilmente através destas portas interiores da alma .
Aqui também importa rejeitar todas sem sequer saber donde vêm .

A união verdadeira com Deus requer uma nudez absoluta ,logo não vale a pena nos determos em nada , nem perdermos tempo a saber se é coisa boa ou má , se é anjo de luz ou trevas ,tudo isso é perda de tempo sem proveito algum .

Deus não precisa de usar visões imaginárias para se comunicar connosco , fã-lo sim ‘de boca a boca ‘ em modo espiritual nu e puro ,e Deus quer que nos detenhamos apenas na Fé como a nossa luz nas trevas do Caminho .

Por vezes contudo Deus usa estas imaginações e fantasias sobrenaturais para se comunicar connosco , em seu tempo ( quando Ele vê que estamos preparados , não antes ) e pode-se perguntar porquê ,pois se existem tantos perigos nisso para a alma que caminha e se Ele se pode comunicar connosco por meios de puro espirito,porque razão Ele o faz?

A razão é esta :

Para se chegar ao alto do baixo há que passar pelo meio .
Não se chega a homem sem ser menino .
Não se unem extremos sem fazer ‘pontes ‘ que fazem a ‘adaptação‘ progressiva a cada mudança de atitude .
De igual modo não se une o homem de sentidos ao homem de espirito sem ‘pontes’ .

Pontes como , sermões , meditações , restrições á gula , á vaidade , aos restantes pecados do mundo .
Deus usa como pontes estas visões imaginativas e discursos santos para ir instruindo o espirito do caminhante e o ir habituando a novos patamares de espiritualidade .

O caminhante vai-se assim desnudando dos sentidos ,a que estava de inicio agarrado, e das suas vias ( tais como as imaginações sobrenaturais) para quando ‘ receber o gosto do espirito,toda a carne lhe ser insipida ‘ .

‘Quando me tornei homem deixei de ser menino ‘ .

A alma deixa de mamar no ‘peito’ dos sentidos quando está preparada para o puro espirito .

Quando somos nós a pedir a Deus estas visões ou discursos imaginários o mais próvavel é não termos resposta Dele .
Ele não responde porque o seu Filho , Cristo , veio ao mundo dar o exemplo do que o homem deve fazer e está tudo dito !! .

Quando Ele responde é porque ‘acha’ que é essa a melhor solução á alma que pede , ‘ a cada alma o seu caminho ‘ ,Deus é uma fonte da qual cada um tira conforme o seu vaso ,Deus vê a fraqueza da alma e dá-lhe o que é melhor para ela ,dá-lhes a Cruz á sua medida !!!!

Mas neste espirito também Deus pode dar’ licença’ ao diabo para cegar e enganar muitos , o diabo que usa estas coisas para desviar a alma do caminho mostrando-lhe luzes enganosas que à alma , que as pediu , parecem de Deus e vai enganada .

Há que , pois, evitar pedidos deste género e assim se evitar grandes perigos.

Deus dará o que melhor fõr !!!

Sem comentários:

Enviar um comentário