-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

As Noites Escuras do Caminho -Parte 8

Parte 8

Noite escura do Espirito
Purificação activa do Entendimento

Metodos de mortificar o Entendimento segundo S. João da Cruz

Segundo S. João da Cruz , o Entendimento , a nossa razão , recebe influências varias .

Por
Via Sobrenatural pelos sentidos corporais externos


Os 5 sentidos externos ( ver,ouvir ,cheirar ,gostar e tacto ) podem criar formas e objectos sobrenaturais tais como , a visão com figuras e pessoas , santos ou anjos( sejam bons ou maus), o olfacto com cheiros e odores estranhos sem saber donde , o ouvido com sons ditos sem saber donde e por ai adiante .

Há que rejeitá-los e não os admitir ,pois vindos pelos sentidos exteriores o mais certo é terem origem na tentação do diabo que usa e abusa destes métodos para nos levar pelo caminho errado.

E se forem de Deus ?
Devemos também os rejeitar ?

Sim , porque vindas de Deus produzem efeito sem que nós notemos e daí não decidamos sequer se as aceitamos ou não , logo se elas nos derem tempo para decidir é porque não vêm de Deus e terem de ser rejeitadas pelo caminhante sério.

As coisas de Deus penetram a alma passivamente , movem a vontade , deixam o seu efeito , não podendo a alma a elas resistir,embora queira .

As coisas do diabo , causam alvoroço .secura , vaidade ou presunção e apenas movem o inicio da vontade mas não mais , se a vontade o não quer e daí possamos rejeitar essas coisas .

Desvantagens de não rejeitarmos essas coisas .

--- Diminui a Fé porque entram coisas dos sentidos .
--- A alma detém-se nessas coisas , perdendo a verdadeira resignação e nudez de espirito necessária para se manter no caminho .
--- Perdemos as benesses de Deus , pois ,mesmo se as coisas viessem de Deus, ao as tomarmos como propriedade sem nos aproveitarmos delas , era como quer tomá-las e Ele nada nos dá para ser tomado .
--- Desviamos a atenção do puro espirito para os sentidos
--- Abrimos a porta ao diabo para nos desviar do caminho.

Solução é pois : Afastá-las , a todas , de olhos fechados , venham elas donde vierem .

Sem comentários:

Enviar um comentário