-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

domingo, 1 de agosto de 2010

As Noites Escuras do Caminho -Parte 6


Parte 6


Noite escura do Espirito

Purificação activa do Entendimento



O que se passa durante a mortificação do Entendimento ?


Na parte anterior dos sentidos estávamos de ‘ noite’ , agora estamos ‘às escuras’ ,antes ainda havia alguma luz porque havia ainda o entendimento e a razão que não se cegam .


Mas apesar de ir às escuras vamos seguros ,pois vamos guiados mais pelo nosso guia a Fé e menos pela nossa propria habilidade ( vontade) .


A Fé não se explica , assim como não se explicam as cores a um cego , a Fé consente-se assim como o cego consente os nomes das cores que ouve mas não as formas porque nunca as viu .


A Fé não tem a luz do entendimento mas a sua propria luz , como diz Isaias ,‘Se não crerdes não entendereis ‘, quanto mais a Fé escurece a alma ( porque lhe falta a luz do entendimento ) mais lhe dá luz propria ( que brota da propria Fé ) , pois ‘ Se não crerdes , não tereis luz ‘ , ou seja , apesar de cegar a Fé dá luz .


O homem que está em treva ( às escuras ) só pode ser alumiado por outra treva ( a da Fé ) , assim pois a alma tem de estar em treva ( ás escuras ) para ter luz neste caminho da Fé .


A Alma que se cegar ( ficar às escuras ) em todas as sua luzes proprias e naturais , verá sobrenaturalmente , caso se ligue a qualquer luz propria , tanto mais se deterá no Caminho ,pois essa luz só a induz em erro .


A Alma tem de estar em treva seja no que diz respeiro as criaturas e ao temporal ( parte sensivel e inferior já vista na parte anterior ) seja no que toca a Deus e ao espiritual ( racional e superior ) para que Deus faça o que desejar na alma assim resignada , aniquilada e desprendida.


Só a Fé permite a união com Deus , pois quer a Fé quer Deus ‘mortificam –cegam’ o entendimento que é o véu que ‘tapa’ a comunicação .

Sem comentários:

Enviar um comentário